Blog Simplic

atualizado em: 10 April 2017

5 dicas para conseguir uma vaga de emprego

Com a crise econômica rondando o Brasil há algum tempo, está difícil conseguir uma vaga de emprego. Quando as contas começam a apertar, muitas vezes ficamos sem saber qual a melhor forma de entrar novamente no mercado de trabalho. São várias visitas aos RHs, entrevistas e muita procura. O importante é não desanimar e descobrir outras maneiras de conseguir a tão sonhada vaga de emprego.

Para ajudar nessa tarefa, temos 5 dicas que podem fazer a diferença para encontrar a oportunidade certa!

Como conseguir a tão sonhada vaga de emprego?

  1. Em primeiro lugar, tenha em mãos um currículo atualizado. Não adianta encher linguiça e colocar qualquer tipo de informação nele. Foque nas principais habilidades e alguns pontos extras ou conhecimentos secundários. Por exemplo: sua principal habilidade pode ser de vendedor, mas você também tem conhecimentos de informática ou específicos de venda de carros.
  2. Está parado há muito tempo? Aprimore-se! Busque cursos gratuitos na internet ou em instituições como o SENAI. Tente sempre fazer algo na sua área de interesse ou que tenha mais chances de ser contratado.
  3. Fique de olho no mercado. Muitas vezes, você está preso a uma área que está em baixa e descarta outras opções. Fazendo os cursos certos, como falamos no item acima, você pode se colocar novamente no mercado. Acompanhe notícias, jornais e tente ficar atualizado nas vagas que podem surgir.
  4. Aposte em empregos temporários. Cerca de um terço dos profissionais contratados como temporários acabam sendo efetivados. Demonstre interesse e agarre essa nova oportunidade! Assim, você não fica parado e ainda ganha mais experiência no currículo, mesmo que não seja efetivado.
  5. Não descarte os trabalhos em horários alternativos, corra atrás das vagas e sempre use a internet. Você tem que fuçar realmente em todos os cantos para encontrar a desejada vaga de emprego. Procure por grupos no Facebook, blogs, conhecidos etc. Alguém sempre vai saber de uma vaga.

Encontrei a vaga de emprego e fui chamado. O que fazer?

Você precisa estar preparado e confiante para a entrevista. O entrevistador vai querer saber da sua experiência ou sobre sua vontade e proatividade de começar na área, caso não tenha experiência. Vá sabendo pelo menos o básico sobre a empresa, o que ela faz e sobre a vaga que você quer. Siga a conversa do entrevistador, sempre falando sobre você e algum ponto positivo que seja seu diferencial. Não vale mentir! Seja honesto, focando nas suas melhores características, sem esquecer de mencionar algum ponto negativo.

Colocar-se no mercado de trabalho pode parecer difícil, ainda mais em um momento de crise na economia. No entanto, buscando alternativas, aprimorando-se com cursos e expandindo seu foco, suas chances aumentam muito e a vaga de emprego fica mais perto.

E lembre-se: naquele momento de aperto ou se você precisa de uma grana extra, o empréstimo pessoal online Simplic é a opção mais rápida e segura da internet. Com a gente, você faz empréstimo até negativado. Simule já!

Simule seu empréstimo