Blog Simplic

atualizado em: 17 February 2021

Vontade ou necessidade: como evitar compras por impulso?

Se você está lendo este texto, provavelmente já se deixou fisgar por uma promoção e acabou levando para casa alguma coisa que não estava precisando tanto assim. E ela ainda deve estar lá, criando poeira sem nenhuma serventia. Calma, você não está sozinho. No início do ano, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas revelou que seis em cada dez brasileiros teriam feito compras por impulso. Número alarmante, tendo em vista que o endividamento ainda atinge 60 milhões de pessoas no país, mas que pode ser evitado com um pouco de consciência e disciplina. E, claro, para ajudar nessa tarefa a Simplic trouxe algumas dicas práticas. Confira!

Prioridade ou supérfluo?

Comprar não é nenhum pecado, desde que isso seja feito de forma equilibrada, depois que todas as contas essenciais estiverem pagas e, claro, de acordo com as suas possibilidades. O grande problema é que, para muita gente, comprar passou a ser uma “terapia”, o que acaba transformando o orçamento em uma verdadeira bagunça e, com isso, ficar no vermelho é apenas questão de tempo.

Existe até explicação científica para essa euforia toda na hora que você encontra uma liquidação e tem vontade de levar tudo para casa. Ao comprar, o organismo libera endorfina, que é o hormônio da felicidade. Ele funciona como uma espécie de analgésico, e está aí um dos motivos para ficar bem atento ao sair para o shopping quando está triste.

Buscar nas compras um alívio para sentimentos ruins pode não ser uma boa ideia, pois as contas vão continuar vindo no final do mês. Lembre-se que a sensação de prazer não está atrelada ao objeto, mas ao que você está passando. E, se perceber que pode estar prejudicando o orçamento quando estiver com problemas, deixe o cartão em casa quando resolver dar uma volta. A companhia de amigos também pode ajudar. Mas, é claro, ele deve estar disposto a ajudar você a manter o foco, então procure ficar perto dos mais controlados financeiramente quando estiver assim, ok?

Mas não é só o emocional o responsável por aquelas comprinhas indevidas. A falta de foco também pode estar pesando na hora de tomar as decisões certas quando o assunto é dinheiro. Aquele momento de alegria que é pegar o salário pode ser um verdadeiro pesadelo, pois nesse momento de “falsa riqueza”, que é quando você está com uma boa quantia na mão, mas esquece das contas que ainda estão sem pagar, pode ser uma verdadeira fria.

Por isso, é importantíssimo ter em mente algumas coisas antes de levar uma blusinha ou sapato para casa. São 5 perguntas clássicas, mas indispensáveis nessa situação: “preciso?”, “devo?” e “posso?”. E é simples entender o motivo. Na primeira, a reflexão deve ser concentrada em quantas peças daquele modelo você já tem, se é realmente necessário, quantas vezes irá usar e se no próximo ano isso ainda será usado ou é só uma “modinha” passageira. Afinal, se for para comprar, que seja um bom investimento! A segunda, o “devo?”, é relacionado aos seus objetivos – como explicaremos melhor mais adiante. Será que o valor não pode ser melhor empregado?

E a última, mas não menos importante, “posso?” é, como ela mesmo já diz, sobre a sua situação financeira no momento. Se você tem dívidas, seria melhor priorizá-las do que comprar algo que não é tão importante, não é mesmo? Aqui vale a dica: se vai comprar, opte sempre que possível pelo pagamento à vista. De preferência no dinheiro. Ao ver o valor “desaparecendo” da sua carteira, fica mais fácil enxergar e entender seus gastos.

Se o objetivo for mesmo aproveitar uma liquidação, não deixe de dar uma olhada geral no guarda-roupa antes de sair. É aquela mesma lógica que a ida ao supermercado de barriga cheia. Quando você percebe que não é essencial, perde um pouco a vontade exagerada de levar tudo o que está ao seu redor para casa.

Além dessas, existem outras “técnicas” que podem ajudar a segurar o impulso de levar o que você não está precisando para casa. Veja:

  • Lista de desejos
  • Você está com vontade de adquirir uma bolsa nova, um tênis diferente ou, de repente, trocar de celular? Então coloque tudo isso no papel. Ao anotar seus desejos, você tem uma noção melhor de onde deve focar. Deixe essa listinha na carteira. Cada vez que tiver vontade de comprar, olhe para ela. Se o produto não estiver lá, reflita se ele realmente é necessário e, se possível, deixe e volte a atenção para aquilo que já estava planejado.

  • Vontade passageira
  • De acordo com a pesquisa de comportamento de consumo realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 57% dos entrevistados se diz feliz no momento da compra, mas depois esquece. E você também pode passar por isso. Então, antes de se render a algum objeto que não é essencial, vá para casa e pense. Geralmente você acabará desistindo, pois perceberá que não era tão necessário quanto parecia.

  • Cuidado com as compras online
  • Praticidade é tudo, fazer o que precisa sem precisar levantar do sofá é ainda melhor! As compras pela internet facilitam e muito a nossa vida. Mas para quem está querendo colocar o orçamento nos eixos, deve ficar atento. O simples fato das ofertas passarem a “seguir” você pode ser uma porta para que caia nessa tentação. Por isso, tenha cuidado e reflita muito, principalmente se estiver fazendo compras no cartão, pois uma hora a cobrança virá!


Agora você já sabe algumas formas de lidar com o desejo de comprar, evitando os impulsos. Mas, se você já se enrolou nas contas, evite apertos. Conte com a Simplic – Empréstimo Online! Aqui, você faz seu empréstimo pessoal sem sair de casa, com toda a comodidade, segurança e agilidade que precisa. Atendemos autônomos, assalariados, servidores públicos, aposentados, pensionistas e até negativados*. Está esperando o quê? Faça agora uma proposta. Se é simples, é Simplic. 😉

Simule grátis clicando no banner abaixo:

*Crédito sujeito a aprovação. Todas as propostas serão analisadas e poderão ou não ser aprovadas.

Simule seu empréstimo