Blog Simplic

22 March 2024

Gastos desnecessários: Como eliminar do orçamento

Você pensa no dinheiro como um meio ou um fim? Quando pensamos no dinheiro como uma ferramenta que pode nos ajudar a assegurar a segurança financeira a curto, médio e longo prazo, precisamos pensar sobre a importância de aprender como cortar gastos desnecessários.

Ao cortar gastos desnecessários, você consegue fazer uma gestão financeira mais inteligente, independente da sua fase de vida. Esse assunto te interessa? Então continue lendo este artigo para aprender mais sobre o tema.

Você tem o costume de anotar os seus gastos?

Não tem como você pensar em cortar gastos desnecessários se você não sabe para onde o seu dinheiro vai, certo?

Portanto, propomos que você realize um exercício diário, pelos próximos três meses, em que deverá anotar absolutamente todas as suas despesas, sem deixar de incluir os gastos do cotidiano – geralmente são os pequenos gastos que prejudicam o orçamento.

Recomendamos que você utilize um aplicativo de gerenciamento financeiro para esse exercício, pois no app você pode adicionar sua renda e incluir os gastos por categoria, o que pode ajudar a identificar padrões de consumo e os gastos supérfluos.

Identifique suas prioridades e corte gastos desnecessários

Depois de fazer o exercício que propomos no tópico anterior, sugerimos que você analise seu orçamento e identifique o que é prioridade e o que não é prioridade, comparando gastos essenciais com não essenciais.

Você deve se concentrar em reduzir ou eliminar completamente os gastos desnecessários, ou seja, aqueles que não comprometem sua qualidade de vida. Alguns exemplos de despesas que podem ser reduzidas são:

  1. Compras por impulso – quem nunca estourou o limite do cartão de crédito para comprar aquela blusinha?
  2. Refeições em restaurantes – limite para os fins de semana.
  3. Assinaturas de serviços de streaming – você realmente precisa assinar TODOS os streamings de filmes se só tem tempo para assistir no fim de semana?
  4. Cafés e lanches em cafeterias ou lanchonete da faculdade – prepare seus próprios lanches para o intervalo entre aulas.
  5. Pedidos de delivery – resista à tentação de clicar no aplicativo do Ifood.
  6. Viagens de fim de semana – organize uma viagem para seu período de férias, mas evite planejar viagens quase todos os fins de semana.

Renegocie os serviços contratados

Muitas pessoas pagam por serviços dos quais não utilizam. Se você é uma dessas pessoas, sugerimos que avalie todos os serviços contratados e determine quais deseja manter e quais pode cancelar.

Para aqueles que você precisa ou deseja manter, considere contatar os fornecedores e procurar planos mais adequados para seu orçamento. Por exemplo, talvez seja possível reduzir seu pacote de dados móveis para smartphone ou diminuir o número de telas que você pode acessar na Netflix.

Planeje suas compras com antecedência

Com planejar suas compras com antecedência, não nos referimos apenas a fazer uma lista de compras de supermercado, nos referimos também a se planejar financeiramente para presentear pessoas importantes, trocar seus aparelhos eletrônicos e renovar seu guarda-roupas para aquela viagem em dezembro.

O ideal é que você mapeie todas as datas importantes do ano, bem como aquelas que deseja aproveitar, como o Black Friday, por exemplo, e se organize financeiramente com alguns meses de antecedência.

Contudo, se precisar fazer uma compra importante, como um smartphone novo para substituir aquele aparelho que parou de funcionar, e estiver sem dinheiro, você pode contar com o empréstimo pessoal Simplic.

Fuja de compras por impulso

As compras por impulso podem levar a gastos desnecessários e que prejudicam suas finanças pessoais.

Uma dica para eliminar essas despesas é adotar uma “política de espera”, ou seja, antes de comprar alguma coisa, aguarde 24h, 48h, uma semana, um mês, o tempo que for necessário para você responder com certeza se você “quer” ou “precisa” daquela compra.

Se após esse período, você ainda estiver decidido pela compra, então vá em frente. E não esqueça, se precisar de um dinheirinho extra, conte com a Simplic 😉.

Tenha metas financeiras

Outra dica é estabelecer metas financeiras com valor estipulado, prazo e objetivo para aquela quantia. Essas metas de curto, médio ou longo prazo podem ajudar a dar motivação para evitar gastos desnecessários.

Os objetivos variam de acordo com seu momento de vida e sonhos. Por exemplo, você pode querer economizar para uma viagem, para investir em sua educação, pagar uma dívida, dar entrada em um apartamento, comprar uma moto, entre outros tantos sonhos.

De modo geral, eliminar gastos desnecessários é o primeiro passo para quem quer melhorar a gestão de recursos pessoais e alcançar metas financeiras.

É simples, quando você identifica e corta gastos supérfluos, você consegue fazer sobrar mais dinheiro, o que pode contribuir para a conquista de metas pessoais e ainda reduzir a ansiedade e o estresse comuns para quem tem problemas financeiros.

Além de seguir todas as dicas que compartilhamos neste artigo, também recomendamos que você seja flexível e ajuste seu orçamento conforme a necessidade para encontrar equilíbrio na gestão de recursos a longo prazo.

Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o Blog da Simplic. E lembre-se, se você precisar de dinheiro para lidar com qualquer imprevisto, consulte condições e solicite empréstimo pessoal Simplic. É simples, é Simplic.

Simule seu empréstimo