Blog Simplic

3 May 2021

Os filmes que ensinam sobre finanças: Como a sétima arte pode ajudar na educação financeira

Para aprender sobre o universo das finanças e aplicar os conhecimentos dentro de casa, o aprendizado pode ir além dos livros e conteúdos especializados. O caminho da educação financeira pode ser complementado por meio de outras fontes de estudo e experiências.

Existem muitas fontes para buscar informações sobre finanças, como livros especializados ou lives realizadas por especialistas do ramo financeiro, que oferecem noções em vários níveis de conhecimento.

Além disso, os filmes também podem ser ótimas fontes com bons ensinamentos no que diz respeito à educação financeira. Por esse motivo, selecionamos alguns longas com diferentes ensinamentos sobre finanças e que não podem faltar na sua lista. Aprenda e divirta-se!

 

O Homem que Mudou o Jogo

Baseado em fatos reais, o filme relata a história de Billy Beane, gerente de um time de beisebol dos anos 80, que enfrentava problemas financeiros. Com pouco dinheiro em caixa e com a ajuda de seu amigo Peter Brand , Billy cria um programa de estatísticas para o clube, que se torna uma das principais equipes de esportes da época. Um belo exemplo de como se deve manter o foco diante de uma instabilidade financeira.

 

De porta em porta

Em mais uma história com base em fatos reais, que conta a vida de Bill Porter. Ele é portador de paralisia cerebral, e enfrenta diversas situações de rejeição e preconceito, pois seu sonho é se tornar um vendedor de porta em porta. Mas sua paciência e persistência foram seus diferenciais para atrair clientes e conquistar sua confiança. A lição que o filme pretende passar é a de observar seus clientes no ato da negociação e não desistir com as adversidades que surgirem no caminho.

 

Trabalho Interno

Trata-se de um documentário que aborda a crise econômica global de 2008. Na série de reportagens abordadas neste documentário, especialistas de várias áreas, dentre jornalistas, acadêmicos e profissionais do mercado financeiro, mostram todos os ângulos dessa crise, além de esclarecimentos sobre a atuação na solicitação de empréstimos.

 

O Capital

O filme conta a história de Marc Tourneuil, um homem ambicioso, que se torna chefe de um importante banco de investimentos da Europa, que se apega ao poder, e busca a qualquer custo o enriquecimento ilícito.

 

O lobo de Wall Street

Filme baseado na história real de Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores de Wall Street. Após a Black Monday, as bolsas de vários países caíram de repente. Desempregado, ele recomeça sua vida, também na bolsa de valores, só que agora com papéis de baixo valor em uma empresa de fundo de quintal. Devido a sua ambição, ele busca parcerias com amigos e alcança sucesso, porém de forma ilicita, através de esquemas fraudulentos, o que fez com que ele e muitas pessoas enriquecessem de forma rápida, porém ilegal.

 

À Procura da Felicidade

O filme relata o drama vivido por Chris Gardner após se tornar pai solteiro e ter investido seu dinheiro em um negócio que não deu certo. Como vendedor, ele busca uma oportunidade de recomeçar sua vida, e se torna estagiário não remunerado. A situação se agrava quando ele é despejado de seu apartamento e passa a dormir em abrigos com seu filho de 5 anos. E mesmo em meio a essa realidade, o personagem mostra resiliência, inteligência e força de vontade para dar a volta por cima.

 

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

O filme conta a história da jornalista Rebecca, uma mulher viciada em compras, que sonha em trabalhar em uma revista de moda em Nova York, mas consegue se tornar uma colunista de respeito na editoria de economia. Porém, vive um dilema. Enquanto ela escreve sobre como controlar seus gastos, sua vida é exatamente o contrário.

 

Enron: Os Mais Espertos da Sala

Filme indicado ao Oscar de melhor documentário na época, esse documentário relata a falência da empresa Enron, sétima maior empresa contábil dos Estados Unidos, que ocorreu em 2001. O filme mostra, de forma cronológica, o que ocorreu na empresa, desde o sucesso até a falência dessa grande corporação.

 

A Grande Aposta

O filme relata a história de um corretor da bolsa de valores de Wall Street, Michael Burry. Ele percebe que vários empréstimos feitos no mercado imobiliário correm riscos de inadimplência e decide apostar contra esse mercado, investindo em altos valores. Essa atitude desperta o interesse no corretor Jared Vennet , e juntos, criam uma fortuna do colapso econômico que ocorreu nos Estados Unidos em 2008.

 

Além dessa seleção de filmes, acompanhe nosso blog com conteúdos exclusivos e dicas sobre educação financeira.

Está com dívidas e não sabe o que fazer para renegociar ou refinanciar? Temos dicas que podem te ajudar nesse momento. Descubra aqui.

 

Simule seu empréstimo