Blog Simplic

atualizado em: 4 February 2021

Empreendedorismo: ideias de negócio com pouco dinheiro

A crise econômica que iniciou em meados de 2014 no Brasil deixou muitas marcas. Uma das principais é o grande número de desempregados. Apesar da situação estar voltando aos eixos aos poucos, ainda são 13 milhões de pessoas que estão sem emprego no país. Pensando em uma forma para colocar dinheiro em casa, muitas pessoas buscaram alternativas para sair do vermelho e foi aí que nasceu uma nova geração de empreendedores.

Usando a situação da economia do país como combustível, essas pessoas resgataram ideias que tinham no papel, hobbies e até outras atividades que nem tinham tanta importância antes para elas e as transformaram em fonte de renda. De acordo com dados do Sebrae, até o ano passado, mais de 11 milhões de empresas haviam sido criadas nos últimos anos por pessoas que estavam precisando de trabalho. Sem outras saídas, era hora de arriscar.

Boa parte desses novos empresários são microempreendedores individuais (MEI), ou seja, formalizaram seu pequeno negócio em que trabalham por conta própria. A grande vantagem é que boa parte das atividades podem ser feitas com pouco investimento inicial – essencial para quem já está com o bolso apertado – e dependem principalmente da mão de obra do trabalhador.

Está buscando uma nova oportunidade e ficou animado ao ver que tanta gente que colocou a mão na massa por conta própria mudou de vida? Então que tal pensar no seu próprio negócio? Antes, é preciso ter uma boa ideia. Se você não tem nada em mente, não precisa ficar preocupado. A Simplic trouxe algumas sugestões para você se inspirar. Pode ser que alguma delas tenha o seu perfil. Confira!

Ideias de negócio com pouco investimento

Você quer começar seu próprio negócio, mas não tem como investir? Fique calmo. Existem muitas opções que podem ser iniciadas com pouco dinheiro e, caso você já tenha um emprego, podem até render uma graninha extra para complementar o orçamento da família. Confira!

  1. Comida na mesa e dinheiro no bolso
    Um ponto essencial para iniciar um negócio é analisar a procura e necessidade do serviços que será prestado. E algo indispensável é comida, não é mesmo? Aqui, existe um leque de opções incríveis que você pode explorar. Primeiro, veja qual a sua habilidade: faz bons bolos, tem mais experiência com salgados ou entende de tudo? Depois disso, você poderá escolher a forma de trabalhar.

    Para quem prefere os doces, por exemplo, pode oferecer bolos decorados para festas ou até mesmo aqueles mais simples, como inglês e de fubá, para café da tarde. Sem falar nas opções que estão na moda e são fáceis de preparar, como cupcakes, brownies, cake pops, bolos de pote, bolachas no palito ou cookies, além dos tradicionais docinhos, como o brigadeiro e beijinho. Lembre-se que aqui o investimento não precisa ser grande inicialmente, já que você pode começar usando o que tem, como um forno e batedeira mais simples. Conforme o negócio deslanchar, vale a pena comprar equipamentos mais profissionais.

    Com os doces, você ainda pode aproveitar para turbinar seus ganhos em datas comemorativas, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Páscoa, com produtos personalizados feitos especialmente para presentear nessas datas.

    E as opções não param. Para quem prefere trabalhar com salgados, pode optar por trabalhar produzindo as delícias em casa mesmo, como pizzas pré-prontas, salgadinhos, como coxinha e bolinha de queijo, marmitas para almoço e jantar (as opções fit fazem sucesso), além de pães. Agora, se você acha que a estrutura da sua casa ainda não é adequada para fazer a comida e vender para fora, não desanime. Hoje em dia oportunidades não faltam. Que tal ir até a casa das pessoas fazer as refeições para elas? A comida em domicílio é uma tendência no país. Escolha sua especialidade – churrasco, hambúrguer caseiro, feijoada, massas caseiras – e ofereça o serviço.

