Blog Simplic

atualizado em: 17 February 2021

5 dicas simples para economizar com transporte no dia a dia

Ao ficar preso horas em um congestionamento, você pode ficar refletindo sobre muita coisa, inclusive o tempão que perde indo e vindo do trabalho todos os dias. E quanto gasta, já parou para pensar? Sim, esse item pode representar um valor bem grande no final do mês, mas também é indispensável. Ainda bem que existem algumas formas de reduzir esse custo para sobrar uma graninha para investir em outras coisas. Quer saber como? Então veja as dicas da Simplic de como economizar com transporte. Confira!

  1. Antes de pegar o carro, pare e pense!
    Ter um carro é ótimo. Liberdade, privacidade, tranquilidade, flexibilidade de horários. Mas outra palavrinha não pode ser esquecida quando se usa o automóvel próprio para se deslocar para o trabalho: responsabilidade. E nós explicamos o motivo! Apesar de ser bastante cômodo, o carro traz com ele diversos outros custos. Por isso, é importante colocar tudo na ponta do lápis. Primeiro, quem já tem um carro na garagem e não vai precisar comprar um com a finalidade de se deslocar para o trabalho já tem os gastos de IPVA e seguro obrigatório anualmente. Para saber como isso pesa no seu bolso mensalmente, é só fazer uma média somando os dois valores e dividir por 12.

    Outra parte importante que deve ser colocada na conta é a gasolina. Já demos algumas dicas por aqui de como economizar, mas você não pode perder o controle, então anote o valor gasto cada vez que abastece. Na mesma lista, não deixe de colocar o valor da parcela do carro, caso tenha um financiamento. Nesses casos, é ainda mais comum que se tenha mais um item para adicionar na conta: o seguro. Esse também deve ser dividido por 12 para se obter a média de gasto mensal. Depois, não esqueça de colocar também os custos com lavagem, estacionamento, manutenção preventiva e possíveis reparos que possam ser necessários, como a troca de um pneu furado ou a substituição de uma lâmpada ou bateria.

    Com isso em mãos, você já sabe o gasto que o carro traria para o orçamento. Comparando com o transporte coletivo, o que valeria mais a pena? Analise e veja se esse conforto está realmente valendo a pena. Geralmente, o transporte público acaba ganhando essa disputa.

  2. A carona pode ajudar no bolso.
    Se você optou por ter um carro, uma boa opção para dar uma aliviada nas contas é oferecer carona para conhecidos que vão para destinos próximos diariamente e rachar os gastos. Assim, fica bom para você, mas também para os outros. Agora, se mais pessoas nesse grupo possuem carro, o ideal para não desgastar demais o seu veículo é optar pelo revezamento. Além de um benefício para o bolso, o sistema de caronas é uma boa forma de diminuir o número de carros nas vias e desafogar um pouco o trânsito. Pense nisso!

    E para quem está com dificuldades para reunir pessoas que têm o mesmo destino, pode até procurar aplicativos com essa função ou grupos no Facebook. Já existem vários deles. Pode ser uma mão na roda na hora de formar sua “equipe” de carona compartilhada e economizar!

  3. Trocas que podem valer a pena.
    Seu veículo vem bebendo muita gasolina e o gasto está alto? Então talvez seja a hora de cogitar a troca por uma opção mais econômica. Pesquise por modelos que tenham um melhor desempenho e veja se a troca é vantajosa para você. Outra opção, essa ideal para quem anda sozinho ou com apenas um passageiro, é trocar o carro pela motocicleta. Além de mais econômicas, elas têm impostos menores, gastam menos combustível e outros custos também são bastante reduzidos.
  4. Descubra novos modos de locomover-se.
    Se o seu destino é relativamente perto, por que não abrir mão do carro ou ônibus para ir de bicicleta ou mesmo andando? Hoje em dia isso é cada vez mais comum, pois as pessoas estão percebendo que é uma forma de economizar e, como bônus, ainda fazer bem para a saúde. As ciclovias e bicicletários estão presentes em cada vez mais cidades, além de ser possível ver em muitos lugares espaços físicos para um banho antes do expediente e até aluguel de bicicleta. Sem desculpas para não tentar! Se achar que ir todos os dias logo no começo é uma mudança radical, escolha dois ou três dias da semana para isso e, aos poucos, vá aumentando. Você se acostumará rápido e perceberá que o trajeto se torna até mais rápido em alguns casos.
  5. O fácil pode não ser o mais barato.
    Você costuma usar aplicativos de transporte? Então é bom ficar de olho. Às vezes, por comodidade, eles podem se tornar a primeira opção. Uma corrida apenas pode sair bem em conta, mas quando somadas todas as idas e vindas? É bom ter cuidado para evitar que esses custos quando somados pesem no orçamento do mês. Quando for realmente necessário utilizar, busque agendar sua corrida e evite horários de pico. Para aumentar a economia, busque por cupons de desconto e opte por categorias mais baratas do serviço.


Agora você já conhece 5 dicas de como economizar com o transporte. Mas, se no meio dessa agitação do dia a dia, o seu veículo estragou ou ainda alguma conta venceu e o orçamento está apertado, conte com a Simplic para ajudar você a descomplicar tudo isso. Aqui, você faz um empréstimo pessoal sem sair de casa, com toda a segurança e facilidade que precisa, sem papeladas, filas ou horas no trânsito. 😉

Simule grátis clicando no banner abaixo:

Simule seu empréstimo