Blog Simplic

11 July 2017

Consórcio: uma forma de adquirir bens com planejamento

A casa própria, um apartamento na praia, o carro novo, um caminhão para o trabalho ou quem sabe aquela viagem. As pessoas sempre têm um sonho de consumo, mas nem sempre é fácil realizá-los. Você sabe que a melhor maneira de poder adquirir um deles é com dinheiro na mão, mas se você não consegue poupar de forma organizada para alcançar o seu objetivo, o consórcio pode ser uma boa alternativa. Esse tipo de investimento costuma ser seguro e é uma forma inteligente de economizar para alcançar seus planos. Mas antes de fechar negócio, confira tudo o que você precisa saber sobre consórcios aqui no blog do Simplic!

Afinal, o que é consórcio?

O consórcio é uma poupança em grupo, usada para fazer uma compra planejada. Em um consórcio, pessoas físicas ou jurídicas se reúnem para adquirir um bem por meio do autofinanciamento, comprando uma cota que será paga em prestações mensais que são menores do que em um financiamento convencional, já que não há cobrança de juros, apenas uma taxa da empresa administradora do consórcio.

E como funciona?

Uma assembleia é realizada todos os meses e um número correspondente a uma cota é sorteado. O dono dessa cota é contemplado com uma carta de crédito para adquirir o bem. Além do sorteio, o participante também pode antecipar a contemplação. Nesse caso, ele oferece um lance, ou seja, antecipa as parcelas. Quem oferecer um valor mais alto leva a carta de crédito.

O que posso comprar com um consórcio?

As possibilidades de compra com um consórcio são muito amplas, indo de bens móveis, como consórcio de carros, motos, caminhões, ônibus e barcos, até casas, apartamentos e terrenos. Além disso, alguns consórcios possibilitam usar o crédito para comprar eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e serviços, como tratamentos estéticos, odontológicos e viagens.

O consórcio é ideal para quem?

O consórcio é uma forma de comprar alguma coisa de forma planejada e sem juros, porém exige um pouco mais de tempo para a conquista desse bem. Então, alguns pontos devem ser levados em conta antes de optar por um consórcio.

  • Você é disciplinado?
  • Você sabe se planejar?
  • Você quer mesmo investir nesse bem?
  • Você não está com pressa?

Se respondeu sim a todas as perguntas, provavelmente o consórcio é mesmo uma boa saída para você, que não tem dinheiro para pagar à vista, mas sabe que a opção se torna muito mais vantajosa do que financiar.

Como fazer um consórcio de forma segura?

Como todo investimento, você deve ter cautela na hora de entrar em um consórcio. Tome alguns cuidados para ter certeza de que está fazendo um bom negócio:

  • Escolha uma administradora de consórcio autorizada pelo Banco Central e cheque se há alguma reclamação sobre essa empresa.
  • Pesquise e compare bastante as taxas de administração antes de fechar o contrato.
  • Escolha uma parcela que não pese no seu bolso e possa trazer dificuldades de pagamento no futuro.
  • Leia todas as cláusulas com muita atenção. Veja quais as taxas cobradas para não ter surpresas desagradáveis.

Além disso, se já estiver pagando o consórcio e quiser dar um lance, a dica é propor um valor mais alto do que o mais elevado ofertado na última assembleia. Mas prepare o bolso para não esgotar suas reservas financeiras. Se você já recebeu sua carta de crédito, ainda pode fazer uma aplicação até o final do prazo combinado, deixando que o dinheiro renda um pouco mais.

E se eu não conseguir mais pagar o consórcio?

Você já entrou em um consórcio, mas agora, por algum imprevisto financeiro, não está mais dando conta de pagar as prestações? Saiba que além de perder a chance de ser contemplado nos sorteios, você pode ter que arcar com juros e multas. Então, caso a parcela não esteja cabendo mais no seu bolso, é hora de buscar a administradora e tentar resolver essa situação. Você tem algumas alternativas, como pagar um valor menor mensal para receber um bem mais barato, vender a cota do consórcio para outra pessoa ou ainda sair do consórcio sem vender a cota e pegar uma carta de crédito com valor reduzido, correspondente ao total que já foi pago.

Você já sabe como fazer um bom investimento por meio de um consórcio. Agora, se entre todas as contas que surgem no dia a dia, aparecer um imprevisto e você precisar de uma ajuda no orçamento, conte com o empréstimo pessoal Simplic. Rápido, fácil e sem burocracia. Precisou? Simule agora. Porque se é simples, é Simplic!

Simule seu empréstimo