    Outra dica bacana é ensinar quem ainda não sabe pilotar bem o fogão. Você vai até a casa da pessoa e ensina ela a preparar o que precisa do zero – desde identificar e cortar os ingredientes até o preparo das receitas, cobrando por esse serviço. O investimento é pequeno, principalmente focado na divulgação, e você pode fazer o que gosta recebendo por isso.

  2. Manutenções – o faz tudo
    Sabe trocar lâmpada, trocar a resistência do chuveiro, arrumar uma tomada, consertar fechaduras e fazer outros reparos de emergência? Então esse pode ser o negócio ideal para você. Muitas pessoas se mudam e acabam não tendo muita noção de como executar os pequenos ajustes em casa, e aí que entra o serviço de manutenção. E o melhor é que tudo isso acontece sem precisar tirar muito dinheiro do bolso – apenas o essencial para as ferramentas básicas e divulgação.
  3. Cuidador de pets
    Gosta de animais? Então esta opção foi feita para você. Cada vez mais apaixonados por cães e gatos precisam de serviços essenciais para o cuidado com o bichinho, desde passear diariamente (dog walker) e escovar até ser “babá” durante uma viagem, por exemplo. Aqui, você não precisa investir nada, além de todo seu amor. Mas lembre-se: sua casa deve ser segura e adequada para isso. Em outros casos, ainda é possível ir até a casa do dono para cuidar do pet. Se você não sabe por onde começar, um bom passo pode ser a divulgação nas redes sociais. Alguns apps até facilitam essa tarefa, como o Dog Hero, que une os chamados anfitriões aos tutores, destinando aos cuidadores 75% do valor total da hospedagem.
  4. Artesanato
    Gosta de artesanato? Então essa também pode ser uma boa opção para você. E o mais bacana é que a atividade proporciona diversas possibilidades, sendo que é interessante que você se especialize em determinada técnica para oferecer o seu serviço. Depois, você escolhe uma (ou várias) formas para vender: redes sociais, feiras na rua, revenda para outras lojas e até a comercialização online, em marketplaces especializados como o Elo7.

    Algumas ideias de produtos que você pode desenvolver:

    • Artigos domésticos, como toalhas, jogos americanos, panos de louça, tapetes, kits para o armazenamento de mantimentos, artigos decorativos e outras utilidades.
    • Brinquedos, como bonecas de pano, jogos educativos, carrinhos em madeira, fantoches e muito mais.
    • Ainda para os pequenos, os kits para recém-nascido personalizados fazem sucesso. Jogos de berço, toalhas bordadas, babadores, mantas, abajures, quadros para a porta da maternidade, almofada para amamentação, lixeirinho e bandeja de acordo com o tema da decoração, enfeites para a cortina, roupas, enfeites para o cabelo, sapatinhos e até fraldas de pano são opções que você pode confeccionar.
    • Bijuterias, como colares, pulseiras e brincos, nos mais diversos materiais – madeira, capim-dourado, couro, massa plástica, vidro, cerâmica, crochê, fios, miçangas, etc.
    • Artigos para casamento, como plaquinhas para a entrada dos noivos, mimos para os padrinhos, agrados para os convidados, como lenços e leques, lembranças, topos para bolo, almofada para aliança, buquê, convites, itens decorativos e até personalização de sapatos.
  5. Vendendo conhecimento
    Na mesma ideia do curso de cozinha básica que falamos acima, você pode aproveitar outras afinidades que você tenha, como um idioma e instrumento musical. Obviamente que é necessário ter um conhecimento mais amplo antes de oferecer a aula. Depois, a única coisa que precisará é da própria mão de obra e um tempo para se dedicar à preparação das aulas.
  6. Festas infantis
    Fazer uma festa infantil pode dar um trabalhão. É decoração, comidas, pensar na música, atividades, brinquedos, lembrancinhas… tudo isso pode tirar o sono dos pais do pequeno aniversariante. E está aí uma boa oportunidade de negócio. Então, se você gosta de festas, ser organizado e – obviamente – amar crianças, pode ser que essa seja a sua praia. O investimento não é grande, já que todo o material fica por conta dos contratantes, mas você precisa ter em mente que esse trabalho irá acontecer principalmente nos finais de semana e, mesmo de segunda a sexta, podem exigir muito para dar conta de todas as tarefas necessárias para deixar tudo perfeito.
  7. Jardim sempre bonito
    Tem afinidade com plantas e jardins? Então uma opção de negócio com baixo investimento interessante para você é a prestação de serviços de jardinagem em geral. Os serviços podem incluir roçadas do pátio e remoção dos matinhos que surgem nas calçadas e canteiros, além de plantação de flores, árvores e até a criação de hortas. Aqui, um dos principais investimentos seria uma máquina de roçar a grama, caso queira prestar esse serviço, e também algumas ferramentas, como pás, enxada e vassouras.
  8. Serviços de costura
    Aprendeu a costurar quando era mais jovem, mas nunca utilizou isso para ganhar dinheiro? Sabe que isso pode ser uma boa alternativa em épocas de crise, ainda mais se você já tem uma máquina parada em casa. Com pouca grana no bolso, muita gente opta por fazer pequenos reparos, como apertar uma calça que está larga, mexer em uma barra ou arrumar aquela que está puída, para evitar ter que comprar uma peça nova. Que tal aproveitar essa onda para colocar as suas habilidades em prática? Não esqueça de trabalhar também a divulgação boca a boca, já que sempre alguém precisando de uma manutenção aqui outra ali no guarda roupa e nem sempre sabe onde encontrar uma boa costureira.

