Blog Simplic

25 October 2023

Como administrar o dinheiro estando desempregado

Como administrar o dinheiro estando desempregado

O desemprego pode afetar uma pessoa em diferentes momentos de sua vida e esse pode ser um momento muito estressante, especialmente se você não souber como administrar o dinheiro estando desempregado.

Contudo, é possível aprender como administrar o dinheiro estando desempregado e é exatamente sobre esse assunto que vamos conversar nesse artigo. Continue a leitura e aprenda como o planejamento e a estratégia podem fazer toda a diferença nessa fase difícil.

Avalie sua situação financeira atual e corte gastos

O primeiro passo para aprender como administrar o dinheiro estando desempregado é avaliar sua situação financeira atual. Estamos falando de dedicar um tempo para avaliar suas despesas mensais – tanto os gastos fixos, quanto variáveis – bem como economias e dívidas.

Para enfrentar esse período você vai precisar reduzir seus gastos mensais ao mínimo possível. Corte todos os gastos supérfluos e concentre-se apenas nas despesas essenciais como aluguel, contas, compras de supermercado e gastos com transporte.

Estabeleça um orçamento enxuto

Estabelecer um orçamento mensal é uma das estratégias mais importantes para administrar as finanças pessoais adequadamente, tanto que já publicamos artigos sobre como estabelecer orçamento familiar e orçamento para casais.

E estabelecer um orçamento enxuto pode ser o segredo para administrar o dinheiro estando desempregado.

Você deve anotar todos os seus gastos e controlar o orçamento com muita disciplina para garantir que suas economias durem o máximo de tempo possível, pois você não sabe quando será recolocado no mercado de trabalho.

E se precisar de dinheiro extra para manter o pagamento das contas em dia, conte com o empréstimo pessoal da Simplic. Você pode solicitar entre R$500 e R$3500 e pagar em até doze parcelas. Consulte as condições e solicite seu crédito pessoal.

Explore novas fontes de renda

Não é porque você está desempregado, que você não pode explorar outras fontes de renda temporárias ou complementares.

Sugerimos que você pesquise sobre ofertas de emprego temporárias, projetos freelancers ou mesmo ofereça sessões de consultoria para novos profissionais. Se possível, mantenha essas fontes de renda depois que conseguir um novo emprego.

Tem dívidas? Então negocie com os credores!

O número é alarmante: 78,5% das famílias brasileiras estão endividadas. Se esse for seu caso e você estiver desempregado, a primeira coisa que deve fazer é entrar em contato com os credores para renegociar os termos de pagamento da sua dívida, que podem incluir um novo parcelamento e mesmo a redução de juros.

Desenvolva novas habilidades profissionais

Enquanto você procura por um novo emprego, aproveite o tempo livre para desenvolver novas habilidades profissionais e aprimorar as que já tem por meio de cursos online ou workshops gratuitos.

Adicionar esses cursos e workshops ao seu currículo pode ajudá-lo a se tornar ainda mais qualificado, o que não apenas facilita para encontrar um novo emprego, quanto pode ajudá-lo a encontrar uma posição com melhor remuneração.

De modo geral, aprender como administrar o dinheiro estando desempregado está baseado em dois conceitos: planejamento e disciplina.

Uma dica é que ao conseguir um novo emprego, você mantenha o orçamento enxuto e as fontes de renda adicionais, desse modo, você aumenta suas receitas e diminui suas despesas, o que pode ajudá-lo a construir um futuro financeiro mais estável.

Simule seu empréstimo