Blog Simplic

29 July 2021

Como funciona o empréstimo para autônomos e microempreendedores? Confira aqui

O empréstimo para autônomos e microempreendedores (MEI) é uma alternativa para aqueles que precisam de dinheiro, seja para quitar dívidas ou impulsionar o negócio. São duas modalidades de trabalho que vêm crescendo nos últimos anos, sendo o microempreendedor (MEI) em 2020, responsável por mais de 56% do total de negócios em funcionamento.

Além disso, um levantamento recente realizado pela Simplic, mostrou que houve um aumento de solicitações de empréstimo com a finalidade de abertura de novos negócios. O que reforça a possibilidade do empréstimo como meio para o crescimento de pequenos negócios.

Mas, antes de falarmos sobre como funciona o empréstimo para autônomos e microempreendedores, é importante entender as diferenças entre as duas modalidades.

 

As diferenças entre ser autônomo e microempreendedor

De acordo com o Sebrae, profissionais autônomos são aqueles que exercem funções,em sua maioria, regulamentadas, como dentistas, psicólogos e advogados. São profissionais com habilidades necessárias para exercer determinada função e que optaram por realizar tais atividades por conta própria, sem vínculo empregatício.

Já o microempreendedor individual (MEI), foi criado pelo governo em 2008 com o objetivo de formalizar algumas atividades profissionais informais. Quando uma pessoa física se cadastra como MEI, é gerado um CNPJ, mas é importante entender que, um microempreendedor não é, de fato, uma empresa, e é exatamente isso que o possibilita ter certos benefícios como, isenção de alguns impostos, redução de outros e prazos de quitação diferenciados.

Para se enquadrar na categoria é necessário ter a função cadastrada nesta lista, além de:

  • Não ter faturamento anual maior que 81 mil
  • Não possuir vínculo com outra empresa, seja como sócio ou titular.

 

Empréstimo para autônomos

Hoje no mercado o profissional autônomo tem duas opções principais de crédito, o empréstimo pessoal e o empréstimo com garantia.

O empréstimo pessoal é uma ótima opção para quem precisa de dinheiro rápido. Além disso, você não precisará comprovar como utilizará o dinheiro e sim, apenas a comprovação da renda.

Para comprovação da renda é necessário apresentar extratos bancários de movimentação da conta nos últimos seis meses. Além disso, outros fatores como não ter restrição no nome também podem facilitar o processo de solicitação de crédito pessoal.

Já o empréstimo com garantia, como o nome sugere, é a modalidade de empréstimo na qual o solicitante deixa um bem de valor elevado como um carro ou casa, como garantia possibilitando assim obter valores mais altos.

Atenção, pois para solicitar um empréstimo com garantia, o bem precisa estar registrado no nome do titular que solicitar o empréstimo e, caso a pessoa não consiga pagar as parcelas, o bem será leiloado ou colocado à venda para cobrir o valor do empréstimo.

Empréstimo para microempreendedor individual (MEI)

O microempreendedor individual (MEI) além das opções de empréstimo pessoal e empréstimo com garantia, existem também as linhas de crédito para MEI como:

>Linha de microcrédito: Oferecida por algumas instituições financeiras visando impulsionar o surgimento de pequenos negócios. É importante ressaltar que, nesta modalidade, é necessário informar onde o dinheiro será aplicado, além da projeção de resultados e documentos pessoais e o certificado de microempreendedor individual.

>Cheque especial ou LIS pessoa jurídica: Assim como para pessoa física, existe a possibilidade de liberação de saldo no cheque especial para empresas.

> Capital de giro: Este empréstimo consiste em antecipar um valor que a empresa para as necessidades imediatas de caixa.

Leia também: Entenda as diferenças dos empréstimos

Concluímos que o empréstimo para autônomos e microempreendedores deve ser considerado como opção na hora de expandir o negócio ou resolver pendências financeiras.

A Simplic oferece a modalidade de empréstimo pessoal com um processo simples e totalmente online, mesmo para quem está negativado. Simule aqui

Simule seu empréstimo