Fazer o negócio dar certo

Ter toda a liberdade de ser dono do próprio negócio é, realmente, um atrativo quando se opta por trabalhar como autônomo. Mas os novos empreendedores não podem esquecer que isso também pode trazer grandes desafios. O principal deles: fazer o negócio dar certo. Segundo dados do Sebrae, 23% das empresas fecharam nos dois primeiros anos aqui no Brasil. Um número bastante alto e que merece reflexão.

Por que muitas empresas não “vingam” e acabam encerrando as atividades em tão pouco tempo? Muitos problemas podem ser apontados como responsáveis por isso – pouco conhecimento do mercado, desorganização, falta de capital de giro, etc. Mas não precisa ser o seu caso. O negócio pode ser um sucesso, tudo depende do planejamento. Veja algumas dicas que darão um norte para você que está pensando em começar agora:

  1. Pense bem: você tem realmente interesse e aptidão para trabalhar no ramo que escolheu?
  2. Análise de mercado. Qual será o diferencial do seu negócio?
  3. Antes de abrir as portas, busque se informar e identificar oportunidades de negócio. Você precisa se destacar entre a concorrência.
  4. Estude os seus clientes. Saber quem são os seus clientes e o que eles estão buscando é essencial para tomar as decisões certas.
  5. Busque orientação. O Sebrae, por exemplo, é um bom lugar para se informar e tirar dúvidas sobre o seu negócio, oferecendo o apoio necessário para quem está começando.

Acreditar no seu negócio e manter-se informado são outros dois ingredientes importantes para o seu negócio crescer. Sabia que lá no blog da Simplic existem diversas dicas para você e também para a sua empresa? Acesse e confira!

> Sucesso: 10 dicas para fazer seu comércio crescer

Se você já tem uma boa ideia, mas está precisando de uma ajuda para dar o pontapé que estava faltando para começar o seu negócio, conte com a Simplic. Fazemos empréstimo pessoal 100% online, com toda a facilidade, segurança e tranquilidade que você precisa, mesmo se estiver negativado*. Assim, você pode economizar tempo e dedicar-se ainda mais ao seu negócio. Oferecemos empréstimos de até R$ 3.500 – valor suficiente para colocar em prática uma das ideias acima. O valor pode ser pago em 3, 6, 9 ou 12 vezes. Não perca tempo! Clique no banner abaixo e faça uma simulação grátis agora:


*Todas as propostas passam por análise e podem ou não ser aprovadas.

Simule seu empréstimo