Blog Simplic

atualizado em: 17 February 2021

7 dicas para evitar atrasos no pagamento das contas

Pagar contas se tornou algo que faz parte da rotina de qualquer um. É luz, água, telefone, celular, internet, cartão, prestações, aluguel e mais uma infinidade de faturas que chegam todos os meses. Sem organização, qualquer um fica facilmente perdido com tantos papéis, datas e valores. E a consequência em poucos dias de atraso são multas, juros, nome sujo e até corte no fornecimento. Para evitar essas dores de cabeça, basta organização. Para ajudar você nessa tarefa, a Simplic separou algumas dicas para ajudar você a se planejar e evitar contas atrasadas. Confira!

Organizando as contas

Se você quer evitar os problemas que surgem com o atraso de contas e boletos, o planejamento financeiro é essencial. E isso envolve uma série de tarefas. Mas pode ficar calmo, que isso pode ser simples adotando algumas mudanças em seus hábitos.

  • Use aplicativos e planilhas de controle financeiro
    Como já falamos por aqui, a tecnologia pode tornar muito mais fácil a tarefa de organizar o orçamento. Existem diversos aplicativos – muitos deles gratuitos – que são específicos para essa finalidade e tornam essa tarefa ainda mais prática. Caso você não tenha muita habilidade, não tem problema, planilhas – como o exemplo abaixo – ou até mesmo um bloco de papel são eficientes nessa função. O importante é anotar tudo para não deixar passar nenhuma conta sem pagamento.

    Nesse controle você também deve adicionar sua renda – sempre o salário líquido, que é quanto sobra depois dos descontos. Assim você terá uma noção real de como anda sua saúde financeira, onde estão seus gastos, possíveis custos supérfluos e ainda quanto poderá reservar para emergências.

  • Fique de olho no cartão de crédito
    O cartão de crédito não precisa ser um vilão, desde que usado com sabedoria. E aí que está o problema: muita gente ainda não aprendeu a lidar bem com ele. Se você está passando por apertos, é melhor evitar e dar preferência às compras à vista. Agora, caso ainda esteja usando, não esqueça de checar seu saldo a cada 10 dias e sempre pagar a fatura integral para não acabar com dívidas ainda maiores.
  • Reserva de emergência: um gasto necessário
    Se você já passou por alguma imprevisto e estava sem dinheiro no bolso na hora em que mais precisou, sabe como essa situação é bastante delicada. Uma reserva de emergência poderia ter ajudado nesse momento. Ela é fundamental para quando o carro precisa de uma manutenção, a casa precisa de uma reforma inadiável, o pet fica doente ou mesmo você precisa de um cuidado médico especializado urgente. Se você não sabe como começar, saiba que uma reserva de emergência corresponde a seis vezes o total de seus gastos mensais, ou seja, garante 6 meses de tranquilidade caso alguma coisa grave aconteça, como ficar desempregado. E essa reserva deve ficar intocável, para quando você realmente precisar. Explicamos melhor como tudo isso funciona aqui.
  • Débito automático
    Contas de água, luz e outros serviços podem ser pagas por débito automático. Essa é uma boa maneira de não se perder entre os vencimentos e não tem cobrança adicional. Mas existem duas coisas bastante importantes que devem ser controladas ao escolher essa opção de pagamento: ter sempre o saldo suficiente para o pagamento dessa cobrança na conta, evitando que use o limite do cheque especial, e também ficar de olho nos valores para saber se não anda extrapolando em nenhuma conta – um vazamento de água, por exemplo, pode acabar passando despercebido e comprometer uma quantia grande do seu orçamento. Por isso, apesar de mais tranquilo, requer alguns cuidados.
  • Pague antecipado
    Se não pagar multas é bom, imagina ganhar um desconto? Pois saiba que algumas contas, quando quitadas com antecedência, garantem um abatimento no valor total. Então, fique de olho e, sempre que possível, faça isso.
  • Mude os vencimentos
    Algumas empresas permitem que você escolha a data do vencimento da fatura. Então, consulte para ver se as suas contas podem ficar com o vencimento próximo à data que você recebe, por exemplo. Assim, você se organiza melhor e sabe que terá uma quantia garantida para esse pagamento.
  • Separe uma parte para o lazer
    Ter o controle das finanças não impede que você tenha alguns gastos também com o lazer. Muito pelo contrário: para evitar que custos com cinema, balada, barzinho, shopping e lanches ultrapassem o previsto e acabem prejudicando seu orçamento, é bom ter uma quantia predefinida para esse tipo de gasto. Mas lembre-se: é importante priorizar as contas importantes primeiro! Para ajudar você a saber melhor quanto pode ficar reservado para essa finalidade, use a regra do 50-15-35.

Contas que não podem atrasar

O ideal é que todas as contas sejam pagas em dia sempre. Porém, às vezes por esquecimento, desorganização ou mesmo falta de dinheiro, algumas podem acabar ficando para trás. Apesar do bom mesmo é estar programado e deixar tudo pago até o vencimento, algumas faturas podem ser mais importantes que as outras, por isso devem ser quitadas com prioridade. Veja quais são elas:

  • Contas básicas
    Em primeiro lugar, devem estar sempre as contas básicas. Água e luz são dois itens fundamentais no nosso dia a dia – do banho quentinho até a roupa e louça limpas – então, além de evitar os juros, multa e ter o nome negativado, a quitação em dia afasta o risco de ter o fornecimento interrompido. E isso seria uma grande dor de cabeça! Por isso, sempre priorize essas duas importantes faturas.
  • Aluguel e condomínio
    Além das contas básicas, outra grande preocupação mensal é a moradia. Fique de olho! Atrasar o aluguel ou o condomínio pode não ser uma boa ideia. No primeiro caso, pode resultar em despejo – o tempo para isso varia de acordo com o contrato. Já para o condomínio, além dos custos financeiros, se o atraso se estender por muito tempo poderá até perder o imóvel.
  • Cartão de crédito
    Apesar de muita gente ter dívidas com cartão de crédito, ela é outra conta que deve entrar na lista daquelas que você não deve deixar de pagar. E a explicação é simples: os juros são bastante superiores aos demais, então um valor pequeno pode se tornar um problemão com pouco tempo de atraso.


Você já conhece algumas formas de evitar atrasar as contas e ter que arcar com juros, multas, nome sujo e cortes nos serviços. Mas, apesar disso, nem sempre é possível fazer um “pé-de-meia” para estar preparado para emergências e boletos atrasados. Ainda bem que para esses momentos você pode contar com o empréstimo online Simplic. Aqui, conseguir crédito pessoal é muito mais fácil, rápido e seguro. Tudo feito de casa mesmo, pelo computador, celular ou tablet, com toda a tecnologia e agilidade. Basta fazer uma simulação em nosso site e preencher com seus dados para saber se o seu cadastro foi pré-aprovado em poucos segundos. Dinheiro na conta em até 24 horas!

Crédito rápido e descomplicado do jeito que você quer e precisa. Se é simples, é Simplic!

Simule seu empréstimo