Blog Simplic

29 November 2022

Conheça os 7 vilões da saúde financeira

Um pouquinho aqui, mais um pouco ali e, no final do mês, já estamos sem dinheiro sem ao menos perceber onde gastamos. A verdade é que existem alguns vilões da saúde financeira que comprometem o nosso orçamento e que nos afetam se não estivermos atentos.

Com a alta da inflação nos últimos tempos, muitas famílias estão com o orçamento menor que nos anos anteriores e, realmente, fazendo milagres com o que possuem.

Entender e saber lidar com a alta da Selic e as flutuações do mercado é importante para que você possa organizar seu orçamento familiar sem comprometer tanto os seus objetivos.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que realiza a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), três em cada dez famílias estão endividadas no Brasil.

Se você se encontra nessa situação ou quer se prevenir, separamos 7 vilões da saúde financeira para que você aprenda como funcionam e como eles podem estar “roubando” dinheiro do seu orçamento, comprometendo seus objetivos.

  • Tarifas bancárias desnecessárias

Sabemos que quase todo banco cobra taxas e tarifas que variam de cliente para cliente e também por tipo de conta e serviços.

Entretanto, você deve estar atento aos serviços que estão inclusos no seu plano e analisar se você realmente faz uso de todos eles, como por exemplo saque, transferência, cheques, extrato, etc.

O que você talvez não saiba é que toda instituição financeira deve oferecer um pacote de serviços essenciais de forma gratuita ao cliente, abrangendo um cartão de débito, quatro saques por mês, duas transferências, dois extratos impressos e acesso à consulta do saldo pela internet.

  • Anuidade do cartão de crédito

O cartão de crédito, em si, não é um vilão da saúde financeira e pode ser um aliado se usado com sabedoria. Porém, existem cartões de crédito que cobram anuidade altíssima e oferecem benefícios parecidos com outros que são mais baratos.

Muitos bancos, principalmente os digitais, oferecem serviços gratuitos incluindo cartão de crédito sem anuidade.

Se você usa o cartão de crédito pensando no benefício de milhas, saiba que isso não é mais uma exclusividade para quem tem cartão de crédito e hoje existem programas de fidelidade dos mais diversos tipos onde você pode obter inúmeras vantagens.

  • Pagamento mínimo da fatura

A fatura do cartão de crédito veio muito alta e o banco ofereceu um valor mínimo de pagamento que parece um ótimo negócio? Não caia nessa. Esse é um dos maiores vilões da saúde financeira!

O pagamento mínimo gera multas e taxas altíssimas! Lembre-se que o cartão de crédito é o produto com os juros mais altos do mercado e por isso você deve evitar pagá-los.

  • Cheque especial

Assim como o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito, o cheque especial parece um presentão para o consumidor, porém, não oferece vantagem nenhuma.

Cada dia com a conta no negativo gera juros que podem chegar a 8% ao mês, um percentual muito alto.

Se precisar usar esse recurso, use com sabedoria e pague o quanto antes para evitar juros altos e não tornar sua conta uma bola de neve, afinal, quando o dinheiro cair na conta, o banco irá resgatar para pagar aquele valor que você utilizou acrescido de juros.

  • Compras parceladas

Embora seja tentador pagar por algo em suaves prestações que não irão doer no bolso, no final das contas podem existir algumas desvantagens para a saúde financeira do seu orçamento.

Comprar vários produtos parcelados e ter, mensalmente, diversas parcelas diferentes para pagar pode comprometer o seu orçamento, mesmo pensando que está pagando “sem juros”: na realidade, o lojista já embute o valor do juros no valor do produto.

Sempre que puder, prefira pagar à vista. Essa sim é uma forma vantajosa de compra pois permite que você negocie descontos.

  • Gastar mais do que recebe

Alguns fatores influenciam as compras mais altas do que o seu salário, como por exemplo o limite do cartão de crédito.

Se o seu orçamento é maior do que a sua renda, você precisa escolher um caminho para seguir: aumentar a renda ou diminuir os gastos.

  • Falta de planejamento

Quando falamos de orçamento familiar, todos precisam estar envolvidos na situação para que a economia seja feita por todos os lados.

Pontuar todos os gastos, criar uma planilha e abrir as contas em conjunto são pontos muito importantes para controlar o orçamento dentro de casa.

Em nosso blog temos vários conteúdos que podem te ajudar nesse processo, e, um dos métodos de planejamento mais eficaz, conhecido como 50/30/20 é essencial para você que está buscando fugir dos vilões da saúde financeira!

Simule seu empréstimo