Blog Simplic

atualizado em: 4 February 2021

10 aplicativos para descomplicar seu planejamento financeiro

Ter total controle sobre os gastos mensais é essencial para deixar o orçamento no azul e evitar dívidas. E, para isso, nada melhor do que planilhas. Mas, antes que você diga que não tem muita intimidade com elas ou que não gosta de números, saiba que a tecnologia está aí para deixar essa tarefa bem mais simples e permitir que você abandone o caderninho de anotações. Os aplicativos tornaram o registro de cada real que sai do seu bolso muito mais prático e ainda permitem que você faça tudo isso logo após a compra, evitando que algo acabe passando e fique esquecido.

Se você gostou dessa ideia, mas não sabe nem por onde começar, fique tranquilo! A Simplic separou uma lista com 10 apps que são ótimos para essa finalidade. E o melhor: são todos gratuitos. Conheça cada um deles, escolha o preferido e não tenha mais desculpas para deixar de manter a vida financeira organizada e totalmente planejada. Confira!

Aplicativos para finanças pessoais

  • GuiaBolso
    O aplicativo oferece uma tecnologia de sincronização automática dos dados bancários dos usuários, ou seja, o controle é feito de forma 100% automática. Aqui não existe forma de se perder entre as contas: depois de cadastradas conta e senha eletrônica, o app passa a disponibilizar análises de como o dinheiro está sendo gasto e emite alertas para que o “gastão” fique atento.

    Ficou interessado? Baixe no Google Play ou App Store.

  • Minhas Economias
    Com gastos separados por categorias e mostrados em gráficos e relatórios, o Minhas Economias tem no quesito versatilidade um dos seus pontos fortes. O usuário tem a opção de simplificar dados, sendo avisado apenas sobre a entrada e saída do dinheiro, por exemplo. Além disso, é possível cadastrar alertas para não deixar passar nenhuma conta por esquecimento.

    O Minhas Finanças está disponível no Google Play ou App Store.

  • Finance
    O Finance possui alguns diferenciais interessantes para quem quer um gerenciador de finanças mais completo. Com ele, é possível, por exemplo, fotografar e anexar nos lançamentos os comprovantes de pagamentos, bem como fazer transferências.

    Baixe no App Store ou Google Play.

  • Organizze
    Nascido em 2009, o app é um veterano no mundo das startups e tornou-se muito popular. O Organizze reúne todas as condições para que o usuário mantenha sempre as contas no azul. Com ele, você pode ter controle de tudo o que entra e sai das suas contas, além de contar com informações sobre contas a pagar e receber, movimentações, limite de cartão e a possibilidade de colocar metas para os gastos nos meses seguintes.

    Todos os dados são salvos em nuvem, ou seja, poupa espaço no seu aparelho e permite que você consulte as informações inseridas nele de onde estiver, sem a necessidade de uso constante da internet. E fique tranquilo: tudo é criptografado para evitar a ação de pessoas não autorizadas. Fora todas essas vantagens, ele ainda conta com um visual bem simples, o que facilita muito a utilização, principalmente para quem está começando a usar os apps de controle financeiro.

    O Organizze está disponível no Google Play ou App Store.

  • Expense IQ
    Outro aplicativo bastante útil para quem não quer se perder no orçamento é o Expense IQ. Com ele, é possível fazer um rastreamento total dos gastos, controle das próximas despesas e até cadastrar os cheques emitidos. E o mais bacana é que ele tem vantagens tanto para quem quer controlar as finanças pessoais como também por quem tem uma empresa – se for o seu caso, não deixe de conhecer outros apps úteis para comércios que indicamos aqui.

    Com um visual bastante moderno, ele é fácil de usar e permite um planejamento muito melhor do orçamento, mostrando se você está alcançando suas metas ou já extrapolou os limites estabelecidos. O Expense IQ ainda oferece relatórios detalhados, adaptados de acordo com o seu gosto e informações que deseja. E se você costuma esquecer de pagar as contas em dia, ele também oferece a opção de lembrete, com um “plus” bem interessante: tirar fotos das contas e deixar tudo registrado.

    Não para por aí: ele ainda permite a categorização de todas as suas compras – alimentação, eletrodomésticos, vestuário, créditos para o celular. Assim fica bem mais fácil enxergar onde o dinheiro está sendo aplicado, não é?

    O Expense IQ está disponível até agora apenas para Android. Para baixá-lo, clique aqui.

