Blog Simplic

atualizado em: 7 March 2023

Como comprar com consciência no Dia Mundial do Consumidor

Para quem não sabe, em 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Por se tratar de uma data importante no varejo, muitas marcas lançam promoções para atrair clientes, mas você sabe como comprar com consciência?


Chamamos de compra consciente quando o consumidor adquire um produto apenas após refletir se aquele é o momento ideal ou não para gastar dinheiro, de acordo com o orçamento disponível.

Quem aprende a comprar com consciência consegue aproveitar a sazonalidade para encontrar produtos que precisa ou deseja sem comprometer o orçamento mensal.

Entendeu o conceito, mas acha que comprar com consciência é um grande desafio para você? Saiba que a busca por educação financeira é o primeiro passo para quem quer comemorar o Dia do Consumidor com sabedoria. Vamos às dicas?

Dica 1: nunca gaste mais do que ganha

O cartão de crédito pode dar ao consumidor a falsa sensação de que ele tem mais dinheiro do que o valor que consta no extrato bancário. Isso acontece porque quando você consegue parcelar uma compra, pode acabar esquecendo que você ainda precisa ganhar aquele dinheiro para pagar as próximas prestações.

Portanto, evite a qualquer custo gastar mais do que aquilo que ganha, pois além de não contrair novas dívidas, você também não corre o risco de se tornar inadimplente e ter seu nome restringido nos órgãos de proteção ao crédito.

Dica 2: Comprar por impulso nunca dá certo

É normal sentir impulso de comprar algum produto quando ele está com um desconto gigantesco, não é mesmo? Mas antes de efetuar a compra, você precisa se perguntar: “Eu realmente preciso deste produto?”, “Ainda vou usá-lo nos próximos meses?” e “Eu posso pagar por essa compra?”.

Respondeu não para mais de uma dessas perguntas? Então provavelmente você não precisa comprar este produto e está cometendo o clássico erro de comprar por impulso. Ouça sua consciência e coloque o produto de volta na prateleira, prometemos que valerá a pena.

Não ajude a reforçar a estatística: dois terços dos brasileiros compram por impulso pelo menos uma vez por mês, segundo uma pesquisa da Temenos, empresa de software empresarial para bancos e serviços financeiros.

Dica 3: Sempre faça uma lista do que precisa comprar e defina um budget

Está com o orçamento controlado e decidiu aproveitar o Dia do Consumidor para ir às compras? Legal, mas antes, recomendamos que você faça uma lista com tudo o que precisa comprar e não compre nada que não esteja listado – independentemente do percentual de desconto.

Outra dica é pesquisar e comparar os preços dos produtos que você precisa comprar para encontrar a melhor condição de compra – como valor mais baixo ou isenção do frete, desconto aplicado, brindes, entre outros.

Também é importante que você determine um orçamento para essas compras e não ultrapasse o valor estipulado. Extrapolar o budget pode levar ao endividamento e comprometer suas finanças para o resto do ano.


Dica 4: Priorize as compras à vista


Parcelou algumas compras nesses últimos meses? Então recomendamos que você evite novas compras por algum tempo. Se precisar comprar mesmo assim, fuja do parcelamento e compre à vista.

Com o pagamento em dinheiro, cartão de débito ou boleto bancário, você tem outra vantagem: encontrar melhores condições de pagamento. Não está com dinheiro suficiente para fazer uma compra urgente? Então considere solicitar crédito pessoal com a Simplic e dê um fôlego a mais nas contas.

Dica 5: Saiba quais são seus direitos como consumidor

O Código de Defesa do Consumidor é o melhor amigo na hora da compra, especialmente daqueles que compram pela internet, pois traz informações essenciais sobre nota fiscal, garantia, troca, devolução etc.

Ah, nunca jogue fora o seu comprovante fiscal, pois é este pequeno pedaço de papel que assegura seus direitos como consumidor, especialmente se der algum problema em sua compra. Confira se o estabelecimento fornece o comprovante fiscal online, assim, você pode salvar na nuvem e descartar o físico.

Dica 6: Priorize qualidade, não quantidade

Quer aproveitar o saldão do Dia do Consumidor e economizar nas compras? Legal, mas não deixe de analisar a qualidade dos produtos antes de comprá-los. Outra dica é checar a data de validade, no caso de produtos perecíveis.

Gostou das dicas de como comprar com consciência neste Dia Mundial do Consumidor e quer encontrar outros conteúdos sobre o assunto? Então continue acompanhando o Blog da Simplic.

Simule seu empréstimo