Blog Simplic

16 February 2017

Fim do horário de verão: como economizar agora?

O fim do horário de verão acontece no dia 19 de fevereiro. A partir da 0h de domingo, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que atrasar seu relógio em uma hora. Mas você já se perguntou por que existe o horário de verão e como ele funciona?

Por que existe o horário de verão?

O horário de verão existe principalmente para economizar energia. Nesta estação, os dias ficam mais longos e as noites mais curtas. Isso acontece devido a inclinação do globo terrestre em relação ao sol. Durante o verão, os raios solares atingem nosso continente durante mais tempo. E também por esse motivo, o horário de verão não é feito nos estados do Norte e Nordeste, já que a incidência de raios solares já é muito alta na região.

Economizando luz

Para aproveitar a maior duração da claridade e reduzir gastos, o horário de verão foi criado. Assim, os horários de pico – por volta das 18h – ainda contarão com um dia claro. A medida gerou uma economia equivalente a 150 milhões de reais no verão de 2016. Mas você ainda pode continuar economizando, mesmo sem o horário de verão! Separamos algumas dicas para você manter a economia de luz do lar em dia:

  1. Extensões e benjamins podem desperdiçar energia. Evite o uso exagerado deles.
  2. Aparelhos com luzes de LED, que indicam horário ou que mostram que podem ser ligados por controle remoto, como micro-ondas e televisão, devem ser retirados da tomada.
  3. Deixe para lavar roupas na máquina quando a carga for máxima. Isso fará com que você economize mais energia e água.
  4. Procure saber se há fuga de energia em sua casa. Apague todas as luzes e desligue todos os aparelhos elétricos. Depois de um tempo, o medidor de luz deve ficar parado. Se continuar girando, procure um eletricista, pois há algum problema em sua fiação.
  5. Não seque roupas atrás da geladeira. Isso fará com que ela trabalhe mais, além de aumentar as chances de um possível defeito.
  6. Tire os carregadores de celular da tomada se não estiver carregando seu aparelho.
  7. Com o clima mais ameno do outono e inverno, o termostato da geladeira pode ficar em temperaturas mais altas.

O horário de verão pode estar acabando, mas a economia não pode parar! Acompanhe o Simplic para ter mais dicas de como seu dinheiro pode render mais. E se a grana apertar no fim do mês, você pode contar conosco para um empréstimo online seguro e rápido. Já temos mais de 1 milhão de usuários cadastrados! Conheça como o Simplic pode te ajudar clicando aqui.

Simule seu empréstimo