Blog Simplic

20 May 2021

Como refinanciar suas dívidas?

A inadimplência assola muitos brasileiros, que, infelizmente, não têm conseguido honrar seus compromissos financeiros. Com isso, adquirem dívidas, muitas vezes com juros muito altos, e surge a necessidade de refinanciamento.

Essas dívidas podem se originar devido a atrasos em contas de consumo, como água, luz, mas também a partir de juros acumulados dos cartões de crédito, cartões para compras em supermercados e lojas de departamentos. Além da dor de cabeça, acumular dívidas podem sujar o seu nome, ou seja, ficar negativado.

O importante é elencar todos os seus débitos e buscar ajuda para solucionar essa pendência financeira.

Saiba que você, consumidor, além dos deveres a cumprir, também possui direitos quando está endividado. Não aceite nenhuma forma de constrangimento por parte do credor, e, ao ser acionado pelo credor referente à alguma dívida, você tem até 10 dias úteis para regularizar sua situação financeira. Saiba mais sobre esse assunto aqui.

Uma das formas mais seguras e vantajosas para resolver essa questão é através de um empréstimo para pagar suas dívidas. Procure obter um empréstimo pessoal no valor que você precisa para quitar todas as suas dívidas. Assim, você substitui os seus débitos por apenas uma parcela de empréstimo, em um valor compatível com seu orçamento.

 

Como solicitar um empréstimo?

Fique calmo. Iremos te ajudar nessa jornada.

Entenda que a demanda por pedidos de empréstimos para sanar dívidas não é um fato recente. De acordo com um levantamento feito pela Simplic em 2019, 55% dos brasileiros que solicitaram crédito durante o ano 2018 afirmaram usar o dinheiro para pagar contas ou quitar dívidas.

Busque obter empréstimo com empresas idôneas, fintechs ou instituições financeiras de confiança. Não aconselhamos solicitar empréstimo por meio de agiotas. Além de ser uma prática ilegal, o que constitui um crime, os juros são absurdamente altos. Relacionamos para você os 5 motivos para não pegar empréstimo com um agiota.

Com esses cuidados iniciais, você terá segurança e garantia de um empréstimo seguro e que não lhe trará transtornos futuros.

 

Passo a passo para refinanciar suas dívidas

Listamos para você alguns cuidados importantes quando se trata de refinanciar uma ou mais dívidas. São elas:

 

1) Identifique quais são os seus débitos: bens de consumo (água, luz, internet); cartão de crédito , cheque especial , empréstimo consignado, etc;

2)Conheça o valor real da sua dívida. Anote todas elas, de forma organizada. Crie uma planilha ou se preferir, anote em uma agenda pessoal. É importante esse registro para que você possa ter uma dimensão do valor que está devendo;

3)Calcule o valor das suas dívidas e anote o total. Essa informação será valiosa quando decidir optar pelo empréstimo;

4) Entre em contato diretamente com o credor. Procure obter descontos, caso o pagamento da dívida seja feito à vista, e entenda as condições que o credor pode te oferecer para a quitá-la;

5) Avalie todas as propostas que o credor venha a te oferecer;

6) Não aceite a primeira proposta que lhe for oferecida. Busque negociar o melhor valor que beneficie tanto você quanto o credor;

7) Ofereça contrapropostas. Desta forma, o credor entenderá que você está em busca de sanar essa dívida, e progressivamente, pode resultar em um acordo de valor acessível e benéfico para ambas as partes.

 

E se eu não conseguir uma negociação amigável com meus credores, o que eu faço?

 

Outra dica que pode te ajudar nesse caso é utilizar uma plataforma chamada Limpa Nome, que é oferecida pelo Serasa, empresa de análise e informações de crédito. Por meio da plataforma, você consegue fazer uma simulação de renegociação de dívidas. Temos um artigo exclusivo referente a esse assunto, com o passo a passo de acesso à plataforma. Descubra como usá-la aqui.

 

Agora que possui em mãos o valor real da sua dívida, você está pronto para obter o empréstimo pessoal que irá atender a sua necessidade financeira. Aproveite a oportunidade e simule seu empréstimo aqui

 

Agora que você já sabe como renegociar suas dívidas, chegou o momento de buscar uma vida financeira mais saudável. Nunca é tarde para recomeçar e aprender mais sobre Liberdade financeira: entenda o que é e os 7 passos para alcançá-la.

Simule seu empréstimo