Blog Simplic

1 February 2023

Como economizar no IPVA e IPTU?

Com a chegada de um novo ano, chegam também alguns boletos importantes, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para quem tem imóvel próprio ou alugado, e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para quem tem uma motocicleta ou carro.

O ideal é que o pagamento dessas contas entre no planejamento do 13º salário ainda no ano anterior. Não conseguiu se planejar com antecedência? Então aprenda como economizar no pagamento do IPVA e IPTU com os planos de parcelamento ou descontos à vista oferecidos pelos governos estaduais.

 

Como economizar no IPTU

O número de parcelas e o percentual de desconto para pagamento à vista do IPTU depende do estado onde você mora. Os fluminenses poderão pagar o imposto em parcela única com desconto de 7% ou em 10 parcelas, com primeiro vencimento em 07 de fevereiro.

Para os paulistas, o pagamento também pode ser feito em 10 vezes, mas esse desconto cai para apenas 3% no pagamento à vista. O número de parcelas é o mesmo oferecido para os curitibanos, mas se optarem pela cota única, o desconto é de 10%.

Nos estados de Belo Horizonte e Salvador, os contribuintes podem pagar o IPTU em 11 parcelas, caso optem pelo pagamento à vista terão abatimento de 6% e 7%, respectivamente. Informações como essa ajudam a economizar no IPVA e IPTU!

 

Como economizar no IPVA

Em 2023, além dos reajustes anuais, o valor do IPVA deverá aumentar como um reflexo da valorização dos carros usados nesses últimos dois anos – para quem não sabe, o cálculo do IPVA é feito com base em uma alíquota, que é um percentual sobre o valor de referência do veículo no mercado no último trimestre do ano anterior.

Começando novamente com os fluminenses, o IPVA pode ser pago em três parcelas, sem desconto, ou em parcela única com abatimento de 3%. A data de vencimento do imposto depende do número da placa do veículo, o primeiro dia de vencimento é em 23 de janeiro para placas com final 0.

Essas são as mesmas condições oferecidas nos estados de Curitiba e Belo Horizonte. Em São Paulo, o pagamento pode ser feito em três a cinco parcelas, desde que o valor mínimo seja de R$68,50 em cada pagamento; o desconto se mantém em 3% para pagamento à vista.

Em Salvador, as condições são melhores, pois o pagamento pode ser feito em 5 parcelas, ou à vista com desconto de 20% agora em fevereiro ou 10% caso o motorista só consiga pagar à vista em março.

 

Devo pagar à vista ou a prazo?

Uma dúvida comum entre as pessoas é se o IPVA e o IPTU devem ser pagos à vista ou a prazo. A resposta depende, pois é preciso levar em consideração a situação financeira de cada pessoa e seu perfil financeiro.

Caso você esteja endividado, pode ser mais difícil efetuar o pagamento desses impostos em apenas uma parcela, sendo melhor optar pelo parcelamento, especialmente porque os impostos estão mais caros este ano.

Contudo, se suas finanças estiverem sob controle, é melhor optar pelo pagamento à vista para aproveitar o desconto.

Essa é a melhor alternativa de pagamento, pois segundo os especialistas, quando o pagamento do IPTU e IPVA é a prazo, as parcelas se transformam em contas fixas que podem comprometer seu orçamento mensal durante quase o ano inteiro.

 

Quer pagar esses impostos e as demais contas de início do ano à vista, mas está sem dinheiro? Considere solicitar um empréstimo pessoal Simplic, reunindo todas as contas em uma só parcela.

Simule seu empréstimo