Blog Simplic

atualizado em: 17 February 2021

Gastos invisíveis: como evitar que eles prejudiquem o seu bolso?

O mês não está nem perto de terminar, mas o seu bolso já está vazio? Saiba que aquela brincadeira que diz que está sobrando mês no fim do salário não é algo que acontece apenas com você. Isso é mais comum do que se pode imaginar. É uma comprinha aqui, outra ali e, quando percebe, está sem grana e parece que o saldo da sua conta simplesmente desapareceu. Saiba que aí não tem mágica ou esconde-esconde. Os verdadeiros culpados por isso são os gastos invisíveis. Mas fique calmo, é fácil resolver! Para entender melhor o que são esses custos, como afetam o seu orçamento e ainda livrar-se deles de uma vez por todas, a Simplic vai te ajudar. Confira!

O que são gastos invisíveis?

Antes que você diga que não são eles que estão sabotando seu orçamento, pare para analisar. Afinal, eles são invisíveis mesmo. Tão pequenos que vão passando despercebidos. Você só consegue sentir a diferença que eles fazem no seu bolso quando estão somados e já fizeram um estrago!

Vamos a um exemplo para compreender melhor:

Viu como um simples cafezinho, duas vezes ao dia, de segunda a sexta-feira, pode representar muito no final do mês? E não é culpa apenas dele. O mesmo acontece com o chocolate após o almoço, uma balinha, uma garrafa de água, um pãozinho de queijo. Geralmente por serem gastos baixos, que pagamos com trocadinhos de dinheiro e não aparecem nas faturas de cartão ou dentro do planejamento mensal, junto às contas principais da casa, podem passar sem deixar rastros. E aí tudo que parecia muito “inofensivo” na hora de fechar as contas pode se tornar um verdadeiro vilão.

Como evitar os gastos invisíveis?

Se você levou um susto ao ver que as contas estão sobrando já que o salário não tem sido suficiente para cobrir tudo isso é hora de aplicar um bom planejamento financeiro. Aqui, mais que os gastos fixos, deverão estar anotadas suas outras despesas, mesmo que bem pequenas. Para não se perder na hora de aplicar essa estratégia, separamos algumas dicas que podem ajudar você. Confira:

  • Adote um novo controle de gastos.
    Como já falamos por aqui, a educação financeira é o primeiro passo para conseguir encaixar todos os gastos no orçamento e ainda poder economizar. O básico é começar anotando as contas fixas que fazem parte dos seu orçamento, como água, luz, telefone, celular, internet, aluguel, condomínio, transporte e alimentação. Depois, inclua os parcelamentos, como prestações do carro, eletrodomésticos e móveis que tenha comprado a prazo. Agora, diminua essa quantia do total que recebe todos os meses como salário. Desse valor que sobrou, lembre-se de guardar uma parte para uma reserva de emergência, que é muito importante em momentos de apuros. Agora o que restou poderá ser usado nesses gastos extras, que envolvem passeios, aquela cervejinha com os amigos, um cinema e também compras. Mantenha tudo sempre registrado para não se perder!
  • Reveja os seus gastos.
    Mesmo tendo reservado uma parte do orçamento especialmente para essas atividades “extras”, que não são tão essenciais, mas que consomem parte do orçamento, você deve ter um controle para evitar que o valor “desapareça” novamente. Ao separar a quantia mensal que irá usar para gastar, limite os valores que serão destinados para o lazer, para lanches, para comprar roupas, etc. Assim, você consegue enxergar melhor como tudo está sendo aplicado e poderá refletir se é a hora de tomar aquele café ou se deve deixar de lado para usar em outra coisa mais tarde. Essa pausa ajudará você a perceber melhor como esses gastos estão presentes no seu dia a dia, como comprometem o seu orçamento e muitas vezes atrasam sonhos, como aquela viagem que você sempre achou que não cabia no seu bolso.
  • Economize mais ainda.
    Ninguém é de ferro e obviamente devemos dedicar parte dos nossos gastos também para coisas que realmente gostamos. Mas, depois de seguir o passo acima, provavelmente você vai parar e pensar um pouco melhor sobre como tem gastado o dinheiro. Então, sempre que possível, antes de comprar qualquer coisa, reflita se isso é realmente necessário para você. A quantia que sobrou e agora será direcionada para o que era “gasto invisível” também pode ser poupada para coisas muito maiores. E isso é possível quando fazemos pequenas trocas em nosso dia a dia. Que tal adiantar o despertador em 5 ou 10 minutos para fazer o café em casa e diminuir as idas à padaria para isso? Ou ainda substituir o lanchinho da tarde comprado por algo levado de casa? O mesmo pode acontecer ainda com o almoço, docinho de sobremesa e até com a água, que pode ser levada em uma garrafinha na bolsa. Tudo somado fará uma enorme diferença e usado para algo muito maior depois. Sem falar que você pode optar por coisas muito mais leves, que vão fazer uma boa diferença na sua saúde. Faz bem para o corpo e para o bolso. Repense!

> Veja como manter uma alimentação saudável sem gastar muito

Cortando alguns gastos invisíveis

Outras despesas invisíveis estão escondidas em coisas bem básicas no dia a dia e estamos tão acostumados com elas que nem percebemos. É hora de fazer uma caça e eliminá-las de vez da sua vida. Veja!

  • Academia
    Você já tentou iniciar várias vezes o “projeto verão” e acabou abandonando pela metade? Acorda muitas vezes na segunda-feira motivado a encarar uma vida fit até que a primeira coxinha apareça na sua frente? Saiba que você não está sozinho nessa. Logicamente cuidar da saúde é sempre muito bom. Alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas são um verdadeiro investimento – quando gastamos com elas, evitamos ter que pagar ainda mais em remédios no futuro. Mas o complicado é que muita gente se perde nesse caminho. Quando decidem mudar de vida, algumas pessoas correm para comprar roupas, acessórios e tênis para praticar exercícios, compram suplementos e alimentos saudáveis e, finalmente, pagam planos anuais na academia – o que pode sair bem caro. Tudo isso só para se sentir ainda mais obrigado a ir e valorizar o investimento. Isso até pode dar certo para os mais focados, mas nem sempre é uma boa saída. Procure começar com calma, escolha uma atividade que se identifique, teste por um tempo e só depois que estiver realmente “firme” parta para um plano fidelidade. Não adianta ter um desconto para contratar um serviço se você não usá-lo, não é mesmo?
  • TV a cabo
    Você tem plano de TV a cabo em casa? Se sim, já deve ter recebido diversas ofertas de pacotes com “vantagens” enormes, com inúmeros canais de filmes, opções em HD e até combo com internet e telefone. Tome cuidado, pois isso pode não ser um benefício tão grande assim. Quanto tempo você tem gasto na frente da televisão? Quantos canais realmente assiste? Pois é, muitas vezes nem conseguimos parar para ver TV e, quando fazemos isso, geralmente a atenção fica sempre para os mesmos canais. Isso quando não está vendo filmes e séries em serviços de streaming, como a Netflix, por exemplo. Então, por mais tentador que pareça, pense bem antes de aceitar aquele plano com tudo incluso para não acabar no prejuízo. Leve sempre em consideração a sua forma de usar antes de acabar assinando algo.
  • Clubes de assinatura
    E, por falar em assinatura, aqui vai outra coisa que pode acabar pesando no bolso sem que você perceba. Os clubes de assinatura ganharam muitos adeptos por serem personalizados e terem opções para todos os gostos – de livros infantis e vinhos até para quem está de TPM, tem pets, é fit ou usa barba. Por mais legais que sejam, será que valem realmente a pena? É bom ficar de olho, pois nem sempre virá algo que você gosta ou irá consumir. Não caia nessa só porque está barato ou achou legal na hora. Somando a assinatura de uma caixinha mensal, depois de um ano, o valor pode ser bastante significativo.
  • Celular
    A Simplic já falou por aqui sobre as vantagens e desvantagens dos planos pré e pós-pago. Se você não parou para analisar seus gastos ainda, vale a pena fazer isso, pois pode estar tendo prejuízo todos meses. No caso do plano pós-pago, nem sempre você pode estar usando tudo o que está incluso no pacote. Já para o plano pré, pode ser que suas despesas ultrapassem o que o pós ofereceria por um valor menor. Por isso, não deixe de conferir e evite gastar dinheiro à toa.
  • Agora você já sabe o que são gastos invisíveis e ainda viu alternativas para amenizar seus efeitos no seu orçamento. É hora de colocar em prática nossas dicas e ter muito mais saúde financeira! Quer ficar ainda mais por dentro de como economizar e melhorar sua relação com o dinheiro? Então acompanhe o blog da Simplic e aproveite!

    E, se no meio de todas as contas e gastos, surgir um imprevisto, não se desespere. Nessas horas você pode contar com a Simplic. Aqui, o empréstimo pessoal é, rápido, fácil e descomplicado – até para negativado. Você faz uma simulação gratuita, preenche alguns dados e já sabe se foi pré-aprovado em poucos segundos. Dinheiro na conta em até 24 horas quando você mais precisa, sem enrolação, filas ou papeladas. E tudo com segurança! Clique no banner abaixo e simule agora.

Simule seu empréstimo