Blog Simplic

atualizado em: 23 February 2024

Lições de economia com a Xepa e o VIP

Você está acompanhando o BBB 24? Então já deve estar familiarizado com a Xepa e o VIP, né? Caso não esteja assistindo ao programa, saiba que essa é uma divisão entre os participantes definida semanalmente pelo líder da rodada.

Quem faz parte da Xepa tem muito menos recursos e conforto do que quem está no Vip. Percebeu uma semelhança com a vida real? Então saiba o que a Xepa e o VIP do BBB podem te ensinar sobre economia.

Como administrar seus recursos financeiros como na Xepa e o VIP?

Sua conta bancária está sempre no vermelho? Então você precisa aprender a administrar seus recursos financeiros como se estivesse na Xepa do Big Brother Brasil, ou seja, exercer o autocontrole nessa fase em que você está com poucos recursos e aprender a poupar quando estiver com dinheiro sobrando.

Organização financeira para cada fase da vida

É indiscutível, quem ‘ganha poucas estalecas’, ou apenas um salário-mínimo, precisa se organizar financeiramente para manter todas as contas em dia. Mas isso não quer dizer que ‘quem está no Vip’ e, consequentemente, ganha mais, pode ‘esbanjar estalecas’ sem se preocupar com o amanhã.

Vamos aos fatos: os participantes da Xepa ganham metade das estalecas de quem está no Vip. Outro ponto é que se alguém receber uma punição, pode perder estalecas e prejudicar todo o grupo por não poder contribuir financeiramente.

A lição que você pode aprender aqui é que além de manter um controle sobre suas finanças, é muito importante ter disciplina e sabedoria para não cometer algum erro que possa vir a comprometer o orçamento da sua família, especialmente se as contas forem compartilhadas entre vocês.

Fique ligado, se você estiver precisando de dinheiro para lidar com alguma emergência, saiba que a Simplic é confiável e você pode solicitar um empréstimo pessoal online ainda hoje. Consulte condições.

Aproveite as oportunidades da Xepa e o VIP

Quem está na Xepa precisa comprar a maior quantidade de comida possível com o menor número de estalecas disponível, para que todo mundo consiga se alimentar a semana inteira gastando pouco.

A lição que você pode aprender com isso é aproveitar todas as oportunidades para economizar, seja fazer compras de supermercado em dias de promoção, comprar peças de roupas da estação oposta ou negociar um preço melhor para uma compra indispensável.

Seja criativo na cozinha

Já reparou que o pessoal da Xepa precisa de muita criatividade para preparar refeições saborosas com pouca disponibilidade de alimentos e ingredientes menos convencionais?

Algumas das opções de carnes que a galera da Xepa tem acesso são: rabada, língua de boi, moela de frango e fígado, que são consideradas ‘carnes de segunda’ e podem fazer com que muitas pessoas torçam o nariz sem sequer terem provado as receitas.

A lição que você pode aprender é que em um momento de dificuldade financeira, é fundamental reduzir os gastos com compras de mercado, afinal essa despesa compromete grande parte do orçamento. Não estamos falando que você tem que comer carnes de segunda, mas sim fazer compras inteligentes, seguindo as dicas abaixo:

  • Prepare um ‘menu’ com todas as refeições da semana para comprar apenas os ingredientes necessários no supermercado;
  • Aproveite o sábado ou domingo para preparar as refeições da semana de uma vez;
  • Vá ao mercado em dias promocionais e procure as melhores ofertas;
  • Evite comer fora.

Priorize a união familiar

Se você acompanha o Big Brother, com certeza já assistiu alguma briga por causa de comida, não é mesmo? Essas discussões apenas ilustram a realidade de muitos casais e famílias, que entram em conflito em momentos de dificuldade financeira.

A lição que você pode aprender com isso é de buscar união entre os membros da família e incluir todos na administração de recursos financeiros, mesmo quando uma pessoa estiver apenas estudando ou sem trabalho no momento.

Afinal, mesmo que algum membro não consiga contribuir financeiramente no momento, essa pessoa pode contribuir com boas ideias e ajudar aqueles parentes mais consumistas a se controlarem.

Essas são apenas algumas das lições que você pode apre

nder com a Xepa e o Vip para ter uma vida financeira mais equilibrada. De modo geral, você precisa exercer o autocontrole, aprender a economizar e desenvolver sua criatividade. Outra forma de aprender a controlar suas finanças, é ler os conteúdos do Blog da Simplic.

Simule seu empréstimo