Blog Simplic

24 May 2021

Estou negativado. Como sair dessa situação?

Infelizmente, a inadimplência cresce consideravelmente em nosso país, e isso causa muitos impedimentos ao consumidor, como dificuldade de conseguir um empréstimo pessoal, crédito pessoal, financiamentos e até conseguir uma oportunidade de emprego. Mas aqui na Simplic é diferente.

 

Ter o CPF negativado, conhecido também como “nome sujo”, não significa que não possa obter um empréstimo pessoal para quitar suas dívidas. O que acontece é que, pessoas com restrição no CPF encontram mais dificuldades no processo de aprovação do crédito pessoal.

O processo de análise de crédito leva em conta diversos fatores para aprovar ou não uma solicitação de empréstimo pessoal.

Neste artigo, vamos te explicar como ocorre a negativação de um CPF e como regularizar essa situação.

 

Causas para negativação do CPF

 

Estar negativado, ou com o nome sujo, significa que existem pagamentos em atraso e que, a empresa que deveria receber determinado valor, realizou uma restrição por essa dívida.

O cenário econômico do país também é responsável pelo aumento do endividamento dos brasileiros, com o alto índice de desemprego e redução da renda do trabalhador, fazendo com que, consequentemente, as contas atrasem.

Outro fator limitante é que, com restrição no nome, o seu score de crédito, que é a pontuação dada por meio do seu histórico de pagamentos junto aos seus credores, cai consideravelmente, prejudicando solicitações futuras de crédito. Saiba mais sobre esse assunto aqui.

Mas afinal o que significa inadimplência?

 

Quando ocorrem atrasos, em qualquer pagamento seja contas de bens de consumo (água, luz, telefone, internet, TV por assinatura) ou compras pontuais, já pode ser caracterizada a inadimplência. Em atrasos acima de 15 dias o credor já pode notificar os serviços de proteção ao crédito para negativar o seu nome.

Na prática, as empresas aguardam de 30 a 60 dias para realizar a restrição.

Mas isso não significa que seu CPF será negativado de imediato. Antes que isso aconteça, você receberá uma notificação referente à dívida, e tem um prazo de 10 dias corridos para efetuar o pagamento.

 

Não consigo pagar nesse prazo. E agora?

 

Passado o prazo de 10 dias, se o pagamento não for efetuado, seu nome já estará incluso nas listas de dados de clientes negativados.

 

Mas, como saber se meu CPF está negativado?

 

A melhor forma de obter essa informação é por meio de um cadastro gratuito feito no site do Serasa. Lá, você faz o cadastro gratuitamente e consegue fazer consultar o CPF sem a necessidade de se deslocar da sua casa até um posto de atendimento presencial.

Após essa análise, você saberá exatamente com quais credores possui débito e nessa fase, você precisa entrar em contato com eles e informar que deseja regularizar suas dívidas da melhor forma possível.

Nesta situação, um empréstimo pessoal pode te ajudar a reorganizar a sua vida financeira.

 

Eu nunca fiz um empréstimo online. Como funciona?

 

O empréstimo online é uma forma prática, segura e eficaz de solicitar crédito sem sair de casa. Principalmente agora, em tempos de pandemia, que ficar em casa é a forma mais segura de prevenção do novo coronavírus, essa alternativa se encaixa perfeitamente em nossa realidade. Entenda as diferenças entre um empréstimo pessoal online e um empréstimo convencional aqui.

 

Mas fazer empréstimo pela internet é confiável?

 

Saiba que fazer empréstimo para negativado na internet é seguro. Nos últimos anos, a procura por essa modalidade de crédito cresceu, pois as pessoas com restrição no CPF, conseguem ter uma oportunidade de regularizar a situação junto aos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o SERASA. Saiba mais sobre a procura por empréstimos para pessoas negativadas aqui.

 

Acesse www.simplic.com.br e simule.

Simule seu empréstimo