Blog Simplic

atualizado em: 23 January 2024

Como fazer uma reserva de emergência sendo freelancer?

Quem trabalha como freelancer, desfruta de liberdade profissional e geográfica únicas. Mas a liberdade acompanha seus desafios, sendo o principal deles a falta de estabilidade financeira. Nesse sentido, você precisa aprender como fazer uma reserva de emergência sendo freelancer.

Para ajudá-lo a criar uma reserva de emergência sendo freelancer, separamos algumas dicas de como estruturar suas finanças para cobrir os imprevistos de não ter um contrato de trabalho regular. Vamos lá?

O cenário freelancer no Brasil

O mercado de trabalho para os profissionais freelancer está bastante aquecido. Tanto que houve um aumento na procura por profissionais em diferentes áreas, especialmente as que envolvem criatividade, como você confere abaixo:

  • Aumento de 58% em vagas para profissionais em escrita criativa;
  • Aumento de 52% em vagas para design de interface de usuário;
  • Aumento de 41% em vagas de marketing para o Twitter;
  • Aumento de 40% em vagas para fotógrafos;
  • Aumento de 38% em vagas para redatores.

Mesmo com a abundância de vagas nessas e em outras profissões, não ter um salário fixo, nem benefícios como 13º salário, FGTS, férias remuneradas, seguro-desemprego, entre outros, aumenta a importância de fazer uma reserva de emergência sendo freelancer.

Mas não se engane, a reserva de emergência não serve para cobrir seus gastos com moradia, alimentação, serviços e transporte, mas sim para pagar o conserto quando o computador quebra, cobrir os dias ausentes quando você adoece e não pode trabalhar ou pagar por aquele “calote” de algum cliente.

Está em alguma dessas situações agora e ainda não tem uma reserva de emergência? Então conte com o empréstimo pessoal Simplic. Você pode solicitar entre R$500 e R$3500 e pagar em até 12 meses. A Simplic é confiável e te ajuda em todos os momentos.

Para aprender como fazer uma reserva de emergência sendo freelancer, siga o passo a passo abaixo.

Primeiro passo: coloque todas as suas contas na ponta do lápis

O primeiro passo para fazer uma reserva de emergência sendo freelancer é avaliar sua situação financeira atual. Calcule tudo, desde suas diferentes fontes de renda, aos seus gastos fixos e variáveis.

Sabendo qual seu custo de vida mensal, você deve multiplicar esse valor pelo período em que deseja estar seguro e com uma renda estável mesmo se não trabalhar.

Não se desespere se o valor total for muito elevado, pois você pode construir sua reserva financeira aos poucos.

Comece com três meses de seu custo de vida, depois suba para seis, nove e, por fim, um ano de contas pagas sem precisar trabalhar.

2º passo: finanças pessoais devem ser separadas das profissionais

Quem trabalha como freelancer precisa separar finanças pessoais das profissionais. Ou seja, é preciso ter uma quantia reservada para as despesas do seu negócio e outra quantia para seus gastos pessoais.

Para manter as duas contas no azul, recomendamos que procure por fontes de renda estáveis, ou seja, busque por projetos recorrentes, pois essa base sólida pode contribuir bastante com a construção de sua reserva de emergência.

Além disso, ao deixar as contas separadas, você consegue se atentar aos prazos de pagamentos dos clientes e se certificar de todos os pagamentos que entram em sua conta.

3º Passo: automatize suas economias

 

Uma das estratégias mais recomendadas para quem quer economizar, mas ainda não tem tanta disciplina financeira, é automatizar as economias.

Para isso, você pode configurar transferências automáticas com valores pré-determinados e datas pré-estabelecidas, que podem ser ajustados conforme necessidade.

Inclusive, o dinheiro poupado para a construção de sua reserva de emergência também pode ser ajustado conforme sua necessidade, seja para aumentar ou diminuir o valor poupado todo mês.

O ideal é que você estabeleça metas financeiras objetivas e que sejam relativamente fáceis de alcançar. Economizar dinheiro é importante, mas você também precisa separar uma parte de sua renda mensal para reinvestir em sua carreira, assim como ter momentos de lazer.

Leia mais: 5 lições financeiras que você precisa aprender

4º passo: seja estratégico com seus gastos

Em alguns momentos, um freelancer pode precisar investir um valor maior no crescimento de seu negócio, seja na compra de equipamentos eletrônicos, licenças de softwares ou mesmo cursos de aperfeiçoamento.

Para investimentos de maior valor, compartilhamos alguns conselhos: Junte o dinheiro em uma “caixinha” diferente; acompanhe a variação de preço deste produto, programa ou curso; aproveite o momento mais vantajoso para fazer o investimento; e não deixe de poupar em sua reserva de emergência.

5º passo: Freelancer precisa ir além da reserva de emergência

Não esqueça que além da reserva de emergência, um freelancer precisa estabelecer outros objetivos financeiros importantes, como reserva para tirar férias remuneradas, pensão na aposentadoria, reserva de aperfeiçoamento profissional, entre outras, que são garantidas aos trabalhadores com carteira assinada.

Ser freelancer pode garantir a tão sonhada liberdade financeira, mas para chegar a esse objetivo, é preciso muita disciplina, justamente pela imprevisibilidade de não ter uma renda mensal fixa.

Mas garantimos que você estará no caminho certo se seguir as dicas que compartilhamos neste artigo. Acompanhe o Blog da Simplic para mais conteúdos sobre finanças pessoais.

Simule seu empréstimo