Blog Simplic

16 February 2022

Inflação e reajustes em 2022: O que vai pesar no bolso do brasileiro neste ano?

De acordo com dados recentes divulgados pelo Banco Central, o brasileiro pode esperar um aumento modesto na inflação em 2022, mas isso não indica que vai ser “confortável” o bastante. Entenda a seguir como isso impacta diretamente nas suas contas!

Atenção: Este artigo foi escrito em fevereiro de 2022; algumas taxas podem ter sido alteradas no momento da sua leitura, mas as dicas e a análise de mercado permanecem relevantes. Boa leitura!

 

Cenário 2022: Como vai ser a inflação neste ano?

Em 2021, a inflação doeu bastante no bolso das pessoas e as projeções para este ano ainda não são nada favoráveis.

No final de janeiro, pesquisas do mercado financeiro indicaram que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deve fechar o ano em uma alta de 5,38%, aumentando a previsão da inflação.

Infelizmente, tudo isso atinge o orçamento da família brasileira, pois impacta diretamente nas nossas despesas comuns (e até mesmo os imprevistos). Entenda como isso afeta algumas das nossas principais contas a seguir!

 

5 reajustes que vão pesar mais no bolso do brasileiro em 2022

 

  1. Aumento na Energia Elétrica:

 

Se você esperava uma queda na conta de energia elétrica neste ano, sentimos muito, mas não vai acontecer. No final do ano passado, pesquisas indicaram que as contas de luz teriam neste ano um reajuste na tarifa de mais de 21%.

 

Esse cenário tem muito a ver com a crise hídrica que o Brasil vem enfrentando, fazendo com que o governo tenha que acionar outros tipos de usinas, principalmente as termelétricas, causando esse aumento considerável na cobrança.

 

Já foi anunciado também que o governo está em busca de medidas para amenizar esse aumento na tarifa, mas nada concreto. Cada vez mais estamos no escuro quanto a isso…

 

  1. Aumento no Aluguel:

Sim, seu aluguel também será afetado, podendo ficar mais caro em 2022. Ao longo do ano, os contratos vão sofrer reajustes, abrindo espaço para o brasileiro trabalhar seu poder de negociação com imobiliárias e donos dos imóveis. Você tem essa habilidade?

A taxa que influencia nisso é o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que acumulou uma alta de 17,78% no ano passado e prevê para 2022 mais 5,49%. Talvez seja uma boa hora de repensar seu aluguel e tentar um empréstimo seguro para um imóvel próprio.

 

  1. Aumento no IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores)

As taxas do seu veículo também vão dar aquela acelerada neste ano. Cada estado trabalha com o imposto de uma forma diferente, mas todos se baseiam na tabela Fipe (ou, em caso de veículos novos, na nota fiscal de compra).

Esse aumento é um reflexo dos preços dos veículos no ano passado. Apesar disso, em paralelo, carros novos e usados também terão um impacto positivo de valorização, sendo uma oportunidade na comercialização. Quem sabe um empréstimo para um carro novo não cairia bem em 2022?

 

  1. Aumento no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)

Sim, esse também. Várias prefeituras brasileiras já anunciaram esse aumento no final do ano passado e ele vai se concretizar sim em 2022. Algumas cidades, como no estado de São Paulo, se baseiam na inflação do ano para corrigir o IPTU, portanto se uma aumenta, o outro também.

 

  1. Aumento da Gasolina (combustíveis em geral)

Esse nem precisa comentar, né? Com certeza você, que tem carro e se movimenta pela sua cidade constantemente, já deve ter sentido na pele (ou no tanque). Até quem não tem carro e usa aplicativos de locomoção sente também, pois os preços logo sobem!

Se a gasolina foi uma vilã em peso no ano passado, prepare-se pois não vai ser diferente neste ano. Esse aumento se deve pela variação do dólar e também do barril de petróleo, que afeta todo um mercado mundial. Se esses dois fatores sobem, o combustível vai no mesmo ritmo. Pesquisas indicam que este pode ser o maior aumento em mais de 20 anos.

 

O orçamento vai apertar em 2022! O que fazer?

Além desses que citamos, podemos esperar aumentos na mensalidade escolar, planos de saúde, tarifas de transporte público, dentre outros vários serviços, fora as despesas eventuais que sempre temos ao longo do ano, como reformas, manutenção de bens e gastos inesperados. Não tem como evitar… Será mesmo?

Enquanto o salário não sobe ou essas taxas reduzem, torna-se uma obrigação diária a reeducação financeira, de forma que melhoremos nossa relação com o dinheiro.

E é pensando nisso que vamos te indicar alguns conteúdos que já escrevemos aqui no blog que têm tudo a ver com nossa adaptação a esse ano de 2022 que, tudo indica, será bem caro. Olha só:

 

> Não sabe por onde começar? Listamos 4 métodos práticos para começar hoje mesmo.

> Aqui você encontra mais 12 dicas para melhorar seus hábitos financeiros.

> Não surta! Também vamos te ajudar com 5 dicas para manter a saúde mental em tempos de dificuldade financeira.

 

E se 2022 for um ano de quitações para você, ou um ano de investimentos que trarão grande impacto na sua vida (como casa, carro, apartamento, educação, viagens, próprio negócio, dentre outros), um empréstimo pessoal pode te ajudar com isso.

Por mais que um empréstimo não seja a primeira saída, é algo a ser considerado diante de emergências ou certa pressa, além de que você pode liberar limite no cheque especial e também no cartão de crédito, colaborando com outras despesas que vimos que vão subir bastante em 2022.

Caso seja uma consideração sua para este ano, conte com a Simplic para simplificar um empréstimo para você. Crédito pessoal online de forma flexível, inovadora e descomplicada, sem burocracias. Que tal fazer uma simulação? Teste agora mesmo.

Simule seu empréstimo