Blog Simplic

11 February 2022

Despesas de início de ano: Quais são os principais gastos e como se organizar financeiramente para pagar essas contas

O começo do ano é o momento de traçar novos planos, metas e objetivos, mas você não pode esquecer das despesas dos primeiros meses do ano, aqueles gastos inevitáveis, geralmente impostos.

Como a lista de despesas é grande e pode comprometer suas finanças durante o ano inteiro, preparamos um artigo em que vamos explicar quais são essas despesas e como se organizar para pagá-las.

IPTU

O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana, ou IPTU, é um tributo cobrado dos proprietários de terrenos e imóveis no Brasil pelas Prefeituras de cada cidade.

O cálculo do IPTU considera o valor venal, ou seja, quanto o imóvel valeria se fosse colocado à venda, esse valor varia de acordo com o tipo de imóvel, região onde está localizado e o valor de mercado, sobre o qual incide a alíquota, ou seja, uma taxa proporcional.

O pagamento do IPTU pode ser à vista com desconto de cerca de 3% ou dividido em 10 parcelas, mas sem desconto. O boleto pode ser pago em caixa eletrônico, casa lotérica ou pela internet. Geralmente, o vencimento é em fevereiro.

IPVA

O Imposto sobre Veículos Automotores, ou IPVA, incide sobre carros. Assim como o IPTU, tem seu valor calculado a partir do valor venal, que é atualizado a cada ano de acordo com a tabela vigente. A alíquota varia de acordo com a categoria do veículo e estado em que está registrado.

O pagamento pode ser feito em cota única, com ou sem desconto, ou em até três parcelas. A data de vencimento do boleto depende do número final da placa do automóvel, essa informação pode ser conferida no portal da Secretaria da Fazenda.

DPVAT

Os proprietários de veículos próprios também precisam pagar o DPVAT, ou seja, o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres, que serve para indenizar as vítimas e seus respectivos familiares com gastos associados a acidentes de trânsito como despesas médicas, invalidez permanente ou óbito. O DPVAT é pago em parcela única.

A boa notícia é que pelo segundo ano consecutivo não será cobrado o DPVAT, pois o Conselho Nacional de Seguros Privados aprovou a manutenção do prêmio zero, isentando os condutores desta despesa.

Licenciamento do carro

O licenciamento do carro é um imposto obrigatório que permite que o motorista circule com seu veículo pelas ruas, avenidas e estradas no país. Quando ocorre atraso ou não pagamento, o condutor pode ser multado e ter o veículo apreendido.

O pagamento do licenciamento deve seguir um calendário que é organizado de acordo com o último número da placa do veículo. Alguns estados oferecem a possibilidade de pagar o licenciamento junto ao IPVA.

Matrícula e material escolar

Escolas, faculdades e universidades particulares costumam cobrar uma taxa de matrícula anual antes do início do ano letivo.

O gasto com material escolar também deve ser considerado, mas é preciso estar atento aos itens pedidos pelas escolas, pois algumas categorias não são permitidas, conforme determinação do Procon, como itens de higiene, material de limpeza ou itens de escritório.

Leia mais: 7 Dicas fantásticas para as compras de materiais escolares

Imposto de renda

Este imposto federal incide sobre a renda dos trabalhadores e ganhos de empresas privadas e é relativo ao ano anterior. O tributo é arrecadado pela Receita Federal e a declaração deve ser feita virtualmente entre março e abril.

Caso o pagamento não seja realizado dentro do prazo de vencimento, o contribuinte deve pagar uma multa de 20% sobre o valor total em um prazo de até 30 dias. Após esse prazo, mais juros serão cobrados.

Seguros

Qualquer seguro, seja de vida, automotivo, residencial, ou qualquer outro, é renovado anualmente. Geralmente, as renovações ocorrem no início do ano, vale consultar essa informação em sua apólice de seguro.

Como se organizar financeiramente para pagar essas contas?

Como você conferiu, a lista com os gastos de início de ano é robusta, então é fundamental pensar em um planejamento financeiro estruturado e que considere o orçamento do restante do ano.

O primeiro passo para organizar as finanças é anotar os gastos e as datas de vencimento, depois é preciso anotar os ganhos, ou seja, salário, benefícios e renda extra. É importante montar uma planilha de gastos mensais e considerar todos os valores.

Caso você precise de um valor adicional para cobrir as despesas de início de ano, pode solicitar um empréstimo pessoal com a Simplic. Todo o processo é feito pela internet, da simulação de crédito ao recebimento do dinheiro.

Você gostou das nossas dicas de como se organizar financeiramente para quitar as despesas de início de ano? Compartilhe este artigo em suas redes sociais.

Simule seu empréstimo