Blog Simplic

atualizado em: 19 March 2018

Está procurando emprego? Veja nossas dicas e aumente suas chances!

Segundo o Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil fechou 2017 com 26,3 milhões de trabalhadores desocupados e subocupados. Um número preocupante e que serve de alerta. Se você faz parte dessa triste estatística e quer saber como conseguir uma colocação no mercado de trabalho, deve saber primeiramente onde e como procurar emprego. Nós, da Simplic, queremos ajudar você! Por isso, separamos algumas dicas para aumentar suas chances de conseguir uma vaga de trabalho. Confira!

Dicas de ouro para encontrar emprego

  • Mostre que está disponível
    Parece óbvio, mas algumas pessoas possuem receio em mostrar que estão desempregadas. E a realidade é que isso só afasta novas oportunidades. Lembre-se de ser transparente! Bons profissionais também podem ficar desempregados, já existem diversos motivos que podem levar a uma demissão. Não se sinta envergonhado! Deixe claro para amigos, colegas e familiares que você está em busca de recolocação no mercado.
  • Não espere a vaga cair do céu
    Questione pessoas próximas de você se sabem de alguma empresa que está com vagas abertas e vá atrás. Você deve ser o principal interessado, então não espere que alguém faça isso no seu lugar.
  • Só se candidate se estiver interessado
    Na maior parte das vezes, as vagas possuem informações como requisitos, salário, jornada de trabalho, benefícios etc. Então, antes de enviar seu currículo, veja se seu perfil encaixa nos critérios e se você está de acordo com o que a oportunidade proporciona.
  • Falar mal da empresa anterior? Jamais!
    Na hora da entrevista, tome cuidado com o que vai falar, principalmente na hora de responder sobre o motivo da demissão. Dependendo de como falar, pode acabar soando como reclamação ou fofoca.
  • Não envie currículos genéricos
    No desespero, algumas pessoas transformam seu currículo no famoso “pau para toda obra”. Deixá-lo vago demais não vai atrair a atenção do recrutador. Algo eficaz para se fazer é adaptar seu currículo de acordo com o que a empresa está procurando. Importante: jamais mentir para se encaixar no perfil. Como o currículo é um resumo profissional, nem sempre é possível colocar todas suas experiências e habilidades, então se determinada vaga pede habilidade X e você a tem, enfatize isso.
  • Não enrole para explicar a demissão
    Explicar a motivo da demissão pode ser difícil, mas nossa dica é: seja 100% sincero e sem rodeios. Falar a verdade sem enrolação pode ser um diferencial. Muitos recrutadores conseguem perceber pelo comportamento se o entrevistado está falando a verdade ou não.
  • Conheça a empresa
    Conhecer a empresa hoje é um fator imprescindível. E quando falamos em ‘conhecer’ a empresa, não estamos dizendo que basta entrar no site. Vá a fundo e conheça a firma com detalhes. Nada de ir despreparado para uma entrevista.

    – Busque sobre a empresa no Google.
    – Navegue pelo site.
    – Redes sociais da marca também são ricas fontes de informação.

  • Sobre o salário
    Candidatos desempregados perdem parte do poder na hora de negociar o salário. Esteja aberto para oportunidades e, se necessário, aceite uma proposta inferior ao seu salário anterior.

    Não é porque você aceitou o emprego que não pode crescer na empresa. Então atente-se a vagas internas ou até mesmo em outras empresas.

    Dica: não informe sua pretensão salarial no currículo, a não ser que o recrutador solicite a informação. Ao mesmo tempo que ela te direciona para determinadas vagas, ela te limita de outras oportunidades interessantes.

