Blog Simplic

atualizado em: 4 July 2018

10 dicas de como economizar energia no inverno

O friozinho do outono e a chegada do inverno podem ser aconchegantes para algumas pessoas ou um desafio para outras. Mas esses dois grupos têm algo em comum: o gasto de energia elétrico mais elevado durante o período. A conta de luz costuma vir mais cara em uma casa de família. Imagine uma família de 4 pessoas e a quantidade de banhos quentes em um mês? É preciso tomar cuidado para não levar um susto no fim do mês. Economizar energia no inverno é muito importante!

Por isso, separamos algumas dicas valiosas para você “enxugar” a conta de luz em épocas mais frias. Vamos para elas:

Economize no banho quente

Os banhos quentes e chuveiros elétricos são os principais gastadores no outono e inverno. Ele é responsável por até 35% dos gastos numa conta de luz na família brasileira. Temos algumas dicas para que os banhos não saiam tão salgados:

  • diminua o tempo do banho: chega de banhos de 15 minutos ou mais. Tente diminuir o período para no máximo 10 minutos por membro da família;
  • nem sempre a potência máxima é necessária. Quando der, diminua a temperatura, o banho não precisa ser pelando – é até melhor para a pele não usar água tão quente;
  • se ensaboe com o chuveiro desligado. Ligue o chuveiro, passe água e sabão. Logo em seguida, desligue e termine de se ensaboar. Quando estiver pronto, é só ligar o chuveiro novamente e se enxaguar. A mesma técnica vale para lavar o cabelo;
  • se possível, troque o principal chuveiro da casa por um a gás. A economia a longo prazo será significativa.

Economizar energia no inverno: mais dicas para economia no frio

Além do chuveiro, existem outros itens domésticos que também contribuem para uma conta de luz mais alta e que também têm alternativas para aliviar os gastos.

  • No inverno, as roupas costumam demorar mais para secar – e também demoram mais para sujar, geralmente.
  • Programe-se bem para lavar as roupas sem ter que ligar a máquina mais de uma vez por semana. Lave somente quando necessário e com um acúmulo de roupas.
  • Ainda sobre as máquinas de lavar: opte por programas de lavagem mais curtas. As roupas não sujam tanto no frio.
  • Fique atento à geladeira. Você pode economizar muito diminuindo a temperatura dela no frio. E só abra quando souber o que quer pegar. Nada de abrir a geladeira para pensar na vida!
  • Evite deixar na tomada qualquer aparelho que você não esteja usando. Isso faz diferença no final do mês.
  • Tente diminuir a quantidade de dias no uso do ferro de passar roupa. Use no máximo 2 vezes por semana.
  • Cuidado ao colocar roupas atrás da geladeira também. Isso faz com que ela gaste mais energia e atrapalha o funcionamento ideal dela.

Agora você está pronto para jogar um balde de água fria nos altos gastos na conta elétrica! Mas se você ainda precisa de uma ajudinha extra para aquela reforma ou gasto inesperado, pode contar o empréstimo pessoal Simplic. Aqui, não tem fria! Rápido, fácil, seguro e online. Faça uma simulação gratuitamente agora!

Simule seu empréstimo