Blog Simplic

3 July 2023

5 lições financeiras que você precisa aprender

Você sabe o que é educação financeira e como ela impacta em sua vida? Esse é um tema ainda pouco discutido entre as famílias brasileiras, porém tem grande valor quando o assunto é a sua relação com o dinheiro. Como acreditamos que a educação financeira pode mudar vidas, preparamos 5 lições financeiras que você precisa aprender para colocar em dia suas finanças pessoais e poder direcionar seus esforços e trabalho para objetivos que sejam realizáveis e não fiquem somente no papel ou em seus sonhos.

Esse conceito veio ganhando força ao longo dos anos e, atualmente, muitos especialistas inclusive indicam o ensino dos princípios de educação financeira para crianças por meio de atividades lúdicas para que elas entendam desde cedo a importância de criar um relacionamento saudável com o dinheiro. Continue a leitura!

  • Quanto antes começar, melhor!

Como falamos anteriormente, especialistas recomendam que logo a partir dos 2 anos de idade as crianças já comecem a entender sobre matemática básica e a situação financeira da família por meio do exemplo dos pais.

Se você não possui filhos para começar a repassar os ensinamentos sobre educação financeira, você está aqui porque tem lições financeiras que precisa aprender para aplicar no seu próprio dia a dia, certo?

Saiba que sempre é tempo para colocar em prática qualquer tipo de aprendizado, mas é preciso estar atento: quando falamos sobre o universo financeiro, quanto antes começar a poupar seu dinheiro e repensar alguns hábitos, melhor será para seu futuro.

  • Estabeleça metas e objetivos

Sonhar é algo que fazemos desde crianças. Mas depois de crescidos, é importante sabermos diferenciar sonhos de objetivos e metas alcançáveis. Não que não seja possível mudar o rumo e investir numa carreira que sempre sonhamos. Mas objetivos e metas têm outros significados.

Se você tem o sonho de ter uma casa própria, defina como seu objetivo e trace um plano para atingi-lo. Se uma casa no bairro onde você mora custa em torno de, por exemplo, R$300.000,00, você precisa estabelecer um tempo para conquistar esse valor ou precisa definir quanto consegue poupar mensalmente.

Desta forma, você tem uma meta a alcançar e consegue definir melhor o caminho que será traçado para chegar até lá. Outra opção é a visualização do seu objetivo: imagine-se aproveitando os finais de semana em sua casa própria, junto à família e amigos! Afinal, todo mundo gosta de uma motivação extra, não é mesmo?

  • Organização é a chave de tudo

Mais de 71 milhões de pessoas estão inadimplentes, segundo estudo realizado mensalmente pelo Serasa Experian.

Manter as contas em dia é um dos maiores desafios enfrentados pelos brasileiros e é necessária uma organização mais robusta quando o assunto é dinheiro. Para isso, é preciso ter em mente que a organização é primordial inclusive nessa área!

Alguns estudiosos do setor criam estratégias ótimas que funcionam de verdade para quem coloca em prática. É o caso do método dos potes, por exemplo, que ajuda a manter o pagamento das contas, montar uma reserva de emergência, quitar dívidas, fazer um plano de aposentadoria, conquistar objetivos, etc.

Esse método possibilita organizar seu dinheiro de maneira simples, prática e rápida e é ideal para quem tem salário fixo, porém totalmente adaptável para quem tem renda variável.

Outro método bem conhecido é o 50/30/20, que consiste na divisão de seus ganhos em três partes (50%, 30% e 20%) de acordo com a prioridade de cada grupo de despesas. Com essa técnica, você poderá equilibrar seus ganhos e gastos, formar uma reserva de emergência e eliminar suas dívidas.

Há muitos outros métodos e técnicas disponíveis para serem explorados e você só precisa encontrar um que seja ideal para sua rotina e facilite o seu aprendizado de lições financeiras.

Se precisa de uma ajuda extra para começar a organização, que tal pensar num empréstimo pessoal online descomplicado e rápido?

  • Gaste menos do que você ganha

Parece clichê, mas é importante lembrar que dinheiro não cresce em árvore. Essa frase que muitas mães e pais falam aos seus filhos é uma das primeiras lições financeiras ensinadas e faz sentido quando aprendemos o valor real do dinheiro e o quanto trabalhamos duro para conquistá-lo.

É essencial você estabelecer limites para seus gastos, seja um limite diário, semanal, quinzenal ou mensal. E mais importante ainda é você se policiar para não romper os limites que você mesmo estabeleceu, afinal, quem poderia saber mais sobre sua situação financeira do que você mesmo?

O maior inimigo da falta de dinheiro é gastar mais do que recebe e entrar numa eterna “bola de neve”, fazendo com que você sempre tenha que rever suas contas ao invés de direcionar a “sobra” para um investimento, por exemplo.

  • Estude sobre investimentos e aprenda a aplicar seu dinheiro

Já que falamos sobre direcionar algum dinheiro para investimentos, saiba que esse é o principal pilar do “quanto mais cedo, melhor”. Isso porque os juros compostos podem estar ao seu favor quando você trabalha com mais tempo e prazos mais longos.

Não fique apenas na poupança, estude sobre outras formas de investimento e tipos de carteiras. Há muito conteúdo gratuito de qualidade na internet e também especialistas em empresas de investimentos que podem te assessorar.

Existem tipos de investimentos mais rentáveis que a caderneta de poupança, como o Tesouro Direto, CDBs, LCI e LCA. Agora, se você já possui mais experiência, pode avançar para investimento de renda variável como a bolsa de valores, por exemplo.

 

Agora que você já aprendeu as 5 lições financeiras mais importantes, que tal começar a colocar em prática e elevar a forma como se relaciona com o seu dinheiro?

Simule seu empréstimo