Blog Simplic

29 July 2021

O que é preciso para pedir um empréstimo pessoal?

Muitas dúvidas aparecem na hora de solicitar um empréstimo pessoal, e uma delas é o que é necessário apresentar para pedir uma proposta.

Mas, antes de falarmos sobre o que é preciso para pedir um empréstimo pessoal, vamos relembrar o que é o crédito pessoal e em quais situações solicitá-lo.

 

O que é o empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é uma das modalidades de empréstimo existentes no mercado e não requer garantia de bens para solicitação.

Uma vez solicitado e o empréstimo pessoal for aprovado pela instituição financeira, um contrato será encaminhado para firmar a solicitação com todas as informações sobre pagamento, taxas e condições gerais do empréstimo.

Com o avanço da tecnologia solicitar um empréstimo pessoal ficou mais fácil e seguro, a Simplic, por exemplo, oferece esta modalidade de empréstimo de maneira 100% digital através do site.

Importante lembrar que, para não cair em golpes do empréstimo na internet, sempre verificar a instituição financeira na qual está solicitando a proposta de empréstimo. Se possui autorização do Banco Central, site e canais de atendimento, além de consultar a reputação desta empresa em sites como Reclame Aqui.

 

O que preciso para pedir um empréstimo pessoal?

 

Instituições financeiras sérias que oferecem empréstimo pessoal, como a Simplic, possuem um processo similar para solicitação de empréstimo pessoal online.

Primeiramente, para estar apto a solicitar um empréstimo pessoal online, é necessário ser:

> Maior de 18 anos

> CPF válido

> Possuir conta bancária. Os bancos para depósito do empréstimo podem variar de empresa para empresa. Sendo assim, verifique sempre se o banco no qual possui conta está na lista da empresa credora.

Estes são apenas os pré-requisitos necessários para solicitar um empréstimo pessoal, e não significa que apenas possuindo todos os itens da lista o crédito será aprovado.

Após cadastro e envio das informações, toda a proposta de empréstimo pessoal passa por uma análise de crédito com diversas variáveis que as financeiras utilizam para aprovar ou não uma proposta.

Histórico financeiro e restrições no nome são algumas dessas variáveis. Na Simplic, você pode solicitar um empréstimo mesmo estando negativado.

Leia também: Opções financeiras para negativados

 

Outras modalidade de empréstimo

Agora que já vimos o que é preciso para solicitar um empréstimo pessoal, é importante reforçar que outras modalidades de empréstimo possuem demandas diferentes e outras etapas no processo.

Vamos conhecer um pouco sobre cada um.

Empréstimo consignado

No empréstimo consignado, o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento. Se optar por solicitar esta modalidade de crédito, é preciso, além dos documentos básicos RG, CPF e comprovante de residência, ter:

> Vínculo empregatício

> Idade mínima de acordo com o banco. Elas variam de acordo com cada instituição.

> Comprovação de renda. Que pode ser via holerite ou INSS

 

Empréstimo com garantia

É a modalidade de empréstimo na qual é preciso ter um bem de valor elevado como veículo ou imovel, que ficará como garantia caso o solicitante não consiga pagar as parcelas do empréstimo. Esta modalidade é ideal para quem precisa de valores altos de empréstimo.

Para realizar a solicitação é preciso ter:

> Documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência)

> O bem deve estar no nome do titular e passará por uma avaliação

Além disso, caso o bem seja um imóvel, o valor do empréstimo não pode ultrapassar 60% do valor total.

 

Quando pedir um empréstimo pessoal é um bom negócio?

O empréstimo pessoal pode ser uma ótima opção para quem está passando por um momento financeiro complicado, tem dívidas acumuladas ou quer impulsionar um pequeno negócio.

Mas, antes de solicitar um crédito pessoal:

> Verifique se a empresa é séria e pesquise sobre ela

> Coloque todas as dívidas no papel

> Simule valores das parcelas para garantir que caberá no bolso todo mês, evitando atrasos e uma nova dívida.

Assim, aos poucos, você organiza sua vida financeira e melhora a relação com o dinheiro.

Leia também: 10 dicas para cuidar da sua saúde financeira

 

Simule seu empréstimo