Blog Simplic

atualizado em: 2 January 2023

Cartão de crédito clonado: saiba o que fazer

A maioria das pessoas morre de medo de receber uma notificação no celular sobre uma compra não identificada, afinal, esse é um dos sinais que o cartão de crédito pode ter sido clonado.

Existe um porquê para essa preocupação. Em uma pesquisa realizada pelo Laboratório Psafe, especializado em segurança digital, entre os mais de 11 mil consumidores brasileiros, 63% já tiveram seus cartões clonados.

Os golpes aplicados com o objetivo de clonar o cartão de crédito estão ficando cada vez mais comuns, assim como o golpe do empréstimo falso ou os aplicados em datas sazonais, como a Black Friday.

Nesse artigo, você poderá seguir um passo a passo caso seja vítima de um golpe de clonagem do cartão de crédito e, ainda, aprender passos básicos para evitar cair novamente num golpe desse.

 

O que é um cartão clonado?

Consideramos um cartão clonado quando o golpista consegue os dados do seu cartão de crédito, como nome do titular, número, data de vencimento e código de segurança.

A maioria dos sites que realizam pagamentos online não necessitam de senha, somente do código de segurança que fica no verso do cartão além dos dados básicos citados acima.

Mesmo que hoje a segurança do cartão tenha uma barreira a mais, o chip, ele só é eficaz quando falamos em transações físicas. Com esses dados, o golpista pode fazer qualquer tipo de transação online utilizando o seu banco e limite de crédito.

Por conta da necessidade de senha e o chip que dificultam um pouco mais a clonagem no meio físico, os golpistas estão cada vez mais especializados no meio digital. Veja abaixo como se proteger das formas mais utilizadas para clonagem de cartão de crédito.

 

  • Não compartilhe dados financeiros em redes sociais

Às vezes, mantemos o hábito de utilizar as redes sociais que acabamos não percebendo o que compartilhamos nelas, e nem precisa ser uma postagem, viu?

Evite enviar fotos do seu cartão, seja da frente ou do verso e muito menos escreva os dados para alguém. Se alguém for utilizar o seu cartão para uma compra, prefira pegar o link do produto e você mesmo finalizar a transação!

Não precisa duvidar da pessoa que está do outro lado, entretanto, no meio do caminho entre o envio e o recebimento dos dados, hackers podem se aproveitar da situação sem você nem ao mesmo perceber.

 

  • Cuidado com promoções muito tentadoras

Com os preços lá em cima, quando achamos uma promoção é difícil não cair em tentação, não é mesmo? Mas é aí que muitos golpes acontecem e o seu cartão de crédito pode ser clonado!

Conhecido como phishing, as “iscas” lançadas por meio de promoções muito atrativas levam a sites falsos que capturam os dados do consumidor para clonar o cartão de crédito.

Para evitar, é bom sempre estar atento à veracidade das informações e do site como um todo. Por via das dúvidas, ligue na Central de Atendimento para confirmar se a promoção realmente é válida.

Além disso, a maioria dos sites confiáveis possui um certificado de navegabilidade segura que pode ser conferido se tiver um pequeno cadeado fechado ao lado da URL, o endereço eletrônico do site.

 

  • Fique de olho em apps falsos

Outra forma de clonagem de cartão é por meio dos aplicativos falsos criados exclusivamente para essa finalidade.

Hoje em dia, desenvolver um site ou app não é tão difícil quanto antigamente e existem plataformas no mercado que fazem todo o serviço por um valor muito acessível ou até mesmo gratuitamente.

Fique de olho nos aplicativos de jogos muito simples mas que solicitam seus dados e dados do seu cartão de crédito, esse são a maioria nos casos de clonagem.

 

  • Preste atenção em compras físicas

Ainda que seja mais comum os golpes aplicados no meio digital, o golpe da falsa máquina de cartão é muito recorrente.

O golpista aproveita da falta de atenção no momento do pagamento e, ao invés de te entregar a maquininha somente na hora de inserir a senha (que é codificada por asteriscos), ele não digita o valor e te entrega nesse momento.

Utilizando uma máquina falsa que clona os dados do cartão inserido, como nome do titular, número de vencimento e ali, com a sua senha exposta, ele já tem tudo o que precisa. Portanto, sempre que for realizar um pagamento em máquinas físicas, preste muita atenção ao valor e à informação solicitada!

 

Meu cartão foi clonado, o que fazer?

Se você recebeu a fatura do cartão de crédito ou analisou o extrato bancário e percebeu uma compra desconhecida, provavelmente seu cartão foi clonado.

Não precisa se desesperar! O primeiro passo é verificar se realmente não foi você ou alguém que utilizou o cartão sem a sua permissão. Geralmente é fácil de saber pois a maioria dos golpes são aplicados em outros estados.

Após confirmar que houve um compra desconhecida, realize os passos abaixo:

  • Bloqueie ou cancele seu cartão pela Central de Atendimento do banco ou direto pelo aplicativo;
  • Identifique todas as compras desconhecidas e, caso conheça o estabelecimento, tente contestar diretamente no local. Se não conhece, acione o banco;
  • Se a compra foi feita de forma física, você também pode abrir um boletim de ocorrência na delegacia ou online;
  • Informe ao banco todas as compras desconhecidas e solicite um novo cartão.

O prazo para estorno pode variar entre os bancos, mas fique atento às atualizações e cobre sempre que possível para não deixar de ter respaldo!

 

Agora que você tem as dicas de como se prevenir e o que fazer com seu cartão de crédito clonado, é hora de se atentar aos golpes!

Simule seu empréstimo