Blog Simplic

atualizado em: 11 September 2023

Como as dívidas podem impactar sua saúde mental?

É inegável que vivemos em uma sociedade motivada pelo consumo. Infelizmente, com o incentivo incessante pela compra, muitas pessoas se endividam. E embora os débitos tenham se tornado comuns na vida de muita gente, é importante entender como as dívidas podem impactar sua saúde mental.

Em comemoração ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre as desordens emocionais, vamos explorar como as dívidas podem impactar sua saúde mental e compartilhar dicas de como gerenciar sua vida financeira de maneira adequada.

Os números provam que as dívidas podem impactar sua saúde mental

Segundo a pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro, produzida pelo Serasa em parceria com o Opinion Box, as dívidas podem impactar sua saúde mental e levar a uma série de problemas:

  • 83% dos endividados têm problemas para dormir;
  • 74% têm dificuldade para se concentrar em tarefas cotidianas;
  • 51% sentem vergonha de estarem endividados;
  • 31% notam que as dívidas prejudicam o relacionamento com os familiares;
  • 62% sentem que o endividamento afeta o relacionamento com o cônjuge.

Como você pôde perceber, as dívidas podem impactar sua saúde mental de diferentes formas e a ansiedade pode levar ao estresse crônico. Vamos entender as nuances deste problema que afeta um número recorde de brasileiros abaixo.

Comprometimento da saúde física

O estresse gerado pelo endividamento faz com que o corpo produza mais Cortisol, um hormônio associado a diversos problemas de saúde como enfraquecimento do sistema imunológico, doenças cardiovasculares, distúrbios do sono, entre outros problemas que podem comprometer a sua saúde a longo prazo.

Baixa autoestima

Uma das formas pela qual as dívidas podem impactar sua saúde mental é pela baixa autoestima. Como mencionamos acima, 51% dos endividados sentem vergonha de não conseguirem administrar suas finanças e isso pode prejudicar a imagem que têm de si próprios.

Infelizmente, a baixa autoestima pode prejudicar várias áreas da vida de um endividado e comprometer seus relacionamentos pessoais e profissionais. A boa notícia é que alguns programas sociais, como o Desenrola Brasil, podem ajudá-lo a renegociar suas dívidas, mantenha-se informado.

Interferência em relações interpessoais

Assim como as dívidas podem impactar sua saúde mental, elas também podem comprometer seus relacionamentos interpessoais, especialmente com familiares e o cônjuge, pois pode acontecer um aumento da tensão e dos conflitos associados aos problemas financeiros.

Com isso, a comunicação pode ser prejudicada e isso pode levar a problemas como discussões e brigas. Outro ponto é que a vergonha associada às dívidas podem fazer com que muitas pessoas sequer exponham a situação para seus parceiros.

Como lidar com o endividamento de modo a resolver o problema e não prejudicar sua saúde mental?

O primeiro passo para lidar com o endividamento de maneira saudável é aceitar a situação financeira atual e entender quais são as alternativas para resolver o problema, de modo que a dívida não prejudique sua saúde.

Um segundo passo é fazer um planejamento financeiro para ajudar a controlar os gastos e facilitar a compreensão de como renegociar as dívidas de forma que o pagamento do débito não prejudique ainda mais a situação financeira atual.

Talvez seja interessante reunir dívidas pequenas em uma só parcela, deste modo, você fica com apenas um pagamento e suas respectivas taxas. Solicite empréstimo pessoal com a Simplic e resolva sua situação financeira.

Outro ponto importante é manter a comunicação honesta com seus familiares e cônjuge sobre essas questões financeiras para levar à compreensão da extensão do problema e possíveis resoluções.

É essencial manter os cuidados com a saúde mental, como fazer terapia ou meditação; e saúde física, como frequentar a academia ou fazer um esporte coletivo.

De modo geral, não podemos subestimar o fato de que as dívidas podem impactar sua saúde mental. Mas com conscientização, planejamento e apoio necessário, você consegue sair do endividamento sem prejudicar a saúde no processo.

Simule seu empréstimo