Blog Simplic

atualizado em: 17 February 2021

Saiba como parar de fumar e os benefícios para sua saúde

Em tempos que os cuidados com a saúde ganham cada vez mais espaço na nossa rotina, é muito comum ouvir falar de práticas de atividade física e alimentação saudável como o segredo de uma longa vida. Alguns velhos vícios, no entanto, continuam muito presentes para uma boa parte da sociedade. Bebidas, drogas ilícitas e a dependência da tecnologia, como celulares e videogames, ainda são responsáveis por reduzir a qualidade de vida de muitas pessoas. Entretanto, o consumo de tabaco continua sendo o vício que mais atinge a sociedade atualmente. O ato de fumar em qualquer forma, seja cigarro, charuto, cachimbo, rapé, rolo ou narguilé, é responsável pela perda de 7 milhões de vidas por ano no mundo inteiro. Entre as doenças mais ligadas às substâncias presentes no tabaco estão o infarto do miocárdio, derrame cerebral e doenças pulmonares graves, como o câncer.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como uma doença, que pode se desenvolver ainda na juventude, podendo ser crônica e sujeita a várias recaídas, até a pessoa parar definitivamente com a dependência. O que não é uma tarefa nada fácil, especialmente aos fumantes de longa data. Por isso, pensando em ajudar você neste Dia do Combate ao Fumo, a Simplic separou alguns dados que mostram benefícios imediatos ao seu organismo após parar de fumar. Veja!

Economia

Dicas para parar de fumar

Antes de mais nada, é preciso querer parar de fumar. Interromper o vício precisa ser uma atitude que deve partir da própria pessoa. A disciplina mental é o maior desafio nos primeiros dias, já que o fumante irá encontrar dificuldades em manter-se longe do cigarro em meio à ansiedade que aparecerá em vários momentos do dia. Mas nem por isso você deve desistir, os benefícios são muito maiores que as dificuldades e compensam cada esforço para se livrar do vício. Confira algumas dicas para deixar esse mal para trás!

Planejamento

Planejar o dia em que você irá iniciar o processo de parar de fumar facilita sua decisão e é importante para o sucesso dessa etapa. Com a preparação é possível se manter concentrado, confiante e motivado. Você poderá construir um projeto sozinho ou procurar um programa anti-tabaco que funcione. Lembre-se: o tratamento do tabagismo está disponível na rede pública de saúde. Para consultar se na sua localidade existe um serviço que oferece o tratamento, ligue para o número 0800 61 1997 (INCA). A educação contínua, dia após dia, é fundamental para alcançar seu objetivo.

Mantenha-se ocupado

Estar com atividades prontas ou planejadas para o seu dia é uma ótima maneira de vencer o seu objetivo. Uma ocupação mantém sua mente trabalhando e distrai os desejos pelo cigarro. Pense em sair de casa para passear, mascar chicletes e pastilhas, manter as mãos ocupadas com caneta ou até palito de dente. Também é importante beber muita água e relaxar com exercícios de respiração profunda. Procure também passar seu tempo com amigos e familiares não-fumantes.

Lugares com fumantes

Evite situações que podem provocar em você o desejo de fumar. Cuide ao escolher os locais em que você estará já nos primeiros dias sem o cigarro. A principal missão nessa etapa é conseguir desviar-se dos estímulos. Veja como fugir de alguns deles:

  • Jogue fora seus cigarros, isqueiros e cinzeiros.
  • Evite cafeína, que pode te fazer sentir nervoso.
  • Passeie em lugares onde não é permitido fumar.
  • Descanse bastante e coma alimentos saudáveis. Estar cansado pode desencadear a vontade de fumar.
  • Mude sua rotina para evitar as coisas que você pode associar ao tabagismo.

Positividade

Todos sabem que parar de fumar é difícil, por isso você deve viver um dia de cada vez. Não desanime se a vontade aparecer, não pense em desistir e procure focar em vencer hora por hora. Mesmo que tenha vontade, não fume, nem mesmo uma única “tragada”. Caso não se sinta pronto para interromper o uso hoje, defina uma data que faça sentido para você.

Peça ajuda

Converse com sua família quando você realmente decidir parar de fumar. Pedir ajuda e ter apoio nos primeiros dias é fundamental para obter sucesso. Eles podem incentivar no momento em que pensar em desistir da trégua.

Após seguir as dicas e decidir deixar o vício no passado, prepare-se para uma nova vida! Depois do complicado período de abstinência, o corpo e a mente vão se livrando aos poucos do velho hábito e os benefícios começam a aparecer, seja na melhora da respiração e ritmo cardíaco, em sentir menos cansaço durante a prática de exercícios físicos, na melhora do hálito ou no paladar mais aguçado, entre várias outras vantagens de quem só quem decide por abandonar o cigarro vai descobrindo ao longa desta árdua e compensadora caminhada de dar adeus ao vício pelo tabagismo.

—-

Viu só? Se você seguir nossas dicas conseguirá se livrar do seu vício e melhorar sua qualidade de vida. Não podemos esquecer que cuidar da saúde é muito importante, mas não é sempre que nosso bolso está preparado para gastar com exames, check ups, consultas médicas, entre outros. Nesses momentos, você pode contar com a Simplic Empréstimo pessoal online, rápido, fácil e seguro. Crédito para assalariados, autônomos, aposentados, pensionistas, servidores públicos e até para negativados. Entre em nosso site e faça uma simulação grátis. Se é simples, é Simplic!

Simule seu empréstimo