Blog Simplic

atualizado em: 28 July 2022

Agendamento da Carteira de Trabalho: saiba como fazer

Está procurando emprego? O ideal é que você já tenha em mãos sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O documento é necessário para quem deseja prestar algum tipo de serviço no regime CLT, independente da área ou função.

Não deixe para providenciar a 1ª ou 2ª via da sua CTPS apenas quando surgir uma oportunidade. É bom estar preparado, nunca se sabe quando surgirá aquela vaga que você quer muito. Facilitamos para quem não sabe por onde começar. Listamos e explicamos tudo o que você precisa saber para emitir sua Carteira de Trabalho.

O que é a Carteira de Trabalho?

A Carteira de Trabalho é um documento que contém todos os registros dos empregos do trabalhador. Além disso, ela é atualizada também com informações como pagamento do FGTS, férias, alterações de cargo, de salário e outros.

A CTPS é um dos únicos documentos que reproduz a vida funcional do trabalhador. Ela comprova o tempo de trabalho que garante direitos trabalhistas como o seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.

Quem pode tirar Carteira de Trabalho?

A emissão da Carteira de Trabalho é gratuita?

Sim. Tanto a 1ª quanto a 2ª via são gratuitas.

Agendamento Carteira de Trabalho

Não importa se você quer tirar a 1ª ou 2ª via da sua Carteira de Trabalho, nos dois casos o processo é o mesmo. Apenas a documentação necessária é diferente. Atualmente o agendamento é simples, rápido e 100% online. Saiba como agendar:

  1. Acesse o sistema de atendimento agendado do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego): http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam.
  2. Preencha os campos com as informações solicitadas – estado, município, tipo de atendimento e o código de segurança. No tipo de atendimento selecione “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro”. Após preencher tudo, clique em “Prosseguir”.
  3. Escolha a unidade de agendamento mais próxima de você e clique no ícone de calendário abaixo de “Ações”.
  4. Selecione o dia desejado clicando nele.
  5. Entre os horários disponíveis, escolha o melhor para você.
  6. Finalize informando seu CPF, data de nascimento, telefone para contato e código de segurança. Depois, é só clicar em “Agendar”.

ATENÇÃO: o serviço de agendamento on-line não está disponível para alguns municípios. Se este for o seu caso, procure a unidade do Ministério do Trabalho mais próxima ou ligue na Central Alô Trabalho, no número 158, para informações.

Viu só como é superfácil? Agora é só anotar o dia e horário em sua agenda para não esquecer de comparecer.

Dica: para ir preparado, reúna antecipadamente todos os documentos listados abaixo.

 

Documentos necessários para a emissão da CTPS

CTPS para brasileiro nato e naturalizado – 1ª VIA da Carteira de Trabalho

  • Documento oficial de identificação civil que contenha: nome do interessado, data, município e estado de nascimento, filiação, nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão (Ex: Carteira de Identidade e CNH).
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF).
  • Comprovante de residência com CEP.
  • Comprovação obrigatória do estado civil por meio de Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado). Caso seja divorciado, separado ou viúvo, é necessário apresentar a averbação.
  • Foto 3×4 com fundo branco, com ou sem data, colorida e recente, que identifique plenamente o solicitante (no caso de emissão de CTPS manual).

CTPS para brasileiro nato e naturalizado – 2ª VIA da Carteira de Trabalho

Na solicitação de 2ª via nos casos de perda, furto, roubo, continuação, danificação e extravio, são necessários os seguintes documentos:

    • documento oficial de identificação civil que contenha: nome do interessado, data, município e estado de nascimento, filiação, nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão (Ex: Carteira de Identidade e CNH);
    • CPF;
    • comprovante de residência com CEP;
    • comprovação obrigatória do estado civil por meio de Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado). Caso seja divorciado, separado ou viúvo, é necessário apresentar a averbação;
    • documento que comprove o número da via anterior;
    • boletim de ocorrência (nos casos de 2ª via por furto, roubo, perda ou extravio);

CTPS inutilizada/danificada (nos casos de 2ª via por inutilização).

Excepcionalmente nos casos em que houver impeditivo operacional para emitir o documento informatizado, será exigida a apresentação de uma foto 3X4, fundo branco, com ou sem data, colorida e recente, que identifique plenamente o solicitante.

Não está trabalhando e precisa de dinheiro? Simular empréstimo agora.

Perdi minha Carteira de Trabalho. O que devo fazer?

Teve sua CTPS extraviada? Além de de um boletim de ocorrência, recomendamos que você recupere os registros logo em seguida. A Carteira de Trabalho é muito importante para comprovação de experiências e para a aposentadoria.

O histórico dos registros da Carteira de Trabalho pode ser obtido por meio do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Empregadores e da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais (a partir do ano de 1976).

Solicitar recuperação da CTPS

Para recuperar todos os registros você deve ir até a unidade de Superintendência Regional do Trabalho e Emprego mais próxima de você.

Também é possível agendar online o atendimento para recuperação no CAGED e/ou RAIS na mesma plataforma utilizada para agendar emissão da Carteira de Trabalho. Para isso, basta acessar o site do MTE e selecionar em “Tipo de atendimento” a opção “Informações RAIS para o trabalhador” ou “Informações CAGED para o trabalhador”.

Empresas que não preencheram o cadastro do CAGED/RAIS

Se você perdeu ou teve sua Carteira de Trabalho roubada e a empresa não enviou os dados para cadastro do CAGED/RAIS, você deve entrar em contato o quanto antes com o responsável pedindo o registro.

Carteira de Trabalho digital

Sabia que desde o dia 21 de novembro é possível consultar as informações da sua Carteira de Trabalho pelo celular? Disponível para o Android e iOS, o app CTPS Digital veio para facilitar a vida do trabalhador com acesso rápido a qualquer momento. Baixe agora mesmo o aplicativo da CTPS digital!

Android | iOS

Importante ressaltar que o aplicativo não substitui a Carteira de Trabalho física. A caderneta continua sendo o documento oficial.

Depois de ter em mãos a sua Carteira de Trabalho é hora de procurar emprego. A Simplic separou dicas preciosas para você procurar oportunidades nos lugares certos e se preparar para a tão esperada entrevista. E, se por acaso surgir uma oportunidade de emprego incrível e você estiver com a grana curta para locomoção, roupas ou outras necessidades, solicite o empréstimo Simplic. Ele é seguro, rápido e perfeito para utilizar em emergências. Simule gratuitamente seu empréstimo agora!

Simule seu empréstimo