Blog Simplic

14 May 2018

Qual o melhor tipo de financiamento para comprar um carro?

Comprar um carro exige disciplina financeira, pesquisa e consciência dos gastos extras que um automóvel traz. No entanto, é muito difícil ter o dinheiro em sua totalidade para efetuar a compra do carro. Isso é normal e não significa que você não possa realizar o sonho de ter o veículo próprio. Existem outras maneiras de conseguir alcançar seu objetivo. As mais conhecidas são os financiamentos de carro. Mas você sabia que existe mais de um tipo de modalidade de pagamento? A Simplic separou os principais tipos de financiamento para carro para você não ter mais dúvidas!

Financiamento de carro: qual tipo escolher?

Os três modelos de financiamento mais comuns são: CDC (Crédito Direto ao Consumidor), Leasing e consórcio. Qual deles é mais adequado para a sua situação?

O método mais conhecido de financiamento de carro é o consórcio. Ele é indicado para quem não precisa do automóvel a curto prazo, já que não é possível saber quando o consorciado será contemplado. É uma modalidade que tem vantagens financeiras, pois conta com taxas de juros mais baixas do que os outros financiamentos citados.

Como funciona o consórcio de carro

O sistema de consórcio é uma espécie de poupança coletiva. Os participantes (consorciados) contribuem com uma parcela fixa todo mês para comprar um carro. O veículo não precisa ser previamente determinado, a pessoa contemplada pode utilizar o valor para adquirir o modelo que desejar. Tudo depende de como o consórcio for montado. Vale lembrar que os preços das parcelas podem variar, tanto para mais quanto para menos, dependendo do preço do automóvel, redução de impostos, etc. Um consórcio pode durar até 84 meses e é cobrada uma taxa de administração por quem está prestando o serviço. Quem deixar de pagar as prestações será considerado um consorciado excluído, e participará de sorteios mensais entre outros excluídos, tendo direito aos valores já pagos por ele e com penalidades previstas no contrato.

A contemplação ocorre de duas maneiras:

  • Sorteio: um sorteio é feito todos os meses entre os participantes ainda ativos e com as prestações em dia. Quem for contemplado, recebe o valor total ou o carro de maneira antecipada.
  • Lance: é possível que um consorciado ativo também faça um lance para receber o bem/valor antecipadamente. A escolha pelo lance a ser contemplado é estipulada no contrato do consórcio.

Vantagens e desvantagens de um consórcio

Além de apresentar poucos juros (ou nenhum tipo de juros) e valores costumeiramente menores que outros financiamentos, o consórcio também tem outras vantagens:

  • Diversidade de planos: antes de assinar o contrato com a administradora autorizada, você define o valor da parcela e número de mensalidades.
  • Menos burocracia: não costuma ser totalmente necessária a comprovação de renda para entrar em um consórcio.
  • Planejamento a longo prazo: como o consórcio é uma espécie de poupança, você aprende a lidar com o dinheiro de maneira mais responsável, se vendo obrigado a reservar uma parte dos seus ganhos para o fundo de investimento do carro.

O consórcio também tem outras desvantagens, além do possível tempo de espera para conseguir o bem:

  • Risco de inadimplência: pode servir tanto para você, que não está habituado a fazer uma reserva mensal, quanto para outros participantes do grupo. Se outros participantes deixarem de pagar suas respectivas parcelas ou resolverem abandonar o consórcio, todos os outros participantes serão prejudicados.
  • Dificuldade na desistência: normalmente, se um consorciado desistir de ficar no grupo de consórcio, é preciso vender a cota para outra pessoa.

Crédito Direto ao Consumidor: como funciona?

Outro método bem comum é o CDC, que é um tipo de empréstimo feito junto à uma instituição financeira. A pessoa efetua a compra do carro, podendo até deixar em seu próprio nome, e paga as parcelas para a instituição credora. No entanto, o veículo não pode ser negociado, já que é ligado à instituição até que todas as prestações sejam pagas.

A vantagem sobre o consórcio é que o carro é seu na hora que quiser. Porém, as taxas de juros costumam ser altas e fixas, negociadas no início do contrato. Se o comprador deixar de pagar as prestações, o banco pode entrar com uma ação judicial para ficar com o carro, que será leiloado.

Como funciona o Leasing para carros?

Nesse tipo de financiamento, o carro fica no nome da empresa que fará o leasing. A empresa, no caso, é uma instituição financeira que trabalha com esse tipo de serviço. Essa modalidade também é conhecida como “arrendamento mercantil”.

Funciona da seguinte maneira: a empresa de leasing fica com o carro no nome dela e vai alugá-lo para você. Ao término das prestações e prazos acordados com a empresa, o consumidor pode se tornar proprietário do veículo.

As vantagens do leasing são que os juros são menores que o CDC e você também pode utilizar o carro sem muito tempo de espera, além da possibilidade da escolha do modelo de veículo que mais agrade você, já que você estará efetivamente só o alugando. Porém, o usuário não terá propriedade de fato do veículo durante o contrato, isso possibilita a retirada do carro com mais facilidade na falta do pagamento de uma prestação.

Qual a melhor opção de financiamento de carros?

Agora que você já entendeu sobre os principais tipos de financiamentos para comprar um carro, com suas vantagens e desvantagens, ficou mais fácil de escolher. Você precisa de um carro urgente e não está com tanto dinheiro? Leasing pode ser a solução. Necessita de um automóvel de imediato e não pode depender de outra empresa? CDC deve atender às suas necessidades. Não tem tanta pressa assim para ter seu veículo? Uma boa opção é o consórcio. Lembre-se que alguns documentos são essenciais para todas as formas de financiamento: RG, CPF, comprovante de estado civil e comprovante de rendimentos, todos originais e com suas respectivas cópias. Além disso, sempre analise os contratos e formas de negociação do financiamento, já que às vezes um outro tipo de financiamento pode se mostrar mais vantajoso na hora de negociar. Com essas dicas, comprar um carro ficou simples como a Simplic! Se precisar daquela ajuda para não atrasar uma parcela e não correr o risco de perder seu carro, conte com um empréstimo urgente Simplic!

Simule seu empréstimo