Blog Simplic

atualizado em: 1 November 2023

O Open Finance pode te ajudar a conseguir crédito pessoal

O Open Finance pode te ajudar a conseguir crédito pessoal

Recentemente, lançamos o e-book Open Finance: Transformando a concessão de empréstimos para as classes C, D e E. Um dos assuntos mais comentados desde então, é sobre como o Open Finance pode te ajudar a conseguir crédito.

Seja pela multiplicidade de ofertas ou pela maior chance de aprovação, consentir com o compartilhamento de dados no Open Finance pode te ajudar a ter a simulação de crédito pessoal aprovada. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

Mudanças no cenário de crédito pessoal brasileiro

Provavelmente você conhece alguém que teve uma solicitação de empréstimo pessoal negada, certo? Antes da chegada do Open Finance no Brasil, bastava que uma pessoa estivesse negativada, ou seja, estivesse com o temido nome sujo para que sua solicitação de empréstimo fosse negada imediatamente.

Com o Sistema Financeiro Aberto até quem está negativado pode ter um empréstimo pessoal aprovado pois instituições financeiras como a Simplic conseguem analisar o histórico financeiro completo do solicitante. Solicite seu empréstimo pessoal Simplic aqui.

Vantagens trazidas pelo Open Finance para o setor de crédito

Ter uma visão 360º do histórico financeiro do cliente que consente com o compartilhamento de dados via Open Finance traz inúmeros benefícios para quem pega dinheiro emprestado no Brasil, em especial pela Multiplicidade de Ofertas e Segurança, como vamos detalhar abaixo.

Multiplicidade de ofertas de crédito

A primeira grande vantagem do Open Finance no setor de crédito é a multiplicidade de ofertas. Como as instituições financeiras possuem acesso aos dados compartilhados via Open Finance, ocorre uma maior competitividade para ver qual consegue conquistar o cliente com a oferta mais aderente ao seu perfil.

Segurança para o cliente

A segunda grande vantagem é a maior segurança proporcionada pelo Open Finance, pois o compartilhamento de dados é feito por uma tecnologia de criptografia de dados denominada API e pela autenticação por dois fatores e senha numérica.

Ou seja, não existe qualquer risco de vazamento de dados pelo compartilhamento via Open Finance.

Além das vantagens aos clientes, o Open Finance beneficia as empresas credoras que, por sua vez, conseguem aprofundar seus conhecimentos sobre os clientes e conquistar novos públicos ao entenderem as necessidades dos clientes, entregando exatamente aquilo que precisam.

Mas afinal, por que é mais fácil conseguir crédito pelo Open Finance?

Se torna mais fácil conseguir aprovação em sua solicitação de crédito pessoal via Open Finance porque a análise de risco, feita por qualquer instituição de crédito, é muito mais completa do que antigamente. São analisados:

  1. Dados cadastrais;
  2. Dados Transacionais que mostram as transações realizadas em todas as contas associadas ao CPF do cliente, seja conta corrente ou conta poupança;
  3. Dados relacionados a produtos e serviços financeiros contratados, ou seja, não apenas o banco sabe quais ofertas de crédito você aceitou, mas quais investimentos realizou, quais seguros contratou etc.

Viu como consentir com o compartilhamento de dados via Open Finance pode trazer benefícios para você? Aconselhamos o consentimento mesmo que você não esteja precisando de crédito pessoal agora, pois você pode vir a precisar futuramente.

Gostou do artigo? Saiba que esse é apenas um dos temas abordados no e-book Open Finance: Transformando a concessão de empréstimos para as classes C, D e E. Faça o download gratuito e tenha acesso a um conteúdo completo sobre o tema.

Simule seu empréstimo