Blog Simplic

atualizado em: 11 September 2023

Dia do Cliente: como aproveitar a data sem se endividar

Dia do cliente: como aproveitar a data sem se endividar

Comemorado em 15 de setembro, o Dia do Cliente é uma data importante para as marcas demonstrarem a gratidão pelos consumidores e oferecer produtos e serviços com descontos atrativos.

Mas com tantas promoções, muitas pessoas acabam gastando mais do que podem, o que pode levar ao endividamento. Pensando nisso, preparamos um artigo com dicas de como aproveitar o Dia do Cliente sem se endividar. Vamos lá?

1º Passo: Estabeleça um valor para as compras

Antes de acessar os sites de suas lojas virtuais preferidas para conferir as ofertas do Dia do Cliente, recomendamos que você estabeleça um orçamento para as compras que não comprometa as suas finanças pessoais.

Já falamos sobre a importância do planejamento financeiro anteriormente: anotou todas as suas despesas regulares de setembro e está sobrando dinheiro? Sinal verde para separar essa quantia ou parte dela para gastar no Dia do Cliente.

Não sobrou dinheiro algum? Então desconsidere a compra para não se endividar, pois caso você não saiba, 8 em cada 10 famílias brasileiras têm dívidas segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor.

E o número de cidadãos brasileiros endividados deve atingir recorde histórico ao fim deste ano, segundo a mesma pesquisa. Portanto, tome cuidado para não reforçar essas estatísticas.

2º Passo: Priorize comprar o que você precisa

Outro ponto importante é evitar compras desnecessárias mesmo que as ofertas sejam irresistíveis. Nossa dica para esse Dia do Cliente é priorizar comprar aquilo que você precisa e não aquilo que você deseja.

Por exemplo, você precisa comprar um computador para trabalhar, mas sua marca de roupas preferidas está em promoção, opte por investir no computador, que é uma necessidade para desempenhar suas tarefas profissionais, e deixe para comprar as roupas em outro momento.

E se precisar de uma ajudinha financeira para fazer uma compra de maior valor nesse Dia do Cliente, como um computador, por exemplo, conte com o empréstimo pessoal da Simplic. O dinheiro é depositado em sua conta em até 48 horas, tempo suficiente para aproveitar as ofertas.

3º Passo: Pesquise e compare preços

Não basta apenas priorizar comprar aquilo que você precisa, também é importante pesquisar e comparar preços, pois, nem todas as ofertas do Dia do Cliente são realmente vantajosas para o consumidor.

Além de verificar o preço do produto em diferentes lojas virtuais, avalie se o desconto aplicado ao item realmente deixa o produto mais barato do que o preço marcado na etiqueta antes de 15 de setembro.

4º Passo: Use um método de pagamento responsável

Para as compras do Dia do Cliente, é interessante optar por um método de pagamento responsável, ou seja, alinhado ao seu planejamento financeiro. Por exemplo, é melhor pagar via cartão de débito, boleto bancário ou PIX, afinal, você tem o dinheiro na conta, não?

De modo geral, evite o uso excessivo de cartão de crédito. Apenas use esse método de pagamento se você tiver certeza que poderá pagar o valor integral da fatura do cartão de crédito na data de vencimento, em vez de pagar o mínimo ou parcelar.

Cartão de crédito é coisa séria: segundo a pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro, a principal dívida do Brasileiro em 2022 foi, justamente, com cartão de crédito (53%).

De modo geral, o Dia do Cliente é uma data importante no varejo, pois o consumidor pode aproveitar promoções exclusivas. Mas antes de ir às compras, é muito importante avaliar a saúde financeira do momento.

Contudo, se você estiver com o planejamento financeiro em dia, priorizar suas necessidades, usar um método de pagamento responsável e contar com uma ajudinha da Simplic, por que não aproveitar as ofertas do Dia do Cliente?

Simule seu empréstimo