  • Tippz
    Nem só de planejamento de contas a pagar é feito um app de controle financeiro. E o Tippz é prova disso. Com ele, você consegue dividir os gastos de contas de bares e restaurantes entre o grupo, de maneira proporcional ao consumo. Assim você não sai no prejuízo e nem quebra a cabeça na hora de rachar o valor da vaquinha. O Tippz ainda permite controlar exatamente o que você tem disponível para gastar quando sai com os colegas. É ideal para quem curte sair, mas sem estourar o orçamento.

    O Tippz está disponível para Android e iOS.

  • Bill Reminder
    As contas acabam vencendo e você sempre esquece de pagá-las? O Bill Reminder foi criado para ajudar a se livrar de vez desse problema, evitando multa e juros. No aplicativo, você conta com um calendário para marcar as faturas e boletos em aberto e ainda pode programar um lembrete para o pagamento de despesas fixas. Ou seja, não precisa ficar consultando o tempo todo para saber o que falta pagar, pois ele avisa automaticamente. Muito prático!

    Quer baixar o Bill Reminder? Ele está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

  • Orçamento Inteligente 2
    Com o app Orçamento Inteligente, cadastrar todos os gastos do mês nunca foi tão simples e divertido. Aqui, é fácil ficar de olho até nos gastos supérfluos, pois todas as despesas são divididas em categorias, como alimentação, mensalidades, gastos com animais de estimação, presentes, transporte e até empréstimo para parentes. E, conforme outros gastos são adicionados ao orçamento mensal, também podem ser incluídos no seu controle no aplicativo, como a compra de um carro novo.

    Gostou? Ele está disponível para download na App Store.

  • Money Care
    O Money Care é um aplicativo bem fácil de utilizar. A ferramenta permite controlar todos os ganhos e gastos de cada pessoa da família. Interessante, não é? Além disso, ele traz informações sobre as contas já pagas, atrasadas ou que estão para vencer. Mesmo em sua versão gratuita, que é mais simples, ele já ajuda e muito na hora de manter o orçamento de casa planejado para evitar dívidas.

    Baixe na App Store ou no Google Play.

  • Toshl Finance
    Está precisando de ajuda para manter as finanças em dia? No Toshl Finance, você conta com o apoio de um personagem – monstrinho – que irá regular todos os seus gastos. Além das funções básicas de controle financeiro, como orçamentos, despesas, movimentações e imagens de contas, você pode exportar os dados para outros programas, como Excel ou PDF. Para quem vai viajar, ele também é uma mão na roda, já que permite também o cadastro em outras moedas. O app conta com uma versão gratuita e outra mais completa, que é paga.

    Disponível para iOS, Android e também Windows Phone.

Vantagens de utilizar apps para controlar as finanças

Se você ainda está em dúvida sobre o uso de aplicativos para o controle de suas finanças, confira os principais pontos positivos que destacamos aqui, que podem fazer com que eles saiam na frente de qualquer planilha ou bloquinho de papel. Veja!

  1. Acompanham você o tempo todo, em todo lugar, já que estão no celular e podem ser carregados no bolso, literalmente.
  2. Pode ser atualizado no momento da despesa, evitando esquecimentos – até mesmo dos gastos invisíveis. Tudo isso sem ter que guardar inúmeras notinhas na bolsa ou na carteira para anotar depois.
  3. Os gastos são categorizados, o que permite enxergar melhor em que o dinheiro está sendo usado.
  4. Salva as informações, o que diminui o risco de perdas.


Agora você já conhece 10 aplicativos para organizar as suas finanças, basta baixar no seu celular e começar a organizar suas contas no dia a dia. E, com as dicas que oferecemos para você aqui no blog da Simplic semanalmente, você vai conseguir economizar ainda mais e colocar as contas no azul. Acompanhe e fique por dentro!

Mas, se mesmo assim o dinheiro apertar e você precisar de uma mãozinha para pagar aquela conta que está atrasada ou resolver aquela emergência que surgiu, conte com a Simplic! Aqui, você faz seu empréstimo pessoal sem sair de casa, com toda a praticidade e segurança. Atendemos assalariados, autônomos, aposentados, pensionistas, servidores públicos e até quem está negativado*. Está esperando o quê? Empréstimo online é Simplic! Faça uma simulação gratuita clicando no banner abaixo:

*Todas as propostas passam por análise e podem ou não ser aprovadas.

Simule seu empréstimo