Blog Simplic

28 March 2023

Quais as vantagens das instituições financeiras digitais

Nesses últimos anos, novas instituições financeiras surgiram como uma resposta à necessidade de desburocratização e ao aprimoramento da experiência do cliente, o que exigiu que os bancos tradicionais se modernizassem. Mas você já se perguntou quais as vantagens de instituições financeiras digitais?

O banco digital

O banco digital é uma instituição financeira que oferece serviços bancários de maneira 100% digital. O cliente administra todas as transações pelo aplicativo, da abertura de conta, aos pagamentos, solicitação de empréstimo pessoal e de cartão de crédito.

Como não existe uma agência bancária, banco e o cliente precisam manter o relacionamento pelos canais digitais, o que confere maior comodidade ao cliente.

Além disso, os bancos digitais são regulamentados pelo Banco Central (Bacen). Portanto, o cliente desfruta de segurança em todas as operações, incluindo investimentos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

E como as operações são feitas pelo próprio cliente e em ambiente virtual, os preços e taxas associados aos serviços financeiros são muito menores, ou mesmo inexistentes, trazendo aos bancos digitais uma grande vantagem perante os bancos tradicionais.

Mas embora a maioria dos bancos digitais se enquadra na categoria de fintech, ou seja, uma startup do sistema financeiro, nem todo banco digital é um banco de fato. Afinal, para receber essa denominação é preciso ser regulamentado pelo Bacen.

Banco digital funciona melhor do que um banco tradicional

Um banco digital oferece diversos serviços, o que torna essa plataforma bastante democrática para os brasileiros:

  • Abertura de conta digital;
  • Transações financeiras como saques, pagamento em débito ou crédito, transação via PIX ou TED etc.;
  • Pagamento de contas por boleto;
  • Linhas de crédito como cartão, empréstimo pessoal, financiamento de veículos, financiamento imobiliário, entre outros;
  • Conta poupança;
  • Seguros;
  • Consórcios;
  • Investimentos em CDB, CDI e LCI.

A maioria dos serviços bancários que mencionamos acima, como abertura de conta, transações financeiras, pagamentos e cartão de crédito são feitas sem qualquer cobrança de tarifa, sendo essa uma das principais vantagens das instituições financeiras digitais.

É seguro colocar meu dinheiro em um banco digital?

Sim, pois conforme mencionamos na introdução deste artigo, qualquer banco digital precisa de autorização do Banco Central para funcionar. O Bacen garante que todos os dados e transações financeiras aconteçam em um ambiente seguro, livre de riscos.

Quem tem investimentos financeiros, limitados a R$250 mil, pode ficar tranquilo, pois eles são protegidos pelo FGC assim como em uma instituição financeira tradicional. Ou seja, você pode ficar tranquilo caso aconteça qualquer problema com seu banco digital, inclusive se a fintech declarar falência.

Além disso, o banco digital precisa atender a todas as regras do Conselho Monetário Nacional (CMN), que estabelece um conjunto de medidas de segurança por meio de plataformas virtuais, como o aplicativo do banco, por exemplo, o que previne contra os temidos crimes cibernéticos.

Leia mais: Proteção familiar – os melhores seguros para proteger a sua família

Quais são as vantagens das instituições financeiras digitais?

Os bancos digitais representam o futuro das instituições financeiras porque trazem inúmeras vantagens! Confira abaixo:

Isenção de taxas

Seja pela ausência de agências bancárias ou pelo quadro reduzido de colaboradores, o custo de operação de um banco digital é muito menor quando comparado ao de um banco tradicional, que por sua vez repassa esses valores para seus clientes.

Além de não precisar pagar pela cesta de serviços, oferecida pelos bancos convencionais, você também não paga qualquer valor pelas transações online e, na maioria das opções disponíveis no mercado, também não paga anuidade de cartão de crédito.

Facilidade para o consumidor

Como você consegue resolver as operações bancárias pelo aplicativo de smartphone ou internet banking no computador, você não precisa mais enfrentar longas filas para passar em um caixa eletrônico ou ser atendido por um caixa no banco ou casa lotérica.

Outro ponto positivo é que você não precisa restringir as operações financeiras para um período de 10h às 18h de segunda à sexta-feira. Suas operações financeiras podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias por semana – lembrando que o banco pode limitar o valor de transferência PIX durante a noite para evitar que você seja vítima de um golpe.

E caso você tenha qualquer problema em uma operação financeira mal sucedida, pode entrar em contato com o suporte de seu banco digital e receberá o apoio que precisa – os horários de atendimento são mais flexíveis também.

Banco digital sem burocracia

Como todas as operações financeiras são feitas pelo app ou internet banking, você não enfrenta burocracia. Podemos dizer que o banco digital favorece o consumidor, pois o cliente não é restringido pelo limite de transações.

Contudo, existem algumas limitações a respeito da segurança das operações financeiras realizadas pelo app, como valor limite de transferência via PIX no período noturno, por exemplo.

Outra vantagem é que um banco digital realiza serviços como análise de crédito rapidamente online. Um exemplo é a solicitação de empréstimo pessoal pela Fintech Simplic. Da etapa de simulação ao depósito do valor solicitado, tudo acontece em um período de 24 horas.

Outras opções de investimentos

Entre as vantagens das instituições financeiras digitais está a variedade de opções de investimentos que não vemos em bancos tradicionais. Você consegue criar uma conta e começar a fazer seus aportes de investimento na Bolsa de Valores do Brasil (B3) em apenas alguns cliques.

Essa facilidade democratiza o acesso a opções de investimentos, o que pode fazer com que cada vez mais brasileiros consigam diversificar seus investimentos, criando uma cultura de investimentos para o futuro.

Banco digital e banco digitalizado são diferentes

Em suma, o banco digital é uma fintech que oferece diversos serviços bancários por meio de uma plataforma digital, o que é diferente de um banco digitalizado, ou seja, um banco tradicional que oferece funcionalidades pelo site, aplicativo e outros canais de atendimento digitais.

Agora conte para nós, você já tem uma conta em um banco digital? Como está sendo a sua experiência?

Simule seu empréstimo