Blog Simplic

atualizado em: 17 February 2021

Como saber se estou com o nome sujo? Saiba já!

Ninguém precisa dizer o quanto é desagradável saber que estamos com o nome sujo – termo popular usado quando nosso nome consta nos órgãos de proteção ao crédito. Os dados ficam marcado em uma espécie de “lista negra”, muitas vezes impedindo a pessoa de obter crédito, financiamentos, parcelar suas compras e o score de crédito acaba sendo reduzido.

Sabendo dessas complicações, é cada vez mais comum que as pessoas recorram a empréstimos para limpar e retirar o CPF da lista de inadimplentes de instituições como o SPC, Serasa e Boa Vista, que são os birôs de crédito mais conhecidos no país. Mas isso só é possível, é claro, se o indivíduo realmente souber que está negativado.

Na correria do dia a dia, é natural acabar esquecendo de pagar alguma conta. Além disso, algum pagamento programado para débito automático pode acabar falhando ou mesmo o sistema das lojas não dar baixa de contas que realmente pagamos. E é nessas situações que pode acabar sendo protestados, receber cartas, telefonemas ou mensagens dizendo que, se a dívida não for quitada, irão nos colocar no SPC ou Serasa. E, a partir daí, você já conhece todas as consequências complicadas que isso pode trazer para o seu dia a dia.

Estou com o nome sujo?

Está em dúvida se está com nome limpo ou não? Pois saiba que hoje existem inúmeras maneiras bem fáceis de descobrir como está a sua situação. Antigamente, era necessário pagar para consultar o Serasa, o que acabava dificultando um pouco a verificação de pendências no CPF. Mas agora isso mudou. A empresa liberou diversas formas simples de consulta que podem ser feitas até de casa e são totalmente gratuitas. Confira e veja hoje mesmo se o seu nome está sujo!

  • Pelo aplicativo:
    A solução para saber se está negativado provavelmente está aí na palma da sua mão. Tendo um smartphone com acesso à internet, é possível baixar o aplicativo SerasaConsumidor e consultar a situação do seu nome quando quiser, além de aproveitar outras vantagens lançadas recentemente, como verificar um relatório completo com suas dívidas acompanhar sua pontuação do Serasa Score, monitorar seu CPF contra fraudes em tempo real e até receber ofertas de crédito dentro do seu perfil financeiro – eCred.

    Para o cadastro, basta preencher o CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, e-mail, telefone e uma senha, que deve ter no mínimo 8 caracteres com
    números e letras maiúsculas e minúsculas. Depois, será necessário fazer a confirmação do cadastro por e-mail ou SMS. Será necessário informar o código recebido e clicar em “Confirmar código”. Após isso, já será possível ver todas as suas informações sobre a situação do seu CPF direto no celular.

    O aplicativo SerasaConsumidor está disponível para Android e iOS.

  • Pelo site:
    Consultar se está com o nome sujo no Serasa por meio do site também é muito simples. Após acessar, basta informar na tela inicial o número do seu CPF. Caso já tenha um cadastro, é só informar sua senha. Se não tiver feito ainda, clique em “Não possui conta? Cadastrar”. Lá você terá que informar o número do CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail, incluir uma senha e clicar em “Declaro que li e aceito os termos”. Em seguida, é só apertar o botão “Criar conta grátis” e pronto! Seus dados já estarão disponíveis logo em seguida.

    Lá você conseguirá consultar se o seu nome está limpo, pedir empréstimos online, consultar a pontuação do score, monitorar seu CPF e até negociar dívidas!

  • Por carta:
    Apesar de não ser algo tão usual hoje em dia, ainda é possível saber se está inadimplente enviando uma carta à Serasa. É um pouco mais trabalhoso que as duas opções anteriores, mas também é muito útil para quem prefere fazer tudo da forma tradicional. Para isso, você precisa informar na carta seu CPF, RG e nome completo. O envelope também deve conter suas cópias dos seus documentos e a assinatura com firma reconhecida em cartório. Depois, é só encaminhar para o endereço da instituição, que é Rua Episcopal, 2005, Centro, São Carlos – São Paulo, CEP 13560-000.
  • Pessoalmente:
    A Serasa conta com 30 unidades espalhadas pelo Brasil. Então, se você quiser, também pode ir pessoalmente saber como está a sua situação. Para saber se tem uma perto de você, acesse o site da instituição. Lembre-se de levar seus documentos!

Consulta no SPC

Se você imagina que pode estar com o nome sujo, é importante consultar seu CPF não somente no Serasa, mas em outras empresas que administram cadastros de inadimplência, como o SPC. Isso porque, mesmo tendo uma função igual, elas geralmente cuidam de pendências financeiras diferentes: o Serasa fica responsável pelas dívidas ligadas aos bancos, enquanto as do comércio ficam a cargo do SPC. Então, para ter certeza, melhor confirmar!

E isso é bem simples, mas tem um pequeno custo. Primeiro, é preciso acessar o site da empresa e comprar uma espécie de “crédito” antes de fazer a consulta. O site irá fornecer os principais dados sobre o CPF, como as inadimplências, consultas nos últimos meses e protestos, isso por pouco menos de R$ 10. Se você desejar, pode solicitar a inclusão de mais informações, mas o valor será mais alto.

Consulta no SCPC

O SCPC, que é o birô de crédito da Boa Vista Serviços, oferece a consulta gratuita das pendências aos consumidores. Para isso, é necessário apenas entrar no site e fazer um pequeno cadastro (nome, CPF, data de nascimento, celular e e-mail). O processo é simples e totalmente online. Em poucos minutos já é possível saber se está com o nome sujo na instituição.

Estou com o nome sujo. E agora?

Se você seguiu nossas dicas, consultou sua situação e descobriu que está com uma dívida sujando seu nome, não precisa ficar desesperado. Agora, você vai precisar quitar essa pendência para voltar a ficar no azul novamente.

Aqui no blog, nós já demos algumas dicas sobre esse assunto. Vale a pena conferir para saber como resolver esse problema sem dores de cabeça. Confira:

Quitou a dívida? Saiba que a empresa que acionou o órgão de proteção ao crédito tem a obrigação de fazer a retirada do seu nome da lista de devedores em até 5 dias. O mesmo vale para quem renegociou e vai pagar em algumas vezes. Depois que a primeira parcela é paga, o nome deve ficar limpo novamente dentro do mesmo prazo.

Empréstimo para negativado

Quer limpar o nome, mas não sabe por onde começar, já que não tem dinheiro suficiente para pagar a dívida no momento? Não precisa se preocupar, existe uma solução simples, rápida e 100% online que pode te ajudar: Simplic.

Há 4 anos no mercado e com mais de 2 milhões de clientes, essa é uma alternativa segura para quem precisa de dinheiro rápido. E não importa se você é assalariado, autônomo, aposentado, pensionista do INSS, servidor público ou mesmo negativado. Aqui, diferente da maioria das instituições tradicionais, todas as pessoas maiores de 18 anos, com CPF ativo e uma conta na Caixa Econômica, Bradesco, Santander ou Itaú podem enviar uma proposta.

Está esperando o quê? Faça já uma simulação gratuita e livre-se de vez das dívidas que vêm tirando seu sono. Todo o processo é simples e não cobramos nenhum depósito antecipado. Clique no banner abaixo e solicite agora!

*Sujeita à análise da instituição financeira.

Simule seu empréstimo