  • Networking
    Mesmo que você encontre hoje um emprego, o networking – rede de contatos ou rede de relacionamentos – é algo que você precisa ir alimentando. Um bom relacionamento com amigos, familiares ou profissionais das empresas anteriores e atual podem abrir portas no futuro. O networking é mais efetivo quando você mantém contato contínuo com as pessoas.
  • NÃO LEVE ‘marmita’ na entrevista
    Você já se preparou mentalmente para a tão esperada entrevista? Então não jogue fora todo o seu preparo levando comida ou bebida para a entrevista. Alimente-se uma ou duas horas antes. Beber muita água minutos antes pode deixá-lo desconfortável caso a vontade de ir ao banheiro surja durante sua entrevista, então evite também.
  • Vista-se de acordo com a empresa
    A principal dica para acertar no look da entrevista é se preocupar em conhecer melhor a cultura da empresa. Verifique se ela costuma ser mais despojada ou séria. Com isso em mente, será fácil descobrir quais peças de roupa usar e se estará ou não de acordo com o que a empresa espera de um profissional.
  • JAMAIS se atrase
    A dica é antiga, mas nunca sai de moda. Imprevistos acontecem, mas você pode evitá-los. Caso vá de ônibus, olhe o itinerário antes e programe-se. Desculpa de ônibus justificando o atraso não vai colar.

    Se for de carro, saia alguns minutos antes do que planeja. Conte com o risco de que você pode pegar congestionamentos no caminho. Uma dica bacana é visualizar o trânsito pelo Google Maps, que permite que você se informe sobre o tempo médio que leva para chegar ao local da entrevista. Essa ferramenta ainda permite que você saiba os pontos com mais tráfego, podendo evitá-los.

    Não se atrasar é imprescindível, mas sabia que chegar muito cedo também pode ser ruim? O ideal é que você chegue 10 ou 15 minutos antes. Então programe-se!

Sabemos que ficar sem trabalhar é complicado. Afinal, as contas não param de vir e as dívidas acabam crescendo. Saiba que, se precisar, você pode contar com o empréstimo Simplic. Uma empresa séria, de confiança e que também empresta para negativados.

» QUERO SIMULAR UM EMPRÉSTIMO «

Onde devo procurar emprego?

A maneira clássica de entregar currículos – na porta das empresas – não é a única forma que existe para procurar emprego. Use as redes sociais, por exemplo, como aliada na hora de buscar uma oportunidade. Confira!

Grupos no Facebook

Busque em seu Facebook grupos de vagas de emprego da sua região. Lá, empresas e até profissionais divulgam e compartilham oportunidades. Mora no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul? Encontramos alguns grupos de empregos para você. Veja!

Facebook de empresas

Curta e acompanhe a página de empresas relacionadas com a sua área profissional. Grande parte delas utilizam o canal para a divulgação de vagas. Quem sabe você não encontra uma excelente oportunidade por lá?

RHs

Imprima seu currículo, leve aos RHs da sua região e faça seu cadastro. Caso surja alguma vaga que se encaixe no seu perfil, eles entrarão em contato.

Site da empresa

Utilize o famoso “Trabalhe Conosco”. A maioria das empresas possuem em seu próprio site um formulário onde você preenche seus dados e pode anexar currículo.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede profissional que permite diversas conexões entre você e outros profissionais. Na rede existe uma área para divulgação de vagas. Saiba como utilizá-la para encontrar vagas:

  1. Crie seu perfil.
  2. Preencha o máximo de informações possíveis. Isso dará mais relevância ao seu perfil.
  3. Vá em “Vagas”, que fica localizado no topo.

    Vaga

  4. Informe o nome da vaga, localidade de interesse e clique em “Pesquisar”.

    Nome da vaga de emprego

  5. Confira as vagas disponíveis e clique em “Candidatura simplificada”.

    Emprego no LinkedIn

  6. Um modal abrirá e você deverá informar seu e-mail, telefone e currículo (opcional).
  7. Depois, é só clicar em “Enviar candidatura”.

Agora que você já sabe como e onde procurar emprego, além de como se comportar antes e durante a entrevista. É só arregaçar as mangas e ir em busca de novas oportunidades!

Surgiu uma oportunidade de emprego mas não tem a roupa ideal ou não tem dinheiro para se locomover até lá? Não desperdice sua chance! Caso precise, conte com o empréstimo pessoal Simplic. Simule gratuitamente aqui!

Simule seu empréstimo