Blog Simplic

4 outubro 2018

5 motivos para não pegar empréstimo com um agiota

Emergências podem acontecer com qualquer pessoa e, muitas vezes, acabam aparecendo justamente quando estamos sem dinheiro para resolvê-las. Nessas horas, muitas pessoas ficam desesperadas e acabam recorrendo a algumas alternativas arriscadas para conseguir sair do sufoco, como fazer empréstimo com agiota. De imediato, pode parecer um bom negócio, mas é bom ficar atento. A Simplic separou cinco dos principais motivos para passar longe dessa alternativa. Confira e entenda melhor.

Afinal, o que é agiota?

Agiota é uma pessoa que oferece um empréstimo sem ter uma empresa legalizada, como um banco ou correspondente bancário, por exemplo. Ou seja, ele não segue as regras e está cometendo um crime. Justamente por não estar dentro da lei, geralmente eles fazem ofertas que parecem tentadoras, como a dinheiro rápido na mão sem a necessidade de comprovação de renda, documentos ou assinar um contrato.

Geralmente são alvo de agiotas aquelas pessoas que estão realmente em situações difíceis, como endividados, e precisam de uma quantia com urgência. Por estarem inadimplentes, essas pessoas muitas vezes não têm nem como recorrer a um banco tradicional, já que a maioria não concede empréstimo para quem tem nome sujo. Apesar de parecer uma alternativa, saiba que isso pode sair caro, além de ser extremamente perigoso.

Os riscos de pegar empréstimo com agiotas

Agora que você já entendeu como funciona, é importante saber que essa prática é muito arriscada e pode uma dor de cabeça ainda maior a você. Conheça os riscos e passe longe desse tipo de oferta:

  1. É crime
    Como já dissemos, essa prática é ilegal. Aproveitando-se da situação difícil de algumas pessoas, os agiotas usam o empréstimo para enriquecer ilicitamente, pois cobram taxas de juros mais altas do que permitido por lei. A atividade constitui crime contra a economia popular, com pena de seis meses até 2 anos de prisão. Além disso, também vai contra o Sistema Financeiro Nacional, pois faz a operação sem a autorização do Banco Central. Essa infração tem pena de 2 a 8 anos de prisão e multa.
  2. Os juros são altíssimos
    Agiotas chegam a cobrar 40% de juros ao mês para emprestar o dinheiro. Como o valor é muito alto, fica difícil que alguém saia da dívida e, com isso, eles acabam pressionando para fazer outras renegociações que serão desvantajosas para você, além de muito arriscadas.
  3. Por não estarem dentro da lei, não seguem regras
    Se você se sentir lesado, não terá a quem recorrer, uma vez que a atividade não é legalizada, não tem contratos ou regulamentações. Ou seja, sem Procon ou Banco Central para ajudar em caso de emergências. Você corre o risco até de ter um bem tomado por um atraso, pagar sua pendência e o agiota não devolvê-lo novamente.
  4. Garantias
    Agiotas podem até não pedir uma comprovação de renda no papel, mas certamente pedirá um bem como garantia. E geralmente o valor é muito maior do que o empréstimo que você tomou, como um veículo ou imóvel, por exemplo. Como os juros são altos, caso acabe se apertando para pagar, pode perder para sempre o que levou anos para conquistar. Além disso, alguns ainda ficam com seus cartões e até documentos até que a dívida seja paga.
  5. Cobranças
    Outro grande risco que quem pede um empréstimo para um agiota corre é, em caso de atraso no pagamento, sofrer ameaças, perseguição e até agressão. Eles usam do medo para tentar extorquir quem está devendo. E, novamente, por não ser uma atividade lícita, algumas pessoas têm receio de buscar a ajuda da polícia.

Empréstimo seguro

Agora que você já conhece os riscos de tomar um empréstimo com um agiota, deve estar pensando o que fazer caso precise de dinheiro urgente, não é mesmo? Pois saiba que a resposta é fácil: Simplic. Há quatro anos no Brasil e com mais de 2 milhões de clientes cadastrados, aqui você consegue crédito pessoal de forma rápida, 100% online e, mais importante, confiável!

A Simplic atua dentro de todas as normas da legislação. Aqui, todo o pedido é feito pelo site – não fazemos empréstimos por mensagem, e-mail ou telefone – em um ambiente seguro, protegido por avançadas tecnologias.

Atendemos* assalariados, autônomos, aposentados, servidores públicos, pensionistas e até negativados. Os valores vão de R$ 500 a R$ 3.500, com pagamento em até 12 vezes. Os juros ficam sempre muito claros e você sabe o valor das parcelas antes mesmo de fazer o cadastro.

Está esperando o que para resolver aquela situação que está tirando seu sono? Fuja de soluções mirabolantes que só vão trazer dor de cabeça. Opte por uma empresa séria, que vai oferecer a melhor alternativa para o seu bolso.

Clique no banner abaixo, faça uma simulação e, caso esteja de acordo com a nossa proposta, aperte em “Solicite já”. Poucos segundos após preencher o cadastro você já fica sabendo se foi pré-aprovado. Depois, pode ser necessário enviar alguns documentos, que serão analisados em até 48 horas. Se aprovado, o dinheiro cai na conta em até 24 horas!

Resumindo, na Simplic você:

  • Tem a facilidade de solicitar o crédito de qualquer lugar, quando mais precisar, precisando somente ter acesso à internet. A contratação é extremamente fácil!
  • Simula seu empréstimo gratuitamente a qualquer hora e já fica sabendo na hora o valor de cada parcela.
  • Pode ficar tranquilo que aqui todo o processo é extremamente seguro e não é necessário pagar nada antecipadamente. Taxas e encargos só serão cobrados após o dinheiro já ter caído na sua conta, junto às parcelas mensais.
  • Tem a oportunidade de solicitar um empréstimo mesmo com o nome sujo. Qualquer pessoa maior de 18 anos, com CPF ativo e conta bancária no Bradesco, Itaú, Santander ou Caixa pode enviar uma proposta.
  • Confia que está negociando com uma instituição séria. A empresa faz parte do Grupo Enova, que já tem mais de 5 milhões de clientes no mundo.

Gostou? Peça agora seu empréstimo:

*Sujeito à análise da instituição financeira.

Simule seu empréstimo