Blog Simplic

29 September 2021

Empréstimo pessoal para quitar dívidas vale a pena? Saiba quando pedir e organize sua vida financeira

O empréstimo pessoal pode ser a solução para quitar uma ou mais dívidas, mas será que é o caminho para qualquer endividamento?

É muito importante analisar com cautela o seu momento financeiro antes de optar por um empréstimo pessoal para quitar dívidas, isso inclui verificar as taxas de juros, o valor das parcelas e o tempo de parcelamento.

E, antes de começarmos a falar sobre o empréstimo pessoal para quitar dívidas, precisamos falar sobre como funciona o empréstimo pessoal atualmente.

O empréstimo pessoal

Hoje no mercado existem diversos tipos de empréstimo para diferentes necessidades como por exemplo, o empréstimo consignado, empréstimo com garantia de imóvel ou carro e o empréstimo pessoal.

Além disso, a possibilidade de solicitar um empréstimo 100% online agilizou o processo, mas também abriu espaço para os golpes do empréstimo na internet. Por esse motivo é importante verificar se a empresa na qual irá pedir o empréstimo pessoal é confiável, e se está em conformidade com as exigências do Banco Central.

Leia também: Entenda porque o depósito antecipado não existe no processo de empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal para quitar dívidas

Utilizar crédito para pagar dívidas pode ser uma ótima opção para sair do sufoco e unificar as pendências em uma única parcela, mas é preciso pensar que este empréstimo não pode se tornar parte do problema e endividá-lo ainda mais.

Para entender na prática se o empréstimo pessoal é uma boa opção para você, separamos alguns pontos para refletir e avaliar o seu momento financeiro atual.

Restrição no nome

Estar com o nome sujo é um problema que acomete muitas pessoas. Além de ser uma pedra no sapato, dificulta a solicitação de crédito e financiamentos, sem contar as milhares de ligações por dia.

Se o empréstimo for resolver as pendências atuais e as parcelas cabem no seu bolso, é interessante considerar o crédito, e assim evitar problemas maiores por estar com o nome sujo.

Leia também: Opções financeiras para negativados

Reduzir tempo da dívida

Muitas vezes para conseguir arcar com o valor das parcelas de determinada dívida, a quantidade de parcelas acaba se estendendo por mais de anos, o que é muito ruim pois uma coisa é pagar uma parcela de um bem como um carro ou imovel em 48 vezes, outra é pagar uma dívida. A sensação de estar jogando dinheiro fora é enorme, não é mesmo?

Mas se o empréstimo que você está considerando pedir irá reduzir o tempo e quantidade de parcelas atuais, é válido cogitar a troca. Exemplificando, se a sua dívida atual tem um prazo de 30 meses para quitação e o empréstimo pessoal reduzirá para 18 meses.

Descontos para quitar a dívida

Se o empréstimo pessoal permitirá o adiantamento de parcelas também é um ponto importante na hora de decidir utilizá-lo em uma determinada dívida. Fique atento às taxas para não acabar trocando seis por meia dúzia, ok?

Sendo assim, o empréstimo pessoal online pode sim te ajudar a resolver pendências financeiras que te tiram o sono, o importante é analisar com cautela o cenário para não acabar se complicando ainda mais.

A Simplic tem uma linha de crédito pessoal que atende inclusive pessoas que estão negativadas com um processo rápido e seguro totalmente digital. Faça uma simulação aqui no site.

Simule seu empréstimo