Blog Simplic

atualizado em: 12 April 2018

10 dicas para economizar na conta de água

Em março se comemora o Dia Mundial da Água, uma data que serve para relembrar sobre a importância de dar o devido valor a essa substância que é essencial para nós. E, para valorizá-la, nada mais apropriado do que economizar e usar conscientemente, não só em março, mas durante o ano todo. Além de ajudar o planeta, sua conta de água e consciência ficarão mais leves. Para dar o primeiro passo, veja as dicas que a Simplic separou para você economizar água, aprenda a detectar problemas na medição em sua residência e também como funciona um hidrômetro. Confira!

Como funciona o hidrômetro

Sua conta de água tem o volume registrado por um aparelho chamado hidrômetro. Ele se parece com um relógio e tem ponteiros semelhantes a de um velocímetro de carro. O hidrômetro se movimenta de acordo com a quantidade de água que passa por dentro dele. E aí que podemos ter alguns problemas, já que esse volume de água pode não estar sendo necessariamente 100% consumido corretamente. Podem existir vazamentos, problemas nas torneiras ou descargas desreguladas. Por isso, é muito importante acompanhar com frequência a movimentação do seu hidrômetro para identificar eventuais desperdícios.

Para entender o que as indicações do hidrômetro, é simples. O “relógio” tem seis números, sendo quatro da cor preta e dois vermelhos. Os mais importantes no momento são os dígitos pretos, já que eles mostram quantos metros cúbicos de água passaram pela ferramenta. Os dígitos vermelhos indicam o mesmo volume, só que em litros. O primeiro dígito registra cada 100 litros de consumo e o segundo dígito cada 10 litros de consumo. No entanto, para facilitar, foque somente nos números pretos para leituras do dia a dia.

Por exemplo, no primeiro dia do mês os quatro primeiros números (pretos) são 0012. Em uma segunda medição, 15 dias depois, o número é de 0021. Isso significa que 9 metros cúbicos de água foram utilizados. Vale lembrar que um metro cúbico é equivalente a mil litros de água.

Como economizar água

  • Economize na descarga: uma descarga padrão utiliza em média de 7 a 10 litros de água. Algumas chegam aos 15 litros. Se a válvula estiver defeituosa, o volume desperdiçado pode chegar a até 30 litros. Não use o vaso como lixeira ou dê descargas à toa. Assim, você evita entupimentos e maiores prejuízos.

 

  • Escolha um dia para lavar roupa: lavar roupas todos os dias não é eficiente. Muita água é utilizada, mesmo nas regulagens de menor volume. Escolha um dia da semana para lavar toda a roupa acumulada e veja uma grande redução no consumo de água no final do mês.

 

  • De olho nas torneiras: uma torneira pingando pode desperdiçar até 2 mil litros de água por mês. E não adianta apertar mais a válvula da torneira, já que isso poderá desgastar a arruela, agravando ainda mais o vazamento. Fique de olho também no consumo consciente: feche a torneira enquanto não estiver usando, seja para escovar os dentes, lavar louça, fazendo a barba, etc. Uma torneira aberta pode gastar 15 litros de água por minuto! Adicionar um arejador na sua torneira também pode reduzir em até 50% o gasto de água.

 

  • Companheiro balde: esqueça a mangueira para lavar o carro. Com um balde, o resultado é o mesmo e a economia é enorme. Isso também serve para lavar pisos externos e calçadas.

 

  • Banhos rápidos: cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do modelo. Outra dica é se ensaboar com o chuveiro desligado para reduzir ainda mais o desperdício.

 

  • Cuidado na cozinha: Quando utilizar óleo para frituras, não derrame-o pelo ralo da pia. Além de correr o risco de causar transtornos, como o entupimento da pia, um litro desse óleo tem a capacidade de contaminar 400 mil litros de água, encarecendo o tratamento e, consequentemente, sua conta no futuro.

 

  • Limpeza de calçada: utilize somente vassoura para varrer sua calçada ou água de reuso. Você também pode tentar alguma forma de captar água da chuva para utilizá-la.

 

  • Verifique os registros de canos alimentados pela caixa d’água: feche o registro e desligue tudo que possa gastar água. Marque na caixa d’água o nível em que ela se encontra. Espere uma hora e cheque novamente. Se o nível estiver menor, é porque há algum vazamento nas paredes do reservatório, nos canos internos ou em algum dispositivo que é alimentado pela caixa.

 

  • Atenção com as plantas: dê preferência ao regador quando for molhá-las. Caso queira plantas que consumam menos água, opte por cactos e suculentas.

 

  • Lavar e descongelar alimentos: não utilize água corrente para nenhuma dessas funções. Para lavar frutas e verduras, basta utilizar uma bacia de água para deixá-los por um tempo de molho. Já para o descongelamento, basta fazer com antecedência dispensando a necessidade de gastar água.

Economia de água: benefícios para todos

O ato de economizar água não é vantajoso somente para a sua residência ou seu bolso. Todo o planeta agradece, afinal, a água é um recurso finito e extremamente importante para os seres humanos, plantas e animais. Com as nossas dicas de economia de água, você está pronto para reduzir bastante os gastos no fim do mês e, de quebra, ser um cidadão exemplar para o mundo. Você também pode ver nossas dicas para economizar luz e abaixar ainda mais suas contas. E, caso você ainda precise daquela ajudinha para fazer a reforma da casa e solucionar aquele vazamento que vem aumentando sua conta, não deixe de conhecer a Simplic: empréstimo online rápido, seguro e sem burocracia! Solicite agora!

Simule seu empréstimo