Blog Simplic

atualizado em: 8 December 2016

6 dicas para lidar com o desemprego

Em tempos de crise o desemprego é uma palavra que assombra cada vez mais brasileiros. A situação atual pede cautela e o risco real existe para todos.
Para quem já recebeu a má notícia, é importante não entrar em pânico e buscar todas as maneiras de se organizar tanto financeiramente, quanto psicologicamente, já que o receio de ficar com o nome sujo ou negativado costuma aparecer.
A dificuldade tende a ser provisória e por isso é fundamental evitar aquele sentimento de desespero que acaba muitas vezes em atitudes impulsivas que só agravam mais a situação.
E para esses momentos, nós separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença¹ .

Dicas:

  • Compartilhe a situação familiares e amigos: Existem pessoas que escondem a situação de familiares e amigos. Isso não ajuda em nada, pelo contrário. A pessoa precisa de apoio emocional e da colaboração de todos para cortar os gastos.
    Além disso, movimentar a sua rede de contatos é sempre uma boa maneira de conseguir um novo emprego.
  • Faça uma autoavaliação: Você está preparado o suficiente? Existem diversas maneiras de melhorar seu desempenho e se destacar no mercado: aulas de idioma e cursos técnicos gratuitos na internet como alternativa para você aprimorar seus conhecimentos.
  • Paciência e persistência: A procura precisa ser diária e vai exigir empenho e paciência. Não desanime! Pesquise em todos os canais , fale com amigos e conhecidos e busque informações no mercado. Não se abata com resultados negativos e continue procurando.
  • Atividades temporárias: Outra opção para os momentos de aperto são as atividades temporárias para conseguir um dinheiro extra nessa fase, também conhecido como fazer “bicos”. Cozinhar para fora, pequenos reparos, artesanato, serviço de faxina entre outros são uma boa opção.
    Existem muitos casos em que esses trabalhos temporários acabaram virando um grande negócio para a pessoa.
  • Seja flexível: É importante ter a cabeça aberta para novas oportunidades. Seja ela uma eventual mudança de área ou até mesmo uma função abaixo das suas qualificações e rendimentos.
    Uma mudança de endereço ou até mesmo uma nova cidade pode ser uma oportunidade que você não estava pensando antes: dê crédito ao novo.
  • Saber poupar: São principalmente nas fases de desemprego que é preciso aprender ou dedicar-se mais seriamente a “apertar o cinto” e por um simples motivo: não saber o tempo que demorará a encontrar um novo emprego.
    Pequenos gestos diários podem representar grandes poupanças no final do mês. Cancelar cartões de crédito, renegociar dívidas, vender um dos carros da família, comer sempre em casa, evite financiamento, economizar no supermercado e nas contas de água, luz e gás. Todo esforço é válido nessa hora.

¹ A onda do desemprego chegou? Veja como superar a situação para não se afogar. | Serasa Consumidor. (n.d.). Retrieved February 02, 2016, from http://www.serasaconsumidor.com.br/a-onda-do-desemprego-chegou/

Simule seu empréstimo