Blog Simplic

atualizado em: 5 January 2022

Organização financeira: 4 métodos práticos para começar hoje mesmo

A renegociação de dívidas é uma das principais metas de ano novo de quem está endividado, pois este é o primeiro passo para a tão sonhada liberdade financeira. O problema é que embora seja fácil contrair dívidas, nem todo mundo sabe como negociá-las.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo em que explicaremos como refinanciar dívidas antigas para começar 2022 com a conta bancária no azul.

Leia também: O impacto emocional das dívidas e dicas de como se livrar delas

 

Por onde devo começar?

O primeiro passo para quitar uma dívida antiga é entender mais sobre ela. Alguns sites oferecem a consulta de todas as dívidas associadas a um indivíduo, basta realizar um cadastro simples com alguns dados pessoais, como nome completo, CPF, número de telefone e e-mail para contato.

É comum que a instituição financeira reparta a sua carteira de crédito com várias empresas de cobrança, então pode ser necessário realizar esse cadastro em mais de um site para consultar todas as dívidas ativas.

Outra opção é contatar o credor através de um dos canais oficiais e solicitar o valor da dívida atualizada, com todos os encargos e taxas de juros associados.

 

Reorganize seu orçamento

Quando o objetivo é refinanciar dívidas antigas, sugerimos reorganizar o orçamento por meio de uma lista, em que você deve enumerar todos os valores devidos, sejam empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, boletos e/ou carnês de pagamento.

Em seguida, adicione uma tabela com seu orçamento mensal, ou seja, todos os valores que entram e que saem da sua conta bancária. Dica: Você pode utilizar o nosso planner financeiro para organizar as finanças pessoais.

Em seguida, você deve elaborar uma terceira lista, com ideias de cortes de gastos e algumas opções de renda extra. A ideia aqui é aumentar o seu rendimento mensal.

 

Estabeleça um plano de ação

Depois de estabelecer o orçamento mensal, você precisa definir o quanto poderá pagar mensalmente nas parcelas de seu refinanciamento. Nunca assuma um compromisso maior do que o que consegue arcar.

E não deixe de considerar imprevistos, ou seja, perda do emprego, gastos com reforma da casa, doença na família, conserto em veículos, entre outros. Seja muito cauteloso para evitar novas dívidas.

Em alguns casos, pode valer a pena pedir um empréstimo pessoal para quitar essas dívidas e organizar a vida financeira. Pois trocar uma dívida cara por uma dívida mais barata é sempre um bom negócio.

 

Negocie a dívida com o credor

Antes de negociar a dívida com seu credor, você deve reunir todos os documentos que comprovem a sua capacidade de pagamento, como holerites dos últimos três pagamentos ou extratos bancários.

Desenvolva também alguns argumentos que pretende apresentar para favorecer sua situação e elabore uma lista de perguntas que devem ser respondidas antes de você assinar o contrato. Alguns exemplos são:

  • Qual o percentual de desconto sobre a dívida total?
  • Pagamento à vista sai mais barato?
  • Qual o percentual de juros no pagamento a prazo?
  • Qual o Custo Efetivo Total da negociação?
  • Quando minha situação será regularizada no Serasa após o pagamento?
  • É oferecida uma carta de quitação de dívida após a conclusão do pagamento?

Você pode adicionar quantas perguntas desejar, o importante é não sair do banco com dúvidas. E nunca aceite a oferta inicial, o ideal é discutir diversas propostas e pedir que a opção mais vantajosa seja anotada por escrito para que você consiga analisar com seus familiares se essa é a opção de pagamento mais vantajosa para vocês. E se prepare para montar uma contraproposta.

Essa negociação pode ser feita diretamente com o credor, pelo refinanciamento de dívidas, portabilidade de crédito de uma instituição financeira para outra ou em um feirão limpa nome promovido pelo Serasa uma vez ao ano.

Na maioria dos casos, a solicitação de renegociação de dívida pode ser feita pela internet em um processo 100% automatizado, ou seja, não existe qualquer interação entre o cliente e o atendente.

Não esqueça que dívidas antigas podem ter o seu valor reduzido em até 80%, portanto, não se desespere caso as prestações de uma dívida não estejam sendo pagas há alguns anos, pois quanto mais antiga é a dívida, maior é o desconto para quitá-la. Só para você ter uma ideia, após um ano, a redução média é de 50%.

 

Mas como evitar novas dívidas?

Para evitar novas dívidas você deve manter seu planner financeiro sempre atualizado. Também recomendamos a constante análise de corte de gastos. Nesse meio tempo, reserve parte de seu orçamento mensal para montar uma reserva de emergência.

Com todas as dicas que compartilhamos neste artigo, você aprendeu a renegociar as suas dívidas e começar 2022 com as finanças organizadas. Para manter a vida financeira balanceada, leia outros conteúdos que postamos aqui no Blog da Simplic.

Simule seu empréstimo