Blog Simplic

15 June 2023

Planejamento financeiro do casal: guia passo a passo

O planejamento financeiro do casal é muito importante em todas as etapas do relacionamento, desde o namoro, ao noivado e casamento. Quando um casal consegue manter as contas em dia, eles desentendimentos e brigas decorrentes de problemas com dinheiro.

Além disso, com um planejamento financeiro de casal ajustado à realidade de vocês, torna-se mais fácil conquistar seus objetivos. Sem mais delongas, vamos a um guia passo a passo de como organizar as finanças a dois?

O planejamento financeiro do casal começa com diálogo


Para algumas pessoas, é difícil falar sobre dinheiro, imagine então para dividir as despesas e comprar um bem com o parceiro? Contudo, o planejamento financeiro do casal começa com diálogo.

Não estamos sugerindo que você estabeleça um vínculo financeiro nos primeiros meses de namoro. No entanto, conversar sobre dinheiro e observar os hábitos da pessoa com quem você se relaciona desde o começo é muito importante.

Pois, com o passar dos meses ou dos anos, é normal pensar em morar juntos e nessa etapa do relacionamento, é fundamental estabelecer um planejamento financeiro de casal para evitar contas atrasadas, endividamento e outras dificuldades financeiras.

O ideal é que vocês sejam bastante honestos um com o outro e conversem sobre o assunto de uma maneira leve, dizendo para o outro o quanto ganha, como administra seu dinheiro, se possui investimentos, objetivos para o futuro, entre outros temas.

Para que a conversa seja produtiva, vocês devem conversar quando estiverem sozinhos para que não sejam interrompidos por outras pessoas.

Leia mais: Dia dos Namorados: como comemorar e economizar

Planejamento financeiro do casal passo a passo


Estabelecer um planejamento financeiro de casal pode ser mais simples do que você imagina. Preparamos um passo a passo para você entender o que deve ser levado em consideração.

Entendam a renda mensal individual e conjunta


O primeiro passo para um planejamento financeiro de casal é entender exatamente quanto cada um recebe de salário em seus respectivos empregos e, assim, estabelecer a renda mensal do casal.

Também é preciso saber o quanto é gasto todos os meses com contas fixas e variáveis para entender o grau de comprometimento financeiro do casal com seus respectivos salários somados e estabelecer um “teto de gastos”, por assim dizer.

Se vocês preferirem apenas dividir as contas, é importante que essa divisão seja proporcional ao valor do salário de cada um de vocês, combinado?

E não esqueçam de separar uma parte da renda mensal para gastos pessoais para manter a individualidade de vocês. Esse dinheiro deve ser gasto com o que cada um quiser, sem que o outro opine ou julgue.

Encontrem um método de organização financeira


De modo geral, vocês podem organizar as finanças de diferentes maneiras:

  1. Determinar quais contas serão de responsabilidade de cada um;
  2. Escolher uma pessoa para cuidar das contas e informar qual valor o parceiro precisa transferir para acertar as contas do mês.
  3. Criar uma conta conjunta ou utilizar apenas um cartão para arcar com todas as despesas e dividir o valor da fatura depois.

Controlem os gastos


Para manter o controle dos gastos, é importante que vocês mantenham o hábito de registrar o que gastam em uma planilha para entenderem como estão usando o dinheiro e como podem reduzir os gastos.

Para facilitar a compreensão de quanto e com o que o dinheiro está sendo gasto, sugerimos dividir essa planilha em categorias como: moradia, alimentação, transporte, lazer, entre outros.

Guardem dinheiro em uma poupança


Depois de somar a renda mensal do casal e entender o custo de vida – com base nas contas fixas e variáveis – vocês devem estipular um valor mensal a poupar para viabilizar os objetivos do casal, seja comprar um carro ou uma casa.

Para estabelecer o quanto será poupado todos os meses, vocês podem utilizar o Método 50/30/20, que determina que 50% do orçamento deve ser usado em contas fixas, 30% em contas variáveis e 20% para poupança.

É claro que se vocês conseguirem poupar mais que 20% da renda mensal, é ainda melhor. Outra dica é que vocês saibam o quanto precisam juntar todos os meses para conquistarem um objetivo em comum e o prazo para atingir essa meta.

Façam uma reserva de emergência


Juntar dinheiro para conquistar as metas de casal é importante, mas é igualmente necessário criar uma reserva de emergência para lidar com eventuais imprevistos que possam surgir.

O objetivo de vocês deve ser juntar dinheiro suficiente para manter o custo de vida do casal por pelo menos seis meses. Assim, se um de vocês perder o emprego, o outro consegue manter as contas em dia sem precisar usar o dinheiro que está na poupança.

Surgiu um imprevisto agora e vocês ainda não têm dinheiro guardado em uma reserva de emergência? Não se preocupe, com a Simplic você consegue empréstimo pessoal online e, após aprovado, o dinheiro é depositado em sua conta em até 48 horas.

Quitar dívidas

Por fim, se um dos dois ou os dois têm dívidas ou contas atrasadas, é muito importante que vocês priorizem o pagamento dos valores devidos, para não prejudicarem a situação financeira do casal. Isso vale para dívidas individuais e dívidas contraídas como um casal, como festa de casamento, compra do carro ou do apartamento, sempre priorizem o pagamento dos valores devidos.

Gostou desse artigo? Para mais conteúdos sobre educação financeira, acompanhe o blog da Simplic. E se precisar de dinheiro extra, faça uma simulação de empréstimo pessoal e consulte nossas condições.

 

Simule seu empréstimo