Blog Simplic

10 June 2024

Como comemorar o Dia dos Namorados sem se endividar

99,7 milhões… esse é o número de brasileiros que pretendem presentear seus parceiros neste Dia dos Namorados, segundo uma pesquisa feita pelo SPC Brasil. E a projeção de lucros é otimista e chega aos R$2,5 bilhões, de acordo com a Ebit|Nielsen.

Mas com 73.4 milhões de brasileiros endividados, podemos esperar que muitas pessoas sem condições financeiras vão comprar presentes, gastar com jantares românticos ou planejar viagens sem se preocupar com o orçamento. Mas, afinal, como comemorar o Dia dos Namorados sem se endividar?

Comemorar o Dia dos Namorados sem se endividar é um ato de amor

Talvez você não tenha parado para pensar, mas a intimidade financeira é muito importante para casais que desejam permanecer unidos.

Se uma das partes está com problemas financeiros, é importante que o casal tenha uma conversa honesta para não deixar que um dos parceiros crie expectativas incompatíveis com a situação financeira do outro.

Infelizmente, para impressionar a pessoa amada, muitas pessoas se endividam para comprar presentes além de suas respectivas capacidades financeiras.

Mas economizar com a comemoração do Dia dos Namorados, não significa que você se importa menos, apenas que você age com inteligência financeira. Pensando nisso, preparamos algumas dicas sobre como comemorar o Dia dos Namorados sem comprometer o orçamento.

“Quanto podemos gastar neste Dia dos Namorados?”

Para comemorar o Dia dos Namorados sem se endividar, o casal pode estabelecer um valor mínimo e máximo para gastar com a comemoração. É importante que o valor contemple o presente, o jantar e eventuais gastos agregados, como Uber ou estacionamento.

Se optar por trocar presentes, estabeleça um limite de valor para evitar constrangimentos. Garanta que vocês dois estejam satisfeitos com o valor estabelecido e que ninguém vai precisar deixar de pagar uma conta para comprar um presente.

A despesa não cabe no orçamento de vocês? Vocês têm duas opções: 1) usar o cartão de crédito para cobrir os gastos do Dia dos Namorados – mas é preciso muita cautela para não se endividar – 2) pensar em alternativas mais acessíveis para a data com as dicas deste artigo.

Jantar a dois feito em casa

Preparar um jantar romântico em casa para comemorar o Dia dos Namorados sem se endividar é uma opção inteligente. Você encontra inúmeras sugestões de menu pela internet e ideias de como decorar o ambiente gastando pouco.

Caso decida optar por jantar em um restaurante, recomendamos que você procure uma opção com bom custo-benefício, ao conferir os preços no cardápio e as avaliações dos clientes. Outra dica é fazer uma reserva para o horário da preferência, assim vocês não precisam esperar horas para se sentarem à mesa.

Piquenique ao ar livre

Este ano, o Dia dos Namorados cai em uma quarta-feira, um dia comum em que todos trabalham. Então, o que você acha de propor um piquenique no parque ou na praia para comemorar o Dia dos Namorados no fim de semana subsequente?

Além de econômico, o piquenique é um programa romântico para os casais, independente da data.

Passeio cultural gratuito

Se você mora em uma cidade grande, com certeza, irá encontrar opções de atividades culturais para celebrar o Dia dos Namorados gastando pouco ou nenhum dinheiro.

Você pode encontrar desde exposições em museus, a concertos de música clássica, festivais e apresentações de teatro.

Pesquise a programação cultural da sua cidade e organize um dia com experiências culturais baratas ou gratuitas.

Recomendações da Simplic para quem mora em São Paulo:

  • Visita educativa no Teatro Municipal: quartas, quintas, sextas e sábados em vários horários. Clique aqui.
  • Concerto na Sala São Paulo: assista a um concerto gratuito na manhã de domingo. Clique aqui.
  • Museu do Ipiranga: visite o museu gratuitamente na quarta-feira ou primeiro domingo do mês. Clique aqui.

Experiências especiais

Outra ideia para comemorar o Dia dos Namorados sem se endividar é apostar em experiências especiais, como fazer uma trilha noturna com o seu amado, passar uma tarde brincando com jogos de tabuleiro ou uma noite fazendo uma maratona de filmes de terror em casa.

Vai comprar presente? Aproveite as promoções

Muitas lojas oferecem promoções especiais para o Dia dos Namorados. Pesquise no Google ou utilize algum aplicativo para encontrar cupons de desconto e promoções e economize no presente.

Adicione um toque de romantismo no dia a dia

Não é apenas no Dia dos Namorados que você deve demonstrar seu amor e afeto ao parceiro. Pequenos gestos são importantes, como oferecer uma massagem relaxante, levar café da manhã na cama e ter longas conversas sobre os planos para o futuro. E vocês não precisam esperar 12 de junho para fazer isso.

Para que você e seu companheiro(a) possam construir uma parceria de sucesso, é importante que vocês construam um planejamento financeiro de casal que também leve em consideração datas importantes como o Dia dos Namorados.

E se precisarem de dinheiro para lidarem com algum imprevisto financeiro, contem com a Simplic. A Simplic é confiável e oferece empréstimo pessoal até para negativado. Faça uma simulação e consulte condições.

Simule seu empréstimo