Blog Simplic

atualizado em: 17 February 2021

10 dicas para reunir os amigos e economizar durante a Copa

De quatro em quatro anos, uma cena se repete por todo o Brasil: o país se pinta de verde e amarelo para torcer pela nossa Seleção em busca de mais um título na Copa do Mundo. E nada melhor do que acompanhar a caminhada em busca do hexa ao lado de quem a gente gosta, não é? Conta-se que nas primeiras conquistas brasileiras em Mundiais, entre 1958 e 1970, boa parte população ainda não tinha acesso a televisores, itens restritos a classe alta na época. Por isso, era comum que em meio a paixão pelo futebol, muitas pessoas de uma mesma rua acabavam se reunindo na casa de vizinhos que possuíam o aparelho de TV para acompanhar a seleção canarinho.

Muita coisa mudou de lá para cá. Hoje os televisores se tornaram mais populares nos lares brasileiros, sem contar a facilidade criada pelos smartphones. Nem por isso as pessoas deixaram de lado a tradição de se reunir em época de Copa do Mundo. Muito pelo contrário. É cada vez mais comum a cada Copa nos juntarmos para vibrar e sofrer em frente à TV com a nossa Seleção. Por isso, a Simplic separou um verdadeiro time de dicas, escaladas de 1 a 10, para que você possa se divertir com a família e os amigos na Copa do Mundo de 2018 sem gastar muito dinheiro. Confira!

  1. Planeje o encontro

    Antes de mais nada, é essencial que você não deixe para decidir de última hora onde deve assistir às partidas da Copa. É comum que as empresas liberem seus funcionários poucas horas antes do início de jogo da Seleção Brasileira e, por isso, o trânsito de veículos nas ruas acaba ficando intenso momentos antes de a bola rolar. Se você não souber onde assistir, mais confuso poderá ficar quando o jogo chegar. Converse com os amigos dias antes e combine cada evento. Utilize os grupos de WhatsApp para marcar local e horário de cada encontro, compartilhe o calendário de jogos da Seleção e deixe salvo na sua agenda. O planejamento será sempre o primeiro passo para você se organizar.

  2. Divida os gastos com os amigos

    Caso a reunião com os amigos seja na sua casa e sua rotina seja um pouco apertada, uma pessoa poderá ficar responsável por comprar as comidas e bebidas, acertando o pagamento no local. Essa é uma ótima oportunidade para sugerir a “vaquinha” para pagar as despesas. Outra opção é cada um levar algum quitute. Só não esqueça de combinar certinho com os amigos para não levarem coisas repetidas.

  3. Faça a própria comida

    A Copa do Mundo aquece a economia mundial em vários setores, e um dos principais é o alimentício. Fala sério, é uma delícia pedir aquela pizza gigante ou até aquele lanche maravilhoso na sua lanchonete preferida, não é? Mas lembre-se: se o Brasil chegar na final, serão 7 jogos, ou seja, sete encontros que acumulados podem pesar no seu bolso. Por isso, você e seus amigos podem optar pela refeição caseira. Opções criativas e baratas não faltam. Os mais comuns são o cachorro-quente, o hambúrguer caseiro, petiscos de churrasco e, claro, a pipoca, item que não pode faltar em um jogo na frente da TV e sai bem mais barato do que um pacote de salgadinhos, por exemplo.

  4. Bares e shoppings? Prefiro em casa!

    Ok, ninguém é de ferro! Às vezes realmente é mais legal acompanhar os craques do Mundial em um telão 4K com 200 torcedores gritando e bebendo dentro de um bar do que em um colchão espalhado na sala de casa. Mas lembre-se mais uma vez: são sete jogos até a final se o Brasil chegar lá. Uma vez ou outra opte por reunir a galera em casa mesmo. Sai mais barato em quase todas as comparações, preços de comida e bebidas. Sem falar na despesa com o transporte, que muitas vezes será o táxi por conta das cervejas. Nesse caso, santo de casa faz milagre, sim!

  5. Peça carona aos amigos

    Vai acompanhar o jogo na casa de um amigo? Peça carona! Recentemente o governo voltou a discutir o aumento de combustível e está cada vez mais caro andar de carro no Brasil. Por isso, não tenha a menor vergonha na hora de pedir uma carona aos amigos, especialmente se for acompanhar aos jogos da Copa com os colegas de trabalho. Já que todos saem no mesmo horário, por que cada um ir em um carro em separado se podem dividir o mesmo transporte? E caso o “motorista” escolhido na ocasião seja você, vale apelar mais uma vez para a vaquinha na hora de dividir o custo do combustível com os caroneiros.

  6. Compre bebidas no atacado

    É difícil reunir os amigos para assistir aos jogos e não ter aquela velha discussão: quem traz as cervejas? E os refris? Mas de qual marca vamos levar? Lá na dica número 1 você já leu que é primordial se planejar antes do encontro, e isso vale também para a divisão das bebidas. Muitos supermercados realizam promoções de bebidas na Copa para aumentar as vendas, ainda mais nos dias dos jogos do Brasil. Então não deixe para comprar sua cerveja ou refrigerante só no dia do encontro com os amigos, aproveite cada promoção e não descarte a compra em grande quantidade nos atacados. Seu bolso irá agradecer!

