Blog Simplic

30 September 2022

Educação financeira infantil: dicas de atividades

Você sabia que mesmo antes de uma criança aprender a ler e a escrever, ela pode ser ensinada sobre educação financeira infantil? Quando você educa a criança a lidar com o dinheiro desde cedo, maiores as chances de a menina ou menino se tornar um adulto responsável financeiramente.

Embora aprender sobre finanças seja muito importante, a maioria das famílias brasileiras não dá a devida importância à educação financeira infantil. Segundo dados do Ibope, apenas 21% dos brasileiros afirmam ter aprendido sobre educação financeira na infância.

Mas se você está lendo este artigo, é porque pensa diferente, certo? Para os pais e mães conscientes como você, preparamos um artigo em que vamos compartilhar algumas dicas de atividades para ensinar as crianças sobre educação financeira infantil brincando. Vamos lá?

A importância das atividades sobre educação financeira infantil

Mesmo quando um pai ou uma mãe reconhece a importância sobre o tema, não é incomum que encontrem certa dificuldade em falar sobre educação financeira com as crianças. Sua melhor estratégia é ensinar por meio de brincadeiras.

Mas qual é a idade ideal para uma criança aprender sobre dinheiro? Embora não exista um momento ideal, a partir dos quatro ou cinco anos, a criança consegue entender melhor o que está sendo ensinado.

Preste atenção, quando você notar que a criança demonstra curiosidade e faz perguntas sobre dinheiro e trabalho, aproveite esta oportunidade e comece a falar sobre o assunto.

É fundamental que o bate papo seja leve e divertido, pois essa postura amigável fará com que as crianças entendam que lidar com finanças não é uma atividade desestimulante ou cansativa.

A primeira e mais importante lição sobre educação financeira que você deve ensinar para a criança é que embora você seja provedor da sua família, o dinheiro que você recebe é um resultado do trabalho e organização financeira.

Por exemplo, se a criança quiser um brinquedo, atribua algumas tarefas simples para o menino ou menina e em troca dê o brinquedo. Ensine que com esforço vem a recompensa, esse é o princípio básico da educação financeira.

Dicas de atividades para aprender a lidar com dinheiro

Será por meio de brincadeiras que você ensinará uma criança como gastar e poupar dinheiro de forma inteligente. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de atividades para fazer com os pequenos.

Jogos de tabuleiro

Alguns jogos de tabuleiro tratam especificamente sobre finanças, como o Banco Imobiliário, Monopoly e Jogo da Vida e mostram a importância de administrar o dinheiro para vencer a partida e as consequências de não desenvolver uma estratégia financeira inteligente. Esses jogos são recomendados para crianças a partir de sete a oito anos de idade.

Teste de conhecimento

Para crianças um pouco mais velhas, a partir dos seis anos de idade, recomendamos fazer um quiz com perguntas e respostas sobre educação financeira para testar os conhecimentos da criançada.

As perguntas devem incluir noções de economia doméstica, metas financeiras, poupança etc. Algumas questões podem envolver cálculos matemáticos para desafiar a criançada.

Para crianças a partir dos 12 anos, você pode incluir perguntas mais difíceis como quando se deve pedir um empréstimo pessoal, como investir o dinheiro de maneira correta, entre outros desafios.

Jogo dos porquinhos

O porquinho é universalmente reconhecido como a primeira poupança de qualquer criança. Então você pode associar esse objeto à educação financeira infantil de diversas formas e começar a ensinar crianças a partir dos quatro anos.

Em primeiro lugar, você pode organizar quatro cofres em que a criança deverá destinar o dinheiro para as contas, lazer, caridade e planos para o futuro. Assim você ensina a importância de cada um deles e como deve ser a divisão financeira adequada.

Leia livros de educação financeira infantil para a criança

A leitura deve ser incentivada desde muito cedo, e você pode aproveitar para ler ou dar para a criança ler livros voltados para educação financeira de crianças. O mais bacana desses livros é que eles ensinam os conceitos sobre finanças de modo lúdico e envolvente.

Outras iniciativas para ensinar sobre educação financeira

Além das brincadeiras e leituras, você pode pensar em outras abordagens sobre educação financeira. Selecionamos algumas sugestões e o porquê você deve apostar nelas:

Dê mesada

Conceder uma mesada para seu filho é uma das melhores maneiras de ensinar sobre educação financeira, mas é fundamental que junto com o dinheiro venha orientações de como administrar o valor dado.

Estabeleça a periodicidade ideal, ou seja, o valor será dado semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente? E qual quantia será dada. Oriente a criança que para comprar brinquedos mais caros, ela precisa economizar parte do valor mensal. Ensine também que não se deve gastar todo o dinheiro com objetos supérfluos.

Recompense seu filho por tarefas

Faça uma lista com algumas tarefas simples e à medida que seu filho concluir cada uma dessas tarefas, você o recompensa com um valor estipulado que ache adequado.

Atribua algumas contas para a criança

Para ensinar sobre economia doméstica e orçamento familiar, você pode atribuir algumas contas para as crianças, para ela aprender desde cedo sobre a importância de compartilhar responsabilidades financeiras.

Comece a ensinar sobre finanças hoje

Essas são apenas algumas ideias de como você pode ensinar sobre educação financeira de um modo lúdico e descomplicado. Saiba que os ensinamentos sobre educação financeira serão usados durante a vida toda de seu filho. Para saber mais sobre o tema, acompanhe os artigos que publicamos no blog da Simplic.

Simule seu empréstimo