Blog Simplic

25 August 2021

Educação financeira de pai para filho

A educação financeira começa dentro de casa, é quando aprendemos, desde cedo, a ter uma relação mais saudável e responsável com o dinheiro, nos tornamos pessoas mais conscientes financeiramente, e os pais são fundamentais para criar esta relação saudável das crianças com o dinheiro.

E no mês dos pais, separamos algumas dicas sobre educação financeira que podem ser facilmente aplicadas e que passarão de geração para geração da família.

Mas antes de começarmos, vamos entender o que é e a importância do planejamento financeiro na vida de qualquer pessoa.

 

Planejamento financeiro

Quando a família aumenta logo bate aquela preocupação com as finanças, e não é só com o primeiro ou até mesmo terceiro filho, isso sempre vai ser uma preocupação recorrente na vida dos pais.

Por isso o planejamento financeiro é tão importante, quando sabemos exatamente para onde vai nosso dinheiro, quais são os gastos fixos e variáveis, onde podemos tirar e onde conseguimos investir, tudo fica mais simples.

Além disso, só com um bom planejamento financeiro, é possível fazer reservas para faculdade ou uma reserva para usar como desejar depois dos 18 anos.

Mas é importante ressaltar que, quando falamos de planejamento financeiro familiar, todas as pessoas da casa devem estar envolvidas e que o assunto “dinheiro” jamais seja um tabu dentro de casa.

Leia também: 10 dicas para cuidar da sua saúde financeira

Porque é importante falar sobre educação financeira em casa?

Durante nossa infância e adolescência recebemos estímulos e aprendizados de diversas fontes, e o que aprendemos em casa levamos para nossa vida adulta com a nossa família e, muitas vezes, nem nos damos conta.

É bom que o diálogo sobre dinheiro dentro de casa seja aberto, quanto antes as crianças aprenderem a ter responsabilidade financeira menores são as chances delas se tornarem adultos endividados.

Agora vamos às dicas!

 

1. Primeiro, analise como está a sua relação com o dinheiro

A gente só ensina o que de fato praticamos em nossa vida, então faça uma autoanálise da sua relação com o dinheiro até aqui e qual o status atual.

Veja como está a sua organização financeira hoje e trabalhe as suas fraquezas com relação ao dinheiro.

 

2. Mostre o valor das coisas

Quando se é criança existe aquela ideia de que só é preciso se preocupar com dinheiro quando for adulto e trabalhar, e que a mesada é para gastar com o que quiser; bom, é importante mudar essa mentalidade.

Comece mostrando que para ter alguma coisa é preciso se esforçar para conseguir, e que quando entendemos o esforço, nosso e o do outro, valorizamos muito mais o que conseguimos ter.

 

3. Incentive o hábito de guardar

Sabemos o quanto poupar é difícil e ainda mais quando na infância isso nunca lhe foi apresentado, é bom que os pais expliquem a importância de guardar uma parte do dinheiro que ganha mostrando, por exemplo, como você organiza o seu.

Outro estímulo é fazê-los pensar no futuro, ao invés de usar a mesada para comprar um videogame ou um celular por exemplo, provoque-os a pensar em um intercâmbio, um curso de férias sobre games ou uma viagem com os amigos.

 

4. Querer e precisar

Conforme as crianças vão amadurecendo, começam a entender essa diferença, mas quando exercitada desde sempre dentro de casa ela pode ter mais força.

Preste atenção nos desejos que seu filho diz “precisar”, e se perceber que são coisas pequenas e supérfluas, é hora de sentar e conversar. Mostre que ter um dinheiro para poder comer um lanche na escola é mais importante que comprar mais um jogo de videogame.

 

Sendo assim, concluímos que a educação financeira é parte importante da rotina da família, e pode ser decisiva na relação das crianças com o dinheiro durante toda vida.

Esperamos que estas dicas tenham te ajudado a pensar ou repensar como você ensina, ou irá ensinar, educação financeira para seus filhos.

Não esqueça, se estiver passando por um momento financeiro complicado como gastos não previstos ou até mesmo recurso para um novo projeto, a Simplic oferece empréstimo pessoal online de maneira segura e rápida. Simule no site e saiba mais.

 

Simule seu empréstimo