Blog Simplic

23 September 2021

O impacto emocional das dívidas e dicas de como se livrar delas

Dívidas? Se você já esteve ou está passando por essa situação, sentiu ou está sentindo na pele os efeitos emocionais do endividamento, não é mesmo?

As dívidas são uma das maiores preocupações do brasileiro, principalmente no contexto econômico atual que o país vive, em que o desemprego atinge patamares altíssimos e a inflação castiga a população.

Um levantamento recente feito pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostrou que, no mês de julho, o índice de famílias com alguma dívida era de mais de 70%, um dos mais altos da história.

Além do impacto tangível, existe outro aspecto sobre o qual a dívida tem grande influência, que é o efeito na saúde mental e emocional do indivíduo.

E, no mês dedicado ao cuidado da saúde mental, vamos falar sobre o impacto emocional das dívidas na vida das pessoas e de algumas dicas para sair dessa situação.

 

O endividamento

Existem diversos motivos para o endividamento. Ele pode surgir de repente, com alguma despesa alta e inesperada, ou pode ser gradativo, com faturas de cartão atrasadas, a famosa “bola de neve”.

Independentemente da natureza das dívidas, o impacto que elas causam na saúde emocional vai muito além de noites sem dormir.

 

Quais os principais problemas das dívidas para a saúde mental?

São muitos os impactos emocionais e físicos que as dívidas podem causar nas pessoas. Preocupação, medo, insegurança e a incerteza sobre recursos para compras básicas afetam diretamente o estado mental desse indivíduo.

Estresse, irritabilidade, mau humor e tristeza são alguns dos efeitos mais comuns que pessoas endividadas podem sentir. Em um primeiro momento, parece não haver motivo para preocupação, mas todos esses fatores somados podem causar problemas mais graves, como crises de ansiedade e depressão.

É preciso estar atento aos sinais. Quando a pessoa que está endividada começa a se isolar, ter crises frequentes de ansiedade ou tristeza profunda, o indicado é buscar ajuda profissional.

Quem sofre com o endividamento pode sofrer danos físicos também, apresentando ganho ou perda de peso excessiva, o que pode acarretar problemas de saúde como hipertensão, anemia e obesidade.

 

O impacto das dívidas vai além

Quando estamos extremamente preocupados, com muitos problemas, fica difícil nos concentrarmos em atividades rotineiras, como cuidar dos filhos e trabalhar. O impacto mental das dívidas vai além e afeta diversas áreas da vida.

O relacionamento com amigos e familiares pode ser afetado com o aumento de conflitos e discussões. O assunto dinheiro muitas vezes já é um tabu dentro de casa, o que acaba dificultando ainda mais o diálogo e a resolução do problema.

Leia também: Educação financeira de pai para filho

Além do ambiente familiar, problemas no trabalho podem aparecer. Pessoas endividadas estão constantemente tentando encontrar uma saída para o problema, que muitas vezes parece não ter fim, o que impacta na atenção e concentração, podendo acarretar baixa produtividade e problemas de relacionamento com colegas de trabalho.

 

Endividamento tem solução?

Na era da tecnologia e dos bancos digitais, hoje existe uma gama de possibilidades muito maior que a de 20 anos atrás. Uma alternativa é o empréstimo pessoal online.

Hoje é possível realizar todo o processo de solicitação de empréstimo de maneira totalmente online. Para solicitar um empréstimo pessoal com a Simplic, por exemplo, você precisa ter um CPF ativo, conta ativa em seu nome e ser maior de 18 anos.

Saiba o que é preciso para solicitar um empréstimo pessoal

Mesmo com restrições no nome, é possível solicitar um empréstimo online. O fato de estar negativado pode dificultar o processo e a liberação de crédito, mas não é somente este fator que é levado em consideração para aprovação ou não do empréstimo. São mais de 200 fatores considerados, como comportamento de compra e pagamentos, perfil de consumidor, entre outros.

Além do empréstimo, refinanciar as dívidas também é um caminho para o fim do endividamento, que nada mais é do que unificar as dívidas em uma parcela só. É preciso analisar o valor da parcela e as condições gerais da proposta para saber se essa é a melhor opção.

 

Dicas finais para a saúde emocional dos endividados

  • Não procure organizar apenas os números e sim organizar os pensamentos para controlar a ansiedade. Quanto mais deixar que os problemas te afetem, menor é a energia e força de reação. Sabemos que falar é fácil, mas é importante tentar.
  • Busque ajuda profissional. Não hesite em procurar um médico para avaliar a saúde emocional e também manter as consultas e exames de rotina em dia. Existem plataformas que oferecem atendimento psicológico com valores mais acessíveis e esse serviço também pode ser encontrado em faculdades.
  • Procure alternativas para ganhar um dinheiro extra. Vender algo, fazer serviços pontuais, freelas ou até mesmo revenda de produtos são algumas opções para conseguir uma renda extra.

 

Importante ressaltar que cuidar da saúde mental é um ato de autocuidado. Não deve ser uma preocupação pontual, mas sim constante. Cuide-se e busque ajuda sempre que sentir necessidade. E não esqueça: conte com o empréstimo pessoal da Simplic para sair do sufoco. Simule aqui.

Simule seu empréstimo