  7. CLIQUE AQUI E SIMULE JÁ SEU EMPRÉSTIMO ONLINE!

  8. Faça sua própria decoração

    Uma das partes mais legais das Copas do Mundo é a maneira que o povo aqui do Brasil transforma isso em festa. Ruas e casas decoradas, calçadas pintadas, bandeiras espalhadas a cada esquina. Realmente o clima é diferente no país. Mas até nisso você pode economizar se for criativo. Dos adereços mais procurados em lojas e papelarias estão as cornetas, bandanas e bandeiras. Mas boa parte da decoração você pode fazer manualmente, em casa. Se a parte artística não for muito bem o seu ponto forte, não há problemas. Existem inúmeros canais de vídeos na internet que ensinam desde os princípios básicos até os mais avançados de artesanato. Use e abuse da criatividade com materiais baratos e reciclados, até mesmo os que você já tem em casa e nem imagina que dá para adaptar em lindos objetos decorativos para acompanhar a Copa com estilo.

  9. Fique atento às liquidações de uniformes

    Não tem a mesma graça torcer em frente à TV se não estiver vestindo verde e amarelo como 99% dos seus amigos, não é verdade? Caso você não tenha se preparado e adquirido uma camisa da seleção com antecedência, fique atento às promoções e liquidações de peças nessa época do ano. Há ferramentas disponíveis na internet que podem ajudar a acompanhar a variação de um determinado produto, como a camisa oficial da Seleção Brasileira, por exemplo. Ainda assim, muita gente julga ser muito caro pagar cerca de duzentos reais em uma peça de roupa que usará em um mês e depois provavelmente ficará no guarda-roupas por mais quatro anos. Então, a alternativa é partir para peças não oficiais, geralmente de malha, que fazem referências às cores da bandeira brasileira. E não há nenhum problema em não vestir a camisa de jogo da Seleção. Pelo alto preço, é melhor investir em uma peça alternativa e personalizada com o seu gosto, podendo até ser customizada por você, do que comprar um produto pirata.

  10. Substitua o rolê pelo jogo

    A Copa do Mundo da Rússia terá jogos nos períodos da manhã e da tarde durante todos os dias da semana. O Brasil, por exemplo, estreará às 15h de um domingo, depois joga às 9h da manhã de uma sexta-feira e finaliza a fase de grupos numa tarde de quinta. É possível que alguns jogos seguintes também caiam próximos dos finais de semana. Por isso, pensando em economizar, você e seus amigos podem trocar o passeio no shopping, a ida à balada ou a sessão de cinema pela reunião em casa para assistir aos jogos. Se a ideia do “rolê” é estar entre quem a gente gosta, você não precisa fazer isso várias vezes por semana, acumulando gastos e mais gastos. Aproveite os jogos como oportunidade para conhecer gente nova, convide os amigos de amigos e torne a experiência em casa melhor que uma volta na cidade.

  11. TV e sofá novos

    Nenhum mercado cresce mais no Brasil em ano de Copa do Mundo do que a venda de eletrodomésticos. Um recente levantamento do Google mostra que as TVs de 4K de 58 polegadas, por exemplo, cresceram mais de 1000% nas vendas comparado ao mesmo período de 2014, quando foi realizada a última Copa. A comercialização de antenas HDTV aumentou 700%. Já dos sofás de seis lugares cresceu 400% segundo a mesma pesquisa. As lojas se aproveitam da grande procura e aumentam os preços para melhorar os lucros no período. Se você observar, a publicidade na venda de sofás e televisores também aumenta muito e falsas promoções podem enganar os consumidores, que por vezes acabam pagando mais caro. Nesse caso a dica é pesquisar muito, uma ótima opção são os buscadores de preço na internet. Se o seu orçamento estiver um pouco apertado agora e a compra puder esperar, melhor deixar para depois. Com a grande produção dos dois itens, muitos produtos acabarão sobrando nos estoques após o término da Copa do Mundo e as lojas serão obrigadas a liquidar os estoques. Por isso, fique atento e aproveite o período pós-Copa para trocar sua TV ou sofá com uma economia que poderá chegar a até 40%. Se, mesmo assim, optar por adquirir um aparelho, veja o conteúdo especial que fizemos sobre quais os televisores são ideais para acompanhar os jogos.

Apertou? Chama a Simplic! Caso tenha se desorientado entre as contas e gastos extras no período da Copa, não precisa se preocupar, nós te ajudamos! Empréstimo pessoal online, rápido, fácil e seguro. Crédito para assalariados, autônomos, aposentados, pensionistas, servidores públicos e até para negativados. Se você tem uma dívida que não sai da cabeça, pode fazer um empréstimo, resolver a situação e ficar mais tranquilo para ver os jogos da Copa. Você já sabe: se é simples, é Simplic!

Simule seu empréstimo