Blog Simplic

atualizado em: 19 December 2016

Sem juros? Jura?

Não é coincidência que, nas promoções anunciadas na vitrine de diversas lojas, o preço de um produto raramente é descrito com seu “valor cheio”. É muito mais comum encontrar um cartaz dizendo “10x sem juros de 40 reais” do que um em que esteja escrito simplesmente “400 reais”. Você já parou para pensar o por quê disso?
Primeiro, porque na nossa cabeça o que fica inicialmente é o “40 reais”, nunca o “10x”, pode reparar.
Então já fica a sensação de que o produto é mais barato do que realmente é.
Num segundo momento, quando já estamos mesmo considerando adquirir aquele produto e fazendo as contas do impacto que aquelas parcelas terão no orçamento dos meses seguintes, pensamos: “Ah, mas são só 40 reais, não vai fazer diferença na conta do cartão”. Só que muitas vezes esquecemos das outras compras que fizemos tendo o mesmo pensamento, e essa falta de controle com o cartão de crédito pode ser fatal para nossas finanças.
A cartada final que muitas vezes determina nossa derrota no jogo do “Compro ou Não Compro?” é nos fazer pensar que levaremos alguma vantagem no negócio. Afinal, se é em 10 vezes sem juros, por que vamos pagar 400 só esse mês se podemos ir “diluindo” de 40 em 40 sem termos que pagar nenhum centavo a mais do “preço cheio”? Acontece que, na verdade, já estamos pagando a mais – e não só alguns centavos.
As empresas de cartões de crédito cobram porcentagens das vendas das lojas – geralmente de 3% a 6% em compras parceladas – o que faz com que o comércio lucre menos quando escolhemos essa forma de pagamento. Para que não percam dinheiro, o valor do produto é então aumentado, formando os juros embutidos, que são chamados assim porque estão misturados ao preço de venda, de maneira que não conseguimos enxergá-los. Por essa razão, muitas lojas oferecem “desconto” para pagamento à vista.
Mas de desconto não tem nada: no final, é apenas o valor real do produto, sem os juros embutidos do parcelamento.
Agora você nunca mais olhará para o cartaz da promoção com os mesmos olhos, não é mesmo?
Simule seu empréstimo