Blog Simplic

3 October 2017

Fique sem dívidas: dicas para fugir de um endividamento!

Ficar endividado é um medo bem comum para boa parte da população brasileira. Ter receio de que um dia as contas não batam, ficar desempregado de repente, precisar fazer um investimento e não ter retorno, etc. Tudo isso passa pela cabeça da maioria dos trabalhadores. No entanto, é bem possível diminuir bastante a chance de passar por um perrengue desses e fugir de um endividamento. Para isso, é preciso entender quais os principais motivos para endividamento e como não cair em ciladas que atraiam dívidas. Separamos as melhores dicas e situações para facilitar a compreensão e manter sua vida financeira longe de maiores problemas.

Planejamento contra o endividamento

O principal ponto para se atentar é o planejamento, ou melhor, a falta de planejamento. Sem você se planejar, suas chances de contraírem uma dívida aumentam consideravelmente. Pense a médio-longo prazo sempre, tenha prioridades e controle de gastos. Um dos agravantes desse problema é o cartão de crédito, principalmente quando você entra na famosa taxa do rotativo. Apesar de elas terem sofrido algumas mudanças em 2017, ainda existe a possibilidade de ficar no vermelho. As compras no cartão de crédito acabam não afetando na hora da compra em si, então você pode acabar adquirindo coisas que não estavam no seu planejamento, já que poderá pagar depois. Aí que mora o problema: junte isso com eventuais gastos não-previstos e você terá uma pequena bola de neve. Os juros do cartão de crédito costumam ser bem altos e pegam você desprevenido no mês seguinte.

Dívidas por parcelamento

O parcelamento é outra opção de pagamento que também é responsável por problemas financeiros. Você se compromete a comprar um produto caro, que não possui o dinheiro suficiente para pagar agora, em troca de vários meses pagando por ele e com uma boa quantidade de juros em cima do valor. Se a compra não for muito bem planejada e realmente necessária, problemas com endividamento poderão surgir. Sempre tente comprar à vista ou ter boa parte do dinheiro já acumulado. Com planejamento financeiro, você evita muita dor de cabeça.

Controle-se e evite o endividamento

Isso nos leva a outra situação frequente para quem está afundado nas dívidas: o impulso consumista. Não se deixe levar por inúmeras propagandas, anúncios, desejo por mais status e vontades momentâneas. Você pode se satisfazer no primeiro momento, mas pagará caro por isso em breve. Uma boa solução para isso é ter metas. Tenha um grande objetivo e se comprometa com ele. Ter uma casa própria, terminar a faculdade, guardar dinheiro na poupança ou até mesmo se livrar de uma dívida que persiste. Foque sempre em eliminar a dívida primeiro. Planeje e separe uma quantia de dinheiro para já ir ao pagamento dela, mesmo que você tenha que passar por algum aperto durante algum tempo. No final das contas, o alívio vai valer a pena.

Já estou endividado, o que faço?

Vale lembrar que existem dívidas mais “importantes” do que outras. Contas de luz, água, financiamento de imóvel, aluguel, condomínio, entre outras. Dê sempre maior atenção a elas, caso você se encontre já endividado. E lembre-se que o Simplic pode ajudá-lo, de forma simples, fácil e sem sair de casa!

Simule seu empréstimo