Blog Simplic

24 September 2021

05 Dicas para manter a saúde mental em tempos de dificuldade financeira

Saúde mental é um tema que vem sendo cada vez mais discutido e valorizado nos meios de comunicação, nas empresas e dentro de casa. E nada pior que um momento financeiro complicado para abalar a saúde emocional, não é mesmo?

As dívidas vêm atormentando e comprometendo a saúde financeira das famílias brasileiras. A situação econômica complicada do país, a inflação, a pandemia e o desemprego são a combinação perfeita para gerar mais e mais pessoas endividadas.

E pessoas endividadas podem desenvolver problemas emocionais graves como depressão e crises de ansiedade, em alguns casos, precisando de tratamento e acompanhamento médico.

Leia também: Estou negativado, como sair dessa situação

Mas a boa notícia é que, com algumas ações simples no dia a dia é possível cuidar da mente e do emocional. Confira aqui 05 dicas para manter a saúde mental em tempos difíceis, mesmo com dívidas.

 

  1. Primeiro, entenda os porquês das dívidas

Tentar entender como e por que as dívidas começaram é um passo importante para você se sentir melhor e enxergar com mais clareza suas atitudes até aqui.

Aproveite esse momento de clareza e reflexão para anotar todas as dívidas. Saber exatamente quanto e para quem se deve é extremamente importante para tranquilizá-lo. Mais tranquilo, você conseguirá analisar com cautela as possibilidades de saída e qual o valor da parcela que caberá no seu bolso.

 

  1. Fale sobre o assunto, não tenha vergonha

Muitas pessoas lidam com os problemas guardando para si e, quando o assunto é dinheiro, é comum que pessoas endividadas tenham medo ou sintam vergonha em compartilhar um problema financeiro com familiares ou amigos.

Essa atitude pode agravar ainda mais a situação, aumentando a ansiedade e a sensação de estar só.

Além do alívio que é dividir um problema com alguém de confiança, o apoio e os conselhos que podem surgir de pessoas diferentes, fora da situação, ajudam a clarear as ideias e a colocar a cabeça no lugar para resolver de fato o endividamento. Experimente!

 

  1. Mude sua atitude e seu pensamento

Estar endividado abre caminhos para os piores pensamentos possíveis. A preocupação, ansiedade e medo de não conseguir pagar as dívidas assolam a mente e não ajudam a resolver o problema.

Para mudar isso, comece a encarar esses pensamentos, deixe que venham e depois mentalize a resolução, o que você já está fazendo ou irá fazer de diferente, diga para si mesmo o quanto é uma pessoa forte e resiliente.

Além disso, busque ocupar a cabeça com outras atividades, seja cursos online gratuitos ou fazendo algo que gosta como cozinhar, atividade física ou caminhadas no parque.

 

  1. Crie novos hábitos

Todo processo de sair de uma dívida requer uma revisão do comportamento financeiro para não voltar a cair na mesma situação novamente.

É importante revisitar hábitos antigos e identificar quais deles mais prejudicaram sua saúde financeira. Em paralelo, comece a implementar novos hábitos na sua rotina. Uma ótima maneira de começar é pela educação financeira.

Veja também: Filmes que ensinam sobre finanças

 

  1. Educação financeira

Talvez uma das dicas mais importantes para quem está começando a sair de uma situação de endividamento é aprender sobre finanças.

Não estamos falando aqui para você se tornar um especialista, mas noções básicas de finanças ajudam a entender como tudo funciona no universo financeiro. Entender o que significa cada taxa, acompanhar a movimentação do mercado, que influencia diretamente nos preços dos produtos e impacta nosso dia a dia, te levam a outro patamar de consciência financeira.

A internet possibilita acesso a inúmeros conteúdos, de profissionais confiáveis, que possuem canais no youtube ou usam as redes sociais para distribuir conteúdos sobre educação financeira como Me poupe, Dinheirama e o Primo Rico.

O blog da Simplic também é um espaço destinado a te ajudar a entender o universo das finanças e do empréstimo pessoal online, com dicas e orientações relevantes e atualizadas.

Simule seu empréstimo