Blog Simplic

atualizado em: 17 February 2021

Inspiração: veja como fazer uma festa junina econômica

Uma das épocas mais deliciosas do ano chegou! Com junho só começando e o mês de julho inteirinho para comemorar, é hora de preparar um delicioso arraiá. Mas, como a época não é favorável para gastos muito altos, que tal aproveitar essas festividades sem gastar muito? Sim, é possível fazer uma festa junina econômica colocando a mão na massa e aproveitando muita coisa que você tem em casa mesmo. Afinal, essa é uma celebração que lembra a simplicidade do povo da roça, então não vamos perder esse espírito. E a Simplic vai te ajudar com algumas dicas. Confira!

Comidas de festa junina

As comidas de festa junina e julina são a parte favorita de muita gente. Tudo bem que elas nem sempre são específicas dessa época do ano, mas somado à magia das cores, música e alegria, ganham um gostinho mais que especial. Dependendo da região do Brasil, os pratos podem ter um caráter bem peculiar, mas geralmente um item é unanimidade: o milho. Por ser próximo da época da colheita, ele faz parte de inúmeras receitas doces e salgadas, virando canjica, curau, pamonha, pipoca, bolo e cuscuz, sem falar da tradicional e simples versão cozida. Mas as delícias não param por aí! As festas ainda são movidas a muito pé de moleque, paçoca, maria-mole, churros, quindim, cocada, maçã do amor, pinhão, amendoim-doce, cachorro-quente, arroz-doce, vinho-quente e quentão.

Apesar de tudo muito bom, não podemos esquecer que tudo isso pode sair um pouco pesado no bolso se for comprado pronto. Ainda bem que muitas coisas podem ser improvisadas em casa mesmo, gastando muito menos comprando apenas os ingredientes. Antes de correr para o mercado, lembre-se de uma dica importante para economizar: vai fazer uma festa em família ou com os amigos? Para que a comida toda não saia “salgada” para ninguém, a alternativa ideal é dividir entre os participantes a responsabilidade de levar alguma coisa. Se um levar o bolo e um salgado, outro alguns docinhos e uma outra pessoa ficar responsável pelos ingredientes da bebida escolhida, tudo fica bem mais econômico. Ou ainda apelar para a boa e velha “vaquinha”. Uma festa colaborativa é animada e gostosa como qualquer outra, sem deixar você no prejuízo. Gostou da ideia, mas está indeciso quanto ao cardápio? A Simplic ajuda! Separamos quatro receitas bem práticas de se fazer e que não podem faltar na sua festança. Veja!

Maçã do amor

Ingredientes:

  • 01 quilo de açúcar
  • 500 ml de água
  • 01 colher de vinagre
  • Corante vermelho
  • Palitos de picolé
  • 12 maçãs pequenas

Modo de preparo:

  1. Lave as maçãs e seque. Espete cada uma com um palito.
  2. Unte a superfície que irá deixá-las secar com um pouquinho de óleo.
  3. Coloque a água, o açúcar, o vinagre e o corante em uma panela. Leve ao fogo médio até levantar fervura.
  4. Para misturar a calda, mexa a panela. Evite o uso de colher para não perder o ponto.
  5. Mantenha no fogo por aproximadamente mais 25 minutos após ferver. Para saber se chegou ao ponto, mergulhe um palito na calda e pingue em um copo com água.
  6. Ao retirar, se perceber que ela ficou como uma bala dura, está na hora de mergulhar as maçãs.
  7. O processo de passar a maçã pela calda precisa ser rápido, pois ela endurece com facilidade.
  8. Depois de banhadas, coloque as maçãs sobre a superfície untada para terminar de secar e aí é só embalar conforme sua preferência.

Curau de milho

Ingredientes:

  • 07 espigas de milho
  • 01 xícara de leite
  • ½ xícara de açúcar
  • Canela em pó

Modo de preparo:

  1. Retire o milho das espigas com a ajuda de uma faca.
  2. Coloque no liquidificador junto com o leite e o açúcar.
  3. Após bater, passe a mistura em uma peneira.
  4. Leve o líquido ao fogo. Mexa até que cozinhe e engrosse.
  5. Transfira para o recipiente que deseja servir e salpique a canela em pó.
  6. A receita pode ser servida quente ou fria.

Pé de moleque

Ingredientes:

  • 500 g de amendoim torrado e descascado
  • 500 g de açúcar
  • 01 lata de leite condensado
  • 03 colheres de margarina

Modo de preparo:

  1. Coloque o amendoim, o açúcar e a margarina em uma panela.
  2. Leve ao fogo. Mexa sempre.
  3. Quando o açúcar derreter e formar uma calda, adicione o leite condensado.
  4. Continue mexendo. Quando ele soltar da panela, despeje em um tabuleiro untado com margarina.
  5. Deixe esfriar bem e corte em pedaços.

Quentão

Ingredientes:

  • 600 ml de cachaça
  • 600 ml de água
  • 500 g de açúcar
  • Casca de 2 laranjas
  • Casca de 1 limão
  • 50 g de gengibre ralado
  • Cravo-da-índia a gosto
  • Canela a gosto
  • 01 maçã cortada em cubos pequenos

Modo de preparo:

  1. Coloque em uma panela o açúcar com as cascas de laranja e limão, gengibre, cravo e canela.
  2. Quando o açúcar derreter, acrescente a água e a cachaça. Deixe cozinhar por 25 minutos em fogo médio.
  3. Peneire para tirar os resíduos e misture a maçã.
  4. Mantenha a bebida no fogo para conservar quentinha.

Decoração para festa junina

Outra característica que marca as festas de São João, São Pedro e Santo Antônio é a mistura de cores presente em todos os cantos. As bandeirinhas e balões são muito comuns para compor a decoração. E o bom é que elas podem ser feitas em casa, gastando pouco ou nada. Reaproveite papéis que não usa mais, jornais, lápis de cor que estão parados na gaveta, retalhos, espigas de milho secas e até folhas do jardim para montar o cenário. Tem chapéus de palha, juta e tecidos com estampas florais – também conhecido como pano de chita – em casa que estão parados sem utilidade? Eles também são ótimos para compor a decoração com clima de roça.

E, claro, não podemos esquecer da tradicionalíssima fogueira, que não pode ficar de fora. Se você não tem um espaço livre para incluí-la na sua festa ou terá crianças (por questão de segurança), uma dica é recorrer a uma opção cenográfica, com troncos adornados com papéis e plástico nas cores vermelho, amarelo e laranja. Você só precisa de muita criatividade e um pouquinho de esforço para gastar menos e criar um visual superbonito para a sua festa.

Importante:
O costume de soltar balões com chamas foi abandonado com o tempo por conta do risco e é crime! Mas, como eles ficaram no imaginário da festa, ainda podem ser lembrados na decoração. Então lembre-se: eles ficam apenas como enfeite, em tamanho reduzido, apenas para dar graça, tudo bem?

Roupas

A parte mais divertida da festa não poderia ficar de fora. Capriche nas roupas com estilo caipira e engraçado, apostando em remendos, camisas de flanela com estampa xadrez, vestidos de cores chamativas, chapéu de palha e laços. Para fechar a produção, não podem faltar as trancinhas no cabelo, sardas, dentes pintados de preto, bigodes e sobrancelhas emendadas. E, se já tiver tudo combinado para a quadrilha, um grupo ainda pode assumir os papéis principais para um belo casamento caipira! Aqui, novamente, aproveite o que tem em casa. Nada de alugar, viu? Sem dúvidas você tem uma peça no armário que pode ser customizada para ficar perfeita para a festança.

Música

Para fechar o “combo” de uma verdadeira festa junina, é claro que não pode faltar uma animadíssima quadrilha. Afinal, essa comemoração não é a mesma sem arrastar o pé ao som de “Pula a fogueira”, “O balão vai subindo”, “Festa do interior” e “Isso aqui tá bom demais”. Para economizar, crie você mesmo uma playlist grande, com muito xote, baião, forró e sertanejo de raiz, todos bem animados e que convidem para dançar, que com certeza não faltará alegria do começo ao fim do arraiá.

História da festa junina

Rodeado por tantas cores, sabores, diversão e música talvez você nunca tenha parado para pensar como as festas juninas surgiram, não é mesmo? Então a Simplic explica: apesar de suas origens estarem ligadas a rituais muito antigos dos celtas e egípcios para a fartura nas colheitas, que mais tarde, pela influência da religião católica, se tornaram homenagens a São Pedro, São João e Santo Antônio, a tradição só chegou ao Brasil no século XVI. Os portugueses trouxeram essa ideia, que misturada às festas que já ocorriam entre os índios, também para celebrar a fertilidade, puderam se transformar nessa grande festa. E a influência indígena está aí até hoje, nos pratos à base de milho, amendoim e mandioca, que reinam nessa comemoração. O tom “caipira” veio mais tarde. Do início até meados de 1950, maior parte da população do país morava na zona rural, o que explica sua influência tão grande até hoje. Uma mistura de diversas culturas que resultou nessa festa tão importante no nosso calendário, que até consegue se estender até o mês de agosto em algumas regiões do país.
Agora, além de conhecer um pouco mais da história da festa junina, você já sabe também como montar aí na sua casa um arraiá muito mais econômico, com direito a comida boa, música, traje típico e até decoração. Está esperando o quê? Mãos na massa para preparar aquele “festão bão demais, sô”. 😀

Apesar de junho, julho e até agosto serem sinônimo de comemoração, a gente sabe que nem todo dia é festa. Uma dívida em atraso aqui, um problema no carro ali, uma reforma urgente lá. E essa combinação pode tirar a sua paz se você estiver sem grana no bolso. Ainda bem que existe uma maneira simples de descomplicar tudo isso: Simplic. Empréstimo pessoal online para você resolver de vez aquele incômodo que vinha tirando o seu sono. Aqui é mais rápido, fácil e seguro para conseguir crédito. Atendemos assalariados, autônomos, pensionistas, aposentados e até aqueles que estão negativados.

Simule seu